01/12/2014

7 [RESENHA] Extraordinário

Título: Extraordinário
Autor: R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 318
Estrelas: 5/5


August (Auggie) Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano Aggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.





Eu li extraordinário em agosto desse ano, foi uma leitura super rápida, acho que eu li esse livro em dois dias, mas dá para ler em um dia tranquilamente.
August é um garotinho de dez anos que sofre de uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, ele teve uma infância muito conturbada por causa das diversas cirurgias que fez, mas que mesmo assim não resolveu a deformidade. Bem no inicio do livro Auggie diz o seguinte:
Meu nome é August. Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja imaginando, porque provavelmente é pior.

Mas ao decorrer do livro ele vai contando... E é realmente surpreendente.
Quando os pais de Auggie resolvem coloca-lo em uma escola ele fica um pouco relutante, pois sabe como as pessoas olham para ele e depois firam a cara como se não o tivesse visto e isso o incomoda. Então a mãe dele o leva na escola ainda durante as ferias para que ele pudesse conhecer a escola antes dela estar lotada de crianças. O diretor da escola que tem um nome mega engraçado (Sr. Buzanfa) convida três de seus melhores alunos ajudar Auggie a se familiarizar com a escola e logo de cara o leitor já identifica o menino malvado da história (Julian).


Uma das perguntinhas malvadas do Julian é se Auggie tinha sofrido algum tipo de acidente ou se ele tinha sido queimado e logicamente depois disso Auggie começa a querer desistir definitivamente de ir para a escola e seus pais deixa claro que ele pode tentar e se não gostar da escola pode voltar a estudar em casa.



August também tem uma irmã a Via que é super protetora e que o ama muito, mas ela também tem seus problemas, quando começamos a ler a parte dela do livro é fácil entender o lado dela, pois embora ela amar muito o irmão e o defender com unhas e dentes, ela sofre por ser a irmã mais velha e pelos pais darem tanta atenção a ele e acabar se esquecendo dela.
August é o Sol. Eu, mamãe e papai giramos em volta dele. O restante de nossa familia e de nossos amigos são asteroides e cometas flutuando ao redor dos planetas que orbitam o do Sol.
Via é uma adolescente que acabou de entrar no ensino médio e também começou um namoro recente com Justin, ela começa a querer esconder que tem um irmão "diferente" com medo de também sofrer de certa forma com isso... E sabemos como o ensino médio é cruel.


O livro é dividido em partes narradas em primeira pessoa por diferentes personagens, August, Via, Summer, Jack, Justin entre outros... Eu particularmente gosto muito de livros assim, pois isso permite sabermos a visão dos outros personagem em relação ao que está acontecendo.



Bom! Eu comprei esse livro pois tinha ouvido muita critica positiva em relação a ele, muitas pessoas disseram que o livro era triste e coisa do gênero e realmente o livro é triste por causa do bulling que August sofre por causa da sua aparência... Então não compre o livro achando que vai chorar horrores porque você não vai. August é um garoto divertido que até faz piadas a respeito de sua aparência, ele também aprendeu a conviver com o fato que ele é daquele jeito e nada vai mudar. 



A leitura é tranquila, reflexiva e mesmo sendo triste também é divertida e você consegue sorrir... E tenho que confessar que eu não consegui imaginar August com o rosto deformado, tentei muito, mas sempre quando eu estava com a imagem pronta na minha cabeça e começava a ler a imagem dele deformado desaparecia, isso é porque Auggie é um garoto encantador e se você conhecer uma pessoa por dentro o seus exterior se transforma de uma forma extraordinária.

O livro também está recheado de frases lindas, alias Auggie tem um professor (Sr. Browne) que trabalha com preceitos que são frases reflexivas e ele pede para que durante as férias seus alunos envie para ele cartão postal com um preceito. Achei isso muito legal




O legal de criança pequena é que elas não dizem coisas para tentar magoar você e, mesmo que ás vezes façam isso, não sabem o que estão falando. Quando elas crescem, por outro lado... sabem muito bem o que estão dizendo.

Você vai ficar impressionado no quanto uma criança pode ser malvada quando ela quer ser malvada.
Todos os olhos eram bússolas, e eu era como o polo norte para eles.
Acho que deveria haver uma regra que determinasse que todas as pessoas do mundo tinham que ser aplaudida de é pelo menos uma vez na vida

Pessoal eu acho que é isso, leiam o livro, tenho certeza que vocês vão refletir muito a respeito de diversas coisas e com certeza vão começar ver o mundo de forma diferente.
Esse foi o primeiro livro da R.J. Palacio e ela arrebentou, com certeza eu compraria qualquer outro livro dela. Alias, o livro vai virar filme e tomara que eles sejam fieis ao livro, mas nós leitores já estamos acostumados a isso, certo?  

Assista o Book trailer do livro




Beijinhos e até a próxima
Deixe seu comentário

7 comentários via Blogger
comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Olá Taty, eu estava duvida sobre comprar esse livro, mas depois do escreveu eu tenho certeza que ele é ótimo.
    Beijos!

    http://meus-dezesseis-anos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. @Bianca Moreira Pode comprar sem medo algum Bianca, garanto que você não se arrependerá.
    Volte sempre
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Dizem que esse livro é mara vilhoooso, já tinha lido a sinopse dele, e acidentalmente uma amiga me contou o final, mas até hoje ainda tenho vontade de ler haha, adorei a resenha, beijos!
    @luanagabriely_
    damaindelicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. @Luana Gabriely É chato quando alguém conta o final de um livro, mas mesmo assim recomendo vc ler.
    Beijos. Volte sempre

    ResponderExcluir
  5. Eu amei a resenha e assim q tiver a oportunidade irei comprar o livro.
    Beijos!
    http://bidicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. @Fabricia Kelly Aii que bom Fa, fico muito feliz... Você vai amar o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo