Autora: Rita Pinheiro
Editora: Editora Baraúna
Páginas: 298
Estrelas: 4 / 5
Livro: Cedido pela autora ♥
"Enigma Mundo Interdito", traz a história de Johnny, que após ser salvo de um acidente de avião, se vê num mundo diferente de tudo que ele conhece. Mas, para piorar sua situação, ele não consegue se lembrar de onde veio e nem mesmo seu nome. Na luta para recuperar a memória, descobre coisas e conhece seres que acreditava não existir. E para sobreviver naquele lugar, ele precisa se desenvolver também descobrindo que o impossível não existe desde que haja amor entre as pessoas e respeito à natureza. Por fim, encantado com o lugar e com sua salvadora, decide viver essa aventura, se tornando parte desse mundo.
Johnny, o rapaz mais bonito da redondeza, não se apegava a ninguém e tinha a fama de organizar uma das melhores festas da cidade. Um rapaz completamente rebelde, dependente e sem responsabilidade. Depois que os avós morreram ele foi morar sozinho em um apartamento aos 17 anos, pois os pais viajavam muito e pensaram que morando sozinho ele mudaria e tornaria alguém mais responsável, mas isso piorou.
Johnny trabalhava como atendente na lanchonete de um amigo de seu pai, mas torrava o dinheiro com roupas e festas, não estudava e sonhava em viajar pelo mundo todo, o problema é que ele não tinha dinheiro.
Em um determinado dia ele soube que o vizinho de um dos seus amigos tinha ganho uma viajem com tudo pago para passar uma semana na Flórida, só que os pais do garoto não o autorizaram ir. Johnny então foi até o rapaz com um plano em mente... trocar sua moto pelas passagens, o garoto aceitou, o problema era que a passagem era intransferível e ele teria que se passar pelo garoto usando uma identidade falsa, mas para Johnny isso não foi problema, na data marcada lá estava ele dentro do avião, este que algumas horas depois de viagem exatamente quando sobrevoava a Ilha das Bermudas o avião começou a balançar e se partir em milhões de pedacinhos, Johnny desesperado abriu a porta e saltou.
"Sem pensar muito saltou do avião antes que a neblina mortal chegasse até ele. Enquanto caía no oceano, o jovem foi fechando os olhos e perdendo os sentidos. E o avião terminava de sumir, em pedacinhos. pág 19"
O Rapaz acordou em uma praia a sua volta tinha uma moça e um rapaz, os dois falavam uma língua que ele desconhecia, usavam um tipo de roupa de mergulho, tinham cabelos brancos e eram bem mais baixos que ele. Assim que Johnny perguntou onde estava, os dois estranhos começaram a se comunicar com ele em português.
Johnny descobriu que havia entrado por um portal quando se jogou do avião, um portal para Enigma. A moça se chamava Hera e tornaria sua guia, e através dela o rapaz foi conhecendo mais sobre as pessoas de Enigma. Um povo vegetariano, que se teletransporta, se comunicam por pensamento, desenvolveram uma alta tecnologia, pessoas afetuosas e amorosas. Na queda Johnny perdeu a memória então Hera o chama de Narciso pelo fato de ser vaidoso.
“Eu posso garantir que você nunca esteve aqui, mas quando você se lembrar do seu mundo, não vai querer voltar para ele.” (pág. 32)
No decorrer do livro, Johnny começa a ficar louco para voltar para casa, mas Hera diz não ser possível e que ele precisa ficar e aprender a ser como o povo de Enigma, pois cada vez que os humanos prejudica o meio ambiente afeta Enigma e os anciões querem parar os humanos nem que para isso precisem aniquilar todos da terra.
“ Como eu sozinho posso ensinar bons modos para milhões de pessoas? E, além disso, você acha que alguém vai me ouvir? Eles vão me internar num hospício se eu chegar dizendo que estive em um mundo que eles não enxergam” pág.97O futuro da raça humana estava nas mãos de Johnny, tudo dependeria dele aprender os costumes e se evoluir como o povo de Hera e provar que os humanos também eram capazes, mas será que ele conseguirá? Será que Johnny aceitará ficar em um mundo desconhecido?
----------------------------♥--------------------------------
O livro é uma mistura de fantasia de ficção científica, nele você vai encontrar seres mitológicos, como sereias, centauro, ogros, bruxas, ninfas, magos, entre outros. E o que achei interessante foi o fato da autora ter feito interligações do real com o fantasia, um exemplo, as bruxas deixaram de existir porque eram queimadas em fogueira pelos humanos e em sua fuga acabaram entrando no portal e ficando em Enigma onde a paz reinava, sem falar que se você fizer uma pesquisa descobrirá que mais de 100 navios e aviões desapareceram misteriosamente e sem deixar resquício ao passar pelo triangulo das bermudas, quem sabe esse povo passou pelo portal e estão agora em Enigma, heim? rsrsrs
A autora fez muitas criticas sobre a poluição ao meio ambiente, e foram citados variados animais já extintos e que Johnny conheceu em Enigma, todos extintos pelo homem. Além de criticas ambientais, também houve criticas sobre as atitudes humanas, violência, ganancia, entre muitos outros.
A escrita da autora é muito boa e envolvente. O livro é narrado em terceira pessoa e a leitura flui facilmente, principalmente depois que Johnny começa a conhecer sobre Enigma. Eu realmente gostei da estória, muito criativa e inteligente, a única coisa que realmente não me convenceu até as 20 páginas finais foi o romance, como todos sabem eu amo romance e esse não estava me convencendo mesmo, achei que Johnny se apaixonou de uma hora para outra, até me assustei rsrsrs e aquele jeitão dele, sei lá, mas nas paginas finais fui me acostumando e acho que Johnny na verdade foi me convencendo. Fora esse pequeno detalhe do romance o livro é perfeito.
A evolução do personagem é realmente bem desenvolvida assim, como a construção dos personagens secundário, admito que Morgana (irmã de Hera), Maena (uma sereia amiga de Johnny) e Haroldo (o ancião com aparência de menino) são os meus favoritos.
O final do livro me deixou extremamente curiosa e pelos acontecimentos finais o segundo livro vai ser bem mais empolgante e com mais ação, além disso estou curiosa para saber mais sobre a mãe de Hera e como eles vão revolver o que foi causados no oceano (leiam e entenderão, rsrs).
A diagramação está simples, a fonte tem um tamanho bom, 298 páginas bem divididas em 19 capítulos, folhas amarelas e uma capa linda. O livro está mais que recomendado, pois além de ser um ótimo livro de ficção e fantasia ele também trás uma mensagem reflexiva sobre as atitudes humanas e o quão prejudicial isso pode ser.
"O problema não é o mundo, e sim o comportamento das pessoas que vivem nele."
CURIOSIDADE: Johnny vivia em 2014 em seu mundo, em Enigma eles estavam em 13.021. (Só um pouquinho a nossa frente né? rsrsrs)
Olá
ResponderExcluirEu já vi muitas resenhas sobre esse livro e a maioria delas são bem positivas, espero poder conhecer mais sobre esse livro quee parece ser bem interesante. Sem falar que a capa é bem lindo, espero que não demore
Abçs
Que bom que gostou, realmente a capa é linda.
ExcluirEspero que vc leia logo.
Olá,
ResponderExcluirNão tinha lido nenhum resenha desse livro e gostei bastante.
Adoro fantasia e amo romance, também não gosto daquelas paixões sem sentido e do nada está amando :(
Parabéns pela resenha e quero ler a resenha da continuação
beijos
Conchego das Letras
Obrigada, que bom que gostou.
ExcluirOlá; gostei muuuito da sua resenha!
ResponderExcluirEsse livro tem uma premissa muito bacana e fiquei com vontade de ler ele, será que o protagonista vai conseguir se tornar o que se espera que ele seja pelo bem da humanidade? Só lendo pra saber, né!
petalasdeliberdade.blogspot.com
Que bom que gostou hehehehe
ExcluirPois é, só lendo mesmo ehehhehe
Amiga olha eu já ouvi falar bastante desse livro e já tive interesse em fazer a leitura dele uns tempos atrás, mas acabei desistindo, porque eu não tinha lido muitas resenhas sobre esse livro sabe? Eu até gostei da trama e me parece bastante interessante por conta dos assuntos que a autora aborda. Acho que leria sim, mas não sei quando sabe? Espero que em breve, porque adoro conhecer novas obras nacionais e tenho certeza que o livro vai me agradar de alguma forma, apesar do romance não ser da maneira como eu gostaria que fosse. rs
ResponderExcluirhttp://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/conseguimos-parceria-com-editora-planeta.html
Lê amiga, eu ainda acho que vc vai curtir ainda mais que eu.
ExcluirPois é, só tem esse probleminha com o romance, mas é que sou chata com esse assunto. kkkkkkkk
Oi!
ResponderExcluirEmbora a trama seja muito atraente e nos leve a refletir sobre o futuro e presente da natureza e seus impactos em nossas vidas, ele não despertou minha curiosidade para ler e me aprofundar. Gosto de seres mitológicos e tal, mais no momento não iria me aventurar por esse mundo de fantasias.
Beijos!!
Que pena. =(
ExcluirOlá Taty,
ResponderExcluirGostei muito da premissa do livro e estou encantada com ele.
Acho que é isso que você disse no final, ele nos faz refletir sobre o mundo. Esse quote que você colocou é incrível, estou encantada com ele.
Espero ter a oportunidade de ler esse livro em breve!
Beijos,
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Olá.
ExcluirQue bom que gostou. hehehe
Leia sim heim
Não sei embaixo de qual pedra eu estava que ainda não tinha ouvido falar deste livro. Adorei a premissa e fiquei mega curiosa. Escrita envolvente e personagens bem construídos, não tem como eu não curtir. Quero ler o mais rápido possível!
ResponderExcluirMeu Amor Pelos Livros
Beijos
hahahahaha.
ExcluirFico feliz que tenha gostado flor.
Adoro fantasia, principalmente as que falam de outros mundos repletos desses seres mitológicos. Apesar de não me parecer a história mais original pela sua resenha, o livro me chamou a atenção, ainda mais por tratar de assuntos tão sérios. Fiquei curioso para saber como a autora relacionou todos os aspectos da trama. Espero ter a oportunidade de ler.
ResponderExcluirBeijos!
Fico realmente muito feliz em saber que vc curtiu ehhehehe
ExcluirOiii!
ResponderExcluirEu não sou a maior fã de fantasia e sempre bato nessa tecla pq demoro muuuito para me encontrar na história, mas se tem uma coisa que eu admiro e gosto muito e de conhecer os lugares criados pelos autores. Acho que para escrever uma obra nesse porte a pessoa tem que ser muito inteligente.
A capa está liinda e sua resenha bem trabalhada. Gostei!
Beijinhos
Que bom que gostou mesmo assim.
ExcluirObrigada
Olá!
ResponderExcluirA Rita foi uma das primeiras autoras que conheci ao mergulhar mais profundamente na literatura nacional. Ainda não tive oportunidade de ler seu livro e sabia pouco da história, mas agora sinto que terei de correr atrás da autora, quase literalmente! rsrs... Adorei seu texto, uma ótima resenha, sem spoilers mas com muita informação.
Sucesso a ambas!
Até + ver! Nu.
As 1001 Nuccias | Curtiu?
Que top, eu não sabia.
ExcluirHehehe que bom que curtiu.
bjs
Olá!!
ResponderExcluirNunca vi esse livro! Tem uma capa muito bonita mesmo.
Já vi muitas histórias que exploram essa lenda do triangulo das Bermudas, não é tão novidade assim para mim, mas se bem escrito, com certeza da uma bela fantasia! Você ressaltou pontos maravilhosos, e deve mesmo ser uma ótima leitura.
Bjus
blog Fundo Falso
Ah eu tmbm amo essa capa.
ExcluirNunca tinha lido nada sobre o triangulo das bermudas, fiquei curiosa.
Oie!
ResponderExcluirNão conhecia a publicação desse livro, mas me chamou a atenção uma trama que com sua história, chama a atenção da população quanto a situações ambientais. Sem contar que a capa está belíssima. COm certeza é um livro que vou ler e gostar muito.
Bjks!
http://www.historias-semfim.com/
Que bom que curtiu.
Excluirbjs
OIie,
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas o enredo da trama me chamou atenção, adoro fantasias, e fiquei mega curiosa para saber sobre esse povo vegetarianos rs Gente que doideira, cair do avião e parar em outra dimensão, se fosse eu ficaria meia louca kkk
Bjs
Amantes da Leitura
hehehe pois é, eles são legais kkk.
ExcluirRealmente é bem doido mesmo kkk
Mas é top
Olá.
ResponderExcluirTudo bom?
Infelizmente a trama dessa história não me atraiu, achei esse mundo enigma bem surreal e olha que aceito bem as coisas diferentes pois amo distopia, fantasia, mas esse não me agradou mesmo.
Achei bacana a autora levantar algumas questões de como o homem está tratando o planeta.
Beijos
Oii, tudo bem?
ResponderExcluirEu adorei a sua resenha! Faz pouco tempo que eu li um livro que misturava fantasia e problemas ambientais, e amei a historia! E saber que o livro tem essa vibe me deixa animada rsrs
Oi! Confesso que faz muito tempo que eu tive a oportunidade e li essa obra e não me lembrava mais dos detalhes, mas ao ler sua resenha foi tudo surgindo em minha mente. Realmente a escrita da autora é ótima e tem diversas reflexões e faz muito sentido com as histórias existentes sobre os seres mitológicos. E pensando bem, realmente, quem garante que esse povo todo que sumiu não estão em Enigma, certo? Amei a resenha!
ResponderExcluirBeijos
- Bruna
www.brookebells.com
Ainda não conhecia o livro, apesar de toda a questão ambiental e a proposta de consciência que a autora aborda, o livro não me chamou tanta atenção ao ponto de querer ler. Quem sabe mais a frente eu mude de ideia. Mas ainda assim, é uma boa história, ainda mais para quem curte todos esses seres mitológicos é fantásticos.
ResponderExcluirBjim!
Tammy
Eu fiquei enlouquecida por essa obra agora que li sua resenha. Ainda não conhecia o livro, mas ele tem tudo que eu gosto: fantasia, ficção e seres mitológicos. Nem preciso pedir mais, nem ler mais nenhuma resenha. Já foi para os desejados, e eu espero gostar. Pena saber do romance... aii
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Que capa linda! É uma mistura e tanto, hein! Fantasia, ficção científica e seres mitológicos? Meus ingredientes preferidos! E trazendo uma reflexão sobre o impacto de nossas atitudes na natureza, melhor ainda. Gostei muito da premissa do livro e pretendo lê-lo, assim que possível.
ResponderExcluirTatiana
Sua resenha me fez lembrar aqueles livros que vou lendo e a cada fato novo fico boba de como o autor chegou até ali. Sério Até ele cair do avião ok, mas passar por um portal e tudo mais... Tudo que eu gosto em u livro, sair do lugar comum. Gostei mesmo. Desde a capa.
ResponderExcluirSua resenha me cativou muito também! Parabéns pela forma que escreveu!
Oi!
ResponderExcluirNão conhecia esse ligro, mas adorei a capa e você me ganhou quando disse que é uma mistura de fantasia e ficção científica, adoro! Espero poder ler o livro, ainda mais por se passar num mundo futurístico ^^
Abraços,
Andy - StarBooks
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem a autora, por isso acho legal ler resenhas, sempre descobrimos algo legal. Eu achei a capa do livro simples e muito bonita, e apesar de, eu gostar de seres sobrenaturais, a premissa desse livro não me chamou a atenção, então deixo a dica passar.
Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com
Olá!
ResponderExcluirAmo fantasia e o livro já me conquista ai.
O tema dele é super diferente do que está em alta agora e eu gosto disso, pois ainda me da vontade de ler. Fiquei muito animada por ter seres fantásticos na historia, serio, amei tudo nesse livro, parece que ele foi feito para mim!
Beijos, Tabatha
http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/
Oi!
ResponderExcluirGostei um tiquinho desse livro por ter sereias e seres mistícos, os quais eu adoro.
Mesmo não lendo ficção científica fiquei fascinada por esse livro, e morrendo de vontade de ler, pois tem todos os aspéctos que eu adoro e ainda faz críticas sobre o meio ambiente.
www.gordinhaassumida.com.br
Oi Tati!
ResponderExcluirNão sou muito fã de fantasia, mas esse livro é uma prato cheio para os amantes do gênero. Tem de tudo!!! Muito legal saber que é bem escrito e com personagens tão bem construídos. Não é de se admirar que você gostou tanto da obra! Melhor ainda saber que é nacional!
Adorei conhecer o livro e quem sabe dou uma oportunidade?
Beijinhos
Rizia - Livroterapias