22/02/2016

[ RESENHA ] Enquanto Bela Dormia

Título: Enquanto Bela Dormia
Autora: Elizabeth Blackwell
Páginas: 364
Editora: Arqueiro
Estrelas: 4/5
Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original. Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.



Preciso dizer que escrever essa resenha é em parte muito empolgante, pois como fã que sempre fui dos contos de fadas, não perdi a oportunidade de comprar esse livro e  não arrependo nem um minuto de o tê-lo feito.  

A história se passa em um cenário da Idade Média, onde vemos tudo aos olhos de uma narradora improvável, mas que é incrivelmente fantástica. Sendo assim, somos apresentados a Elise, uma jovem sonhadora, que vive no campo com a sua mãe, o seu padrasto e seus irmãos, os quais todos levam uma vida muito simples. A relação entre eles é um pouco triste, pois o padrasto da Elise vive tratando-a com desdém e  desde cedo ela foi ensinada a trabalhar duro, acordar cedo, cuidar dos animais e da casa. A mãe dela no entanto, a Mayren, sempre tenta incentivar a filha a ter um futuro melhor. A princípio a Elise não entende muito bem a fascinação da mãe pela cidade e pelo palácio, mas com o tempo ela descobre que a mãe foi uma serva e viveu entre a corte por um tempo, até se engravidar da Elise e ser obrigada a fugir, por não ter tido a filha reconhecida.


“Não se deixe enganar pelas maneiras refinadas. Na corte, os inimigos se escondem bem à vista”.

Depois de descobrir que a mãe viveu entre os nobres, o interesse da Elise pelo seu pai ou por qualquer vestígio da antiga vida da Mayren, só vai crescendo com o tempo e consequentemente é a única motivação que ela encontra, quando um surto de varíola acaba primeiramente com os animais da fazenda onde ela vive, posteriormente com os seus irmãos e por fim com sua mãe. Este ponto da história é realmente muito interessante e vocês vão entender depois, mas acontece que a Elise, o seu padrasto e o seu irmão Nairn, foram os únicos que sobreviveram à doença e temendo viver sobre as garras do homem que tanto à desdenhou durante toda sua vida, a Elise foge com algumas moedas de ouro cedidas pela sua mãe em seu último suspiro e viaja de carona em direção à cidade St. Elsip, a fim de encontrar a irmã da sua mãe (Agna) que ainda vive por lá.

“ Todo desejo de concedido tem um preço, um preço que não temos como prever até ser tarde demais”.

Ao chegar na cidade, a Elise se espanta com a magnitude dos prédios e da quantidade de pessoas. Ela acaba encontrando a Tia facilmente e esta a recebe sem muita emoção, mas não lhe deixa de prestar ajuda, lhe dando roupas novas e sapatos. Bom já que falamos de sapatos, um ponto crucial da história é a ida da Elise ao sapateiro que tem uma loja embaixo da residência da sua Tia. Ao chegar no local, ela conhece o alegre Hannolt, o sapateiro e o seu filho aprendiz, o Marcus. Quando ela se encontra com esse último, uma troca de olhares acontece entre eles e isso marca os dois. Após esse encontro, o Sr. Hannolt diz a Tia dela que estará visitando o palácio em breve, pois possui encomendas por lá. Não querendo perder a oportunidade, a Tia da Elise resolve envia-la junto com o sapateiro para que a mesma se apresente a Sra. Tewes, a chefe dos servos no palácio e alguém que conhecia a mãe da Elise.

Preciso dizer que nesse ponto do livro a personagem anseia muito conseguir um emprego no castelo, tal como  a sua mãe, a fim de conseguir uma vida melhor e se aproximar mais do seu passado.

“É uma verdadeira benção sermos poupados do conhecimento prévio de nosso futuro e nosso fim”.

Bom, ao chegar ao palácio e ser apresentada a Sr. Tewes, a Elise logo consegue o emprego de camareira, após mencionar o nome de sua mãe. Neste cenário, ela acaba conhecendo alguns personagens marcantes como Petra - uma das servas que se torna amiga da Elise -  a Rainha Lenore, a qual desenvolve uma afeição instantânea, as damas da corte, como a Lady Whintermale e posteriormente conhece também, figuras um tanto marcantes como o príncipe Bowen, um personagem muito ganancioso. A tão famosa Millicent, tia do Rei e preciso dizer que até eu fiquei com medo dela, a autora descreveu a personagem com uma personalidade tão forte que me vi sentindo toda a agonia da presença dela, tal como a Elise. E por fim, mais alguns membros da corte surgem no caminho, como o jovem Dorian, um galanteador que vive perseguindo as mulheres da corte.

Não vou conseguir falar de todos os personagens aqui, pois acreditem são muitos, o que torna a trama não só rica em detalhes, mas também cria uma ordem de acontecimentos muito bem construída. Aos poucos que a Elise vai convivendo no palácio, ela começa a desenvolver muito bem as suas tarefas e ganha o prestígio da Rainha Lenore, que logo após casar sua antiga serva, acaba convidando a Elise para ser sua criada pessoal, o que dá uma certa ascensão na posição social dela. Ao começar a desempenhar os trabalhos para com a Rainha, a Elise acaba desenvolvendo uma ligação entre a soberana e descobre uma Rainha muito triste por sua infertilidade e ao mesmo tempo muito bondosa e generosa.

“O poder é a verdadeira moeda de corte. Os que o possuem brandem-no sem piedade, sejam criados, sejam cavaleiros”.

A comoção na trama acontece, no entanto, quando a Rainha ao não conseguir dar à luz a herdeiros, acaba consequentemente levando o rei a reconhecer o seu irmão, o príncipe Bowen, como seu legítimo sucessor. O ganancioso príncipe, fica muito feliz com a notícia mas não poderia contar que teria seus planos frustrados, quando enfim a Rainha fica grávida. E bem é isso pessoal. Sinto que não posso falar muito mais, pois tirarei toda a magia e o suspense da trama. Mas é importante destacar que a gravidez da rainha só aconteceu devido a ajuda da Tia do Rei, a Millicent. E isso cria na megera um certo ar de poder e de achar que tem controle sobre todos no palácio, o que aguça a raiva do Rei que acaba expulsando a Tia para sempre do reinado dele, justamente no batizado da princesa Rosa. E claro pessoal, isso causaria consequências, pois a Millicent jura que irá se vingar do Rei e de toda a sua família.

“O desejo de poder é capaz de ludibriar um homem de determinação ferrenha. O monarca havia estabelecido o seu domínio, mas tinha criado um inimigo perigoso. Um inimigo que nunca esqueceria o que lhe fora feito”.

Ufa, acho que contei o que precisava contar e não dei nenhum spoiler. Mas preciso dizer pessoal que esse livro tem uma narrativa muito rica. Diversas vezes me vi um pouco cansada da quantidade de detalhes que a autora apresenta, mas isso só serviu para conseguirmos adentrar mais no passado da Elise, que conta a história já idosa para a sua bisneta. Então conseguimos realmente sentir tudo que ela passa, tudo que ela sente, desde a fidelidade à Rainha, ao amor que ela vive na história e que vocês já devem estar se perguntando porque não estou entrando em detalhes, mas acredito que vocês vão se surpreender muito mais quando lerem a história, pois aqui eu tiraria toda a magia.


Enfim, este é um livro bem trabalhado. Eu demorei um pouco mais para ler, pois como eu disse o excesso de informações requer atenção. Mas não me arrependo nem um minuto de ter dedicado meu tempo a trama. Recomendo este livro principalmente para as fãs de romance, fãs de contos de contos e principalmente para quem gosta de uma história bem contada, pois é isso que vocês vão encontrar, uma versão do clássico A Bela Adormecida, escrito de uma forma crua, sem a ficção exibida anteriormente, mas que tem magia à sua forma.

Ah e para as pessoas que não são lá muito fãs dos clichês, digo a vocês que este livro vão lhe surpreender de uma forma que nenhuma história já contada conseguiu antes. O desfecho que a autora criou é original, diferente e muito satisfatório, vocês não vão se decepcionar.

Eu achei a capa do livro muito bonita e intrigante. A diagramação é muito boa e eu adoro a editora arqueiro, mas infelizmente o meu exemplar veio com algumas partes meio apagadas as quais eu tive que forçar a visão para conseguir ler. Essa é a primeira vez que me acontece algo assim, mas nada disso atrapalhou a leitura ou me deixou desanimada de prosseguir com a história. 

Este livro é um dos lançamentos de janeiro e acredito que vai entrar na minha lista dos melhores do ano. E bom, se você ainda não leu Enquanto Bela Dormia, o que está esperando para embarcar nos trajes reais, nos banquetes e torneios criados pela realeza e pela magia que toda essa época parece exalar?


Até a próxima galera!

39 comentários:

  1. Oi Viviane, tudo bem?
    Eu vi esse livro entre os lançamentos da editora e fiquei bem interessada por ele!
    A capa está realmente linda e a premissa da história me interessou muito.
    Gosto de romances e adoro esses novos livros que são baseados em contos de fadas.
    Fiquei feliz em saber que a história é tão bem escrita e que o final é surpreendente.
    Espero muito ler esse livro em breve.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maiara,
      Se você gosta dos clássicos contos de fadas, não vai se decepcionar com esse.
      Bjs

      Excluir
  2. Olá!
    Adoro essas releituras de contos de fadas, pois eles nos trazem um visão nova da história. O livro parece ser bem dramático e com muitos mistérios.
    Amei a sua resenha e espero pode ler o livro em breve.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suelen,
      O livro é muito bem detalhado e dá para ter uma visão bem melhor de como realmente era a vida na Idade Média. Vale muito a pena ser lido.
      Bjs

      Excluir
  3. Oi Vivi!
    Primeira resenha que leio desse livro e já me apaixonei. Gostei muito, pois você contou bastante da história, mas não deu spoilers. Esse livro já estava na minha lista de desejados e agora a vontade de ler só aumentou.
    Adoro contos de fadas e suas releituras e legal saber que esse livro surpreende de muitas formas. A capa é belíssima mesmo.
    Com certeza preciso ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rízia,
      Foi muito difícil não dar spoilers viu? Mas a história é surpreendente e não contei nem a metade do que acontece. Vale muito a pena ler esse livro. A capa é divina não é? A diagramação do livro também é excelente.
      Bjs e me conta depois o que achou!

      Excluir
  4. Oiee Viviane, tudo bom??
    Eu tinha visto esse livro mês passado quando lançou. Chamou a atenção, principalmente pela capa.
    Pela resenha pode-se perceber que a escrita da autora é bem fluida e detalhista. O que não deixa o livro tão pesado apesar da riqueza de detalhes nele.
    Eu li muitas criticas boas a respeito desse livro, e o que realmente me conquistou aqui, foi que não é um clichê, o final é totalmente diferente e original!
    Com certeza vou add na lista de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lud,
      Exatamente o livro é bem detalhado mas nem por um momento a leitura se torna cansativa, pelo contrário a cada informação dada, minha curiosidade ficou cada vez mais aguçada. Os capítulos são um pouco longos, mas eu juro que não conseguia parar de ler haha.
      E sim, você vai se surpreender muito com a história que não tem nada de clichê, pelo contrário, é muito bem contada ou recontada haha.
      Obrigada pela visita e me conta depois o que achou.
      Bjs

      Excluir
  5. Bom se você escreveu isso tudo sem dar spoliers e entrar em muitos detalhes acredito totalmente que a trama é rica e muito bem trabalhada. Achei a história muito interessante e realmente sou bastante fã de contos de fadas. Algumas releituras dessas histórias clássicas têm me surpreendido e acho que com essa não será diferente.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Pois acredite não contei nem a metade da história.Você nao vai se decepcionar.
      Bjs

      Excluir
  6. Esse livro já está na minha lista, adoro adaptações de conto de fadas. Acho uma leitura bem divertida.
    Até agora não tinha visto uma resenha tão completa como a sua e estou aindaais curiosa com o passado de Elise. Adorei saber também que esse livro não tem nada de clichê.
    Espero fazer a leitura dele o mais rápido possível.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,
      Se você é fã de contos de fadas, não vai se decepcionar então. Na resenha tentei dar um conhecimento maior da história para as pessoas, mas não contei nem a metade do que acontece.
      Quando ler, me conta o que achou!
      Bjs

      Excluir
  7. Esse livro já entrou para a minha lista de melhores de 2016. Eu li tem alguns dias e fiquei encantada com ele. Uma escrita encantadora e até mesmo elegante. Achei o enredo maravilhoso, simplesmente perfeito. Realmente são muitas informações e é preciso atenção para ler, mas é algo que te envolve e você nem percebe quando chega ao final. Que final é esse???? já falei que achei perfeito? já né rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz,
      Pois é, ele entrou na minha lista também. A quantidade de informações é necessária né? Nós realmente conseguimos ter um vislumbre do cenário da história. Quanto ao final eu AMEI! Foi satisfatório na medida certa.
      Bjs

      Excluir
  8. Estava procurando um livro pra ler ontem e peguei esse, infelizmente não passei nem do prólogo, estava procurando uma leitura que fluísse rapidamente e não achei que ocorreria com esse. Talvez eu tenha me precipitado afinal, assim que terminar meu livro atual, darei uma nova chance a esse.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Delmara,
      Então como leitura leve e fluída eu acho que talvez ele não se encaixe. É um livro mais detalhado e que exige um pouco mais de tempo e atenção. Mas bom, espero que você dê uma nova chance a ele, pois vale muito a pena.
      Bjs

      Excluir
  9. Oiiiiiii

    Adoro recontagem de contos, e nossa, me parece ser bem interessante a obra. Algumas pessoas não curtem, mas adoro livros ricos em detalhes, me permito viajar e imaginar tudo.
    Já entrou para lista


    Bjos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stefani,

      Eu também amo recontagem de contos de fadas, seja livros ou filmes! Os livros ricos em detalhes realmente nos fazem viajar e tornam a leitura mais satisfatória no fim.
      Tenho certeza que você vai adorar este.

      Bjs

      Excluir
  10. Olá, tudo bom?

    Adorei sua resenha. Esse livro tem uma capa tão linda que eu tenho vontade de ter só por ela hahaha Eu nunca gostei muito da Bela Adormecida, sabe? Mas esse livro parece ser tão bom e depois de ler tantos elogios, estou tentada a ler mesmo ;)

    Resenha ótima, como sempre. Obrigada pela dica!

    Beijos,

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellida,
      Essa capa conquista mesmo não é? A Bela Adormecida nunca foi uma das minhas personagens preferidas também não, mas a história ficou muuuito boa e intrigante neste livro, você vai adorar.
      Obrigada pelo carinho!
      Bjs

      Excluir
  11. Alooou tempo, cadê você??????
    Eu ainda não li esse livro, tá na fila de próximo há um bom tempo mas não consegui ainda ><
    Gente, de todas as resenhas, nenhuma falava dessa riqueza toda da obra, ou seja, agora tô mais encantada ainda!!!!
    Releituras são mágicas né? Meu conto favorito é A Bela e a Fera, mas com toda certeza eu vou adorar esse *-*
    Meu único receio é com o numero de personagens ... Ótima resenha e amei as fotos *-*

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana,
      O tempo de espera vai valer a pena *-*
      Eu tentei dar um bom vislumbre da obra sem dar spoiler, o que foi difícil viu? Mas que bom que você gostou. Eu também amo A Bela e a Fera! E sim, você vai amar este livro também.
      O número dos personagens não foi um problema para mim não, porque todos possuem papéis significativos sabe?
      Obrigada pelo carinho e me conta depois o que achou do livro.
      Bjs

      Excluir
  12. Olá,
    Menina que história que fiquei louca para conhecer... sou fã de romance, fã de contos de contos e de uma história bem contada, então preciso ler rsrs
    Coitadinha heim, todos morrem e ela fica somente com o padrasto e o irmão, ainda bem que a mãe deixou um pouco de dinheiro e ela consegue fugir.
    Fiquei super ansiosa para saber o que vai acontecer com ela.
    Parabéns pela resenha, terminei a leitura da resenha encantada
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daya,
      A história é mesmo emocionante. E sim a Elise tem uma vida bem difícil no início e é uma personagem inspiradora. Que bom que gostou da resenha.Me conta o que achou depois de ler.
      Bjs

      Excluir
  13. Quando vi este livro entre os lançamentos, a capa não me chamou a atenção, mas agora que eu li a resenha, fiquei bem curiosa. Confesso que conforme fui lendo a resenha, fiquei com medidnho de você soltar spoiler e pelo que você falou, tem muito detalhe mesmo, mas eu curto narrativas assim, então acho que vou apreciar este livro. Valeu pela dica.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane, estou com esse livro em casa e muito empolgada para lê-lo porém passei por uma baita ressaca literária e acabei atrasando a leitura, sua resenha só me empolgou mais, espero curtir essa leitura tanto quanto você, já que adorei a sua resenha.
      Beijos

      Excluir
    2. Olá meninas.
      Não soltei spoilers, juro haha E o livro é perfeito, vocês vão adorar, a história é realmente muito rica.
      Beijos

      Excluir
  14. Olá!

    Assim que lançou, fiquei louca para adquiri-lo, pois gosto muito de livros baseados em contos de fada.
    Às vezes, é preciso o livro ser mais detalhado para que possamos compreender o que o (a) autor (a) quer passar, eu sei que isso pode incomodar algumas pessoas, mas se for conveniente e ajudar no desenrolar da estória, não vejo problema algum. Quero muito ler, e não vejo a hora de poder ter esse exemplar na estante, a capa é encantadora!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thayenne,
      A história é muito boa e tenho certeza que você não vai se decepcionar.
      Bjs

      Excluir
  15. Oie!
    Eu li esse livro na semana passada e adorei essa trama. Bem construida, desenvolvida, com uma trama crível. Mesmo com o tom um tanto melancôlico, a história é ótima!
    Bjks!

    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Quando vi a capa do livro e sinopse em outros lugares, imaginei uma estória completamente diferente e que era mais focado na Bela Adormecida. Mas pelo que vejo é bem diferente e focado em Elize e achei isso bem interessante, por focar na vida de Elise, mesmo que de certa forma apos se mudar e trabalhar no palácio ela acabe tendo uma ligação com a coisa toda. Fiquei curiosa para saber como se desenrola essa trama e como acaba tudo isso. Adorei a resenha e o esclarecimento sobre a estória, com certeza vou ficar atenta para este livro pois me interessou.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem??

    Estou APAIXONADA por esse livro! Amo um romance é sou apaixonada por releituras de contos de fadas... Obrigada pela dica! Ele já está na lista de desejados hahaha
    A diagramação parece estar impecável pelas suas fotos! Todo esse capricho, só me conquistou mais

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olha primeiramente tenho que confessar que adorei a sua resenha.
    Eu comprei o livro assim que saiu, mas eu ainda não li. Provavelmente irei ler em breve, porque estou bastante curiosa, sem contar que achei a capa linda. A diagramação foi muito bem elaborada e sinceramente confesso que adoro alguns livros da arqueiro também. Enfim...Mas tipo, em se tratando da estória, eu acho que irei gostar, porque tudo relacionado a conto de fadas eu amo. Sempre gostei muito, tanto que em abril pela terceira vez estou indo pra DISNEY rs

    Enfim...Mas olha quero apontar uma coisa...Adorei sua maneira de desenvolver a resenha. Muito bem escrita e devo os meus parabéns, porque vc aborda bem viu? Se não fosse resenhista da minha amiga Taty já tinha te chamado hehehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-espera-de-romeu.html

    ResponderExcluir
  19. Oiee ^^
    Ainda não li esse livro, mas gosto bastante desses contos de fadas imperfeitos. Vi várias pessoas elogiando o livro, mas elas também mencionaram que a trama é muito detalhada, e, bem, acho que eu me sentiria um pouco cansada com uma narrativa assim *-* Mas ainda assim eu quero ler, pois parece mesmo ser uma história rica e cheia de surpresas. A capa está linda ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. OI!

    Embora a leitura seja mais rica, a sinopse atraente, a capa linda e narradora (pelo que percebi) não seja a protagonista, achei tudo muito cansativo até chegar ao desenvolvimento da trama. Nossa que eu volta para tudo isso começar a "andar". Que bom que você gostou, pq parece que a narrativa é muito cansativa..... Enfim, gostei da sua resenha, mas o livro não me impactou.


    Beijos :)

    ResponderExcluir
  21. Que capa liiinda a desse livro! Gostei da resenha. Eu sou daquelas que não gosta de finais clichês, então gostei quando você disse que o final é surpreendente. Vou arriscar.rs

    paradonaestante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  22. Eu ouço muita gente reclamando quando o livro detalha bastante o ambiente, da mesma forma que ouço gente reclamando quando deixa muito solto para a imaginação. O problema é que o ponto de equilíbrio real não existe, pois varia de pessoa para pessoa. Fico feliz que, embora tenha te cansado um pouco, você tenha visto algo positivo no detalhamento da obra.

    ResponderExcluir
  23. Oiii
    Eu acho essa capa linda!
    Adoro capas com elementos naturais,sempre chamam a minha atenção.
    A sua resenha me fez perceber qe é um livro detalhado e cansa por causa disso.
    As vezes quando eu pego um livro assim,começo a pular as partes da descrição e acabo me odiando no final.
    Mas mesmo assim,acho que leria o livro.
    Obrigada pela sugestão.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Quando vi esse lançamento fiquei bem curiosa, principalmente porque essa capa é bem clássica e linda, só queria que fosse uma capa dura, pois deixaria mais rico ainda.
    Quando ao excesso de detalhes na narrativa me preucupa, pois não gosto muito de livros assim, cansam e eu acabo perdendo o gosto pela história.
    Mas, espero ter a oportunidade de ler um dia, a história parece ser inovadora e eletrizante

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo