10/01/2016

2 [ RECEITAS ] Kibe Vegetariano!


Olá, meus amores!

Hoje eu trago uma receita que eu amo de paixão e espero que vocês também gostem. Há alguns anos, eu resolvi não comer mais carne vermelha e então aprendi a fazer muitas coisas com soja e seus derivados. Depois de mais de cinco anos comendo só carne branca, voltei a comer carne normalmente, mas ainda tenho planos de não comer nenhum tipo de carne. Acho que, com a quantidade de opções que temos, não tem necessidade de envolver os pobres bichinhos na minha alimentação. Por apoiar muito a causa e ter muitos amigos vegetarianos, ainda faço muito as receitas. Além do mais, são realmente deliciosas. Vamos lá:

Ingredientes:

- 3 xícaras de proteína texturizada de soja (carne de soja);
- 3 xícaras de farinha de kibe;
- Metade de uma cebola grande;
- Alho (à gosto);
- Sal (à gosto);
- Uma colher de sopa de soco de limão (opcional);
- Algumas folhas de hortelã;
- 1 copo de requeijão.

Primeiro quero explicar que a receita é bem simples e que não tinha muito o que fotografar das etapas, mas vou explicar direitinho. 
Pra quem não conhece, a carne de soja vem desidratada, ou seja, sequinha, e para ser usada, precisa ser hidratada, até que fique com uma textura parecida com a carne moída normal. Existem dois tipos de dessa proteína: a clara e a escura. Pode ser que eu esteja falando besteira, mas pra mim, a escura é mais forte, tem mais gosto de soja e foi essa que eu usei, até porque fica mais bonitinho pra misturar com a farinha de kibe hahaha

Modo de preparo:


Para hidratar a carne de soja, encha uma panela média de água, e deixe ferver. Depois que levantar fervura, desligue o fogo e coloque as 3 xícaras da proteína texturizada de soja na água e coloque o suco do limão, se quiser usar. Deixe descansar por 30 minutos. 

Para hidratar a farinha de kibe, despeje em uma vasilha e cubra de água. Deixe por pelo menos uma hora. Quanto mais tempo ficar na água, maior e mais mole a farinha ficará e não tem necessidade de ficar tão mole assim. Tenha atenção, pois parece que a quantidade é mínima, até que cresce muito e assusta hahaha. 

Depois de tudo hidratado, esprema o máximo que conseguir tanto a farinha quanto a carne, pra não ficar com muita água no kibe. Junte tudo em uma vasilha, acrescente a cebola picada, o alho e o sal. Pode provar a vontade, não tem nada crú e dá vontade de comer assim mesmo hahaha. Quando sentir que está bom de tempero, misture as folhas de hortelã cortadinhas. 

Agora vamos montar! Use uma travessa média. Usei uma redonda altinha. Coloque metade da mistura no fundo e empurre com a ponta dos dedos para que ele fique bem compacto. Despeje todo o copo de requeijão, espelhando por todo o kibe. Depois é só colocar o resto da mistura e acertar com a mão pra ficar lisinho. Aí é só botar no forno e esperar! Deixe assar por 30 minutos e vá olhando, quando estiver douradinho, tá ótimo!

Olha, nunca testei fazer o kibe vegetariano frito e realmente não sei se vai desmanchar ou não, porque fica muito airado por causa de todo o líquido que a carne de soja solta.

Bom, gostosos e gostosas, espero ajudar muitos vegetarianos perdidos e que, mesmo quem come carne, goste da receita assim como eu. 

Ai está o resultado: 



Não se assustem se o requeijão sumir, ele entra no kibe e fica maravilhoso!

Fez a receita? Posta no instagram e me marca que eu quero ver! (@miiablablog) Deixa aqui nos comentários qualquer dúvida e comentários de como ficou sua receita!

Beijinhos e até a próxima <3
2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários:

  1. VC ME SALVOU
    tem tipo uns 7 meses que eu sou vegetariana e eu n tomei vergonha na cara de ficar procurando receitas, se bem que hj eu procurei, mas nao encontrei nenhuma que eu gostei
    a unica coisa de soja que eu sei fzr eh hidratar ela e colocar um molho qlqr e eu como isso quase todo santo dia
    e esses dias eu tava c uma vontade quase incontrolavel de comer kibe, mas n sabia fzr com soja ai boom tem esse post
    irei fzr o meu o mais rapido possivel!! obgg <3
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ludmila, que bom que te ajudei. Vou trazer sempre essas alternativas aqui no blog! Por mais que eu coma carne agora, eu realmente adoro comer e fazer receitas vegetarianas. Acompanha o blog que vai ter sempre coisa pra ti!

      Beijinhos e volta pra me contar!

      Excluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo