16/11/2017

11 [ RESENHA ] Ninguém Nasce Herói


Título: Ninguém Nasce Herói
Autor: Eric Novello
Editora: Seguinte
Páginas: 384
Estrelas: 3,5/5
Livro: Cortesia da Companhia das Letras
Num futuro em que o Brasil é liderado por um fundamentalista religioso, o Escolhido, o simples ato de distribuir livros na rua é visto como rebeldia. Esse foi o jeito que Chuvisco encontrou para resistir e tentar mudar a sua realidade, um pouquinho que seja: ele e os amigos entregam exemplares proibidos pelo governo a quem passa pela praça Roosevelt, no centro de São Paulo, sempre atentos para o caso de algum policial aparecer. Outro perigo que precisam enfrentar enquanto tentam viver sua juventude são as milícias urbanas, como a Guarda Branca: seus integrantes perseguem diversas minorias, incentivados pelo governo. É esse grupo que Chuvisco encontra espancando um garoto nos arredores da rua Augusta. A situação obriga o jovem a agir como um verdadeiro super-herói para tentar ajudá-lo — e esse é só o começo. Aos poucos, Chuvisco percebe que terá de fazer mais do que apenas distribuir livros se quiser mudar seu futuro e o do país.
3,5 estrelas

Nessa distopia nacional escrito por Eric Novello conheceremos a história do protagonista Chuvisco que vive em um Brasil do futuro, governado por um fundamentalista religioso, chamado o Escolhido. 

Chuvisco junto com seus amigos vão, em forma de protesto, distribuir livros em praças de São Paulo em um movimento pacífico com um tom claro de protesto a esse governante tão arbitrário em suas posturas sociais. Porém, para que consigam ser bem sucedidos nesses atos ele sempre se atentam ao risco da Guarda Branca composta por policiais e civis estarem ao redor observando. Não é uma atividade simples, causa muita adrenalina e mesmo depois de voltar para casa as veias ainda gelam porque podem ser pegos tardiamente se delatados por alguém ruim.


E nesse mundinho ditador pessoas somem do nada ou morrem de maneira trágica, tudo e todos que vão contra o Escolhido tem a cabeça à prêmio, seja por serem homossexuais, transgêneros, ateus, distribuição de itens considerados ilegais. Portanto, a Guarda Branca vai perseguir as minorias da sociedade, aplicando torturas, espancamentos, estupros e assassinatos sem o mínimo de remorso.

Além de grupos como a equipe do Chuvisco, existem outros mais ativos e com impactos maiores contra o governo. Em um determinado ponto, ele vai perceber que não quer continuar protestando somente de maneira pacífica e vai sentir a necessidade de agir direta e intensamente na busca por tirar o Escolhido do poder. Por isso se alia a um grupo chamado Santa Muerte, com uma característica mais agressiva e reacionária.

"(...) - Meu pai dizia que a melhor maneira de resolver nossa questão com a morte é resolver nossa questão com a vida."

"Ninguém Nasce Herói" tem uma pegada bem futurista, porque o protagonista não é um reles mortal, ele possui certas habilidades ao estilo "Power Ranger" ou "Homem de Ferro" de ser, não exatamente isso, mas assim, é bem parecido! Esse dom dele, também conhecido como catarse criativa, o ajuda em muitos momentos a defender pessoas em risco, porque é meio que uma previsão do que acontecerá no futuro breve. Mas seus poderes também o deixa muito enfraquecido quando colocado em prática, por isso é seu coringa e também seu veneno.

Confesso que no começo fiquei bastante confusa quanto a essas catarses criativas, não sabia se era um tipo de loucura, esquizofrenia ou psicose; ou se era uma realidade que o ajudava na luta contra o governo. Depois tudo fica mais claro e a leitura se torna mais prazerosa.

"Talvez pelo modo como as pessoas me tratavam por causa das catarses criativas, entendi desde pequeno que uma pessoa não precisa ser igual à gente para merecer respeito. Somos todos diferentes, de um jeito ou de outro. E está bom para mim assim."

Essa obra é bem atual em muitos aspectos, afinal fala sobre diferentes preconceitos que ainda hoje são recorrentes, como: homofobia, racismo, xenofobia e tabus religiosos. Além disso, o Chuvisco tem um Canal no Youtube, nele produz vídeos que falam sobre suas catarses, sobre a dificuldade que é viver em um país tomado pelo autoritarismo, seus medos e desejos.


É um livro que não posso avaliar super bem, porque até a metade dele eu estava viajando na maionese com a quantidade de informações desconexas e só depois de avançar bastante na leitura pude fechar grandes dúvidas que pipocavam na minha cabeça. Eric Novello misturou conceitos do passado com alta tecnologia, é bom de um jeito diferente, um tipo de leitura exótica e quem tudo para agradar amantes de uma distopia.

Se você se interessou pela história e quer saber um pouco mais sugiro que acesse meu canal Borogodó, porque lá encontrará um tantinho a mais sobre "Ninguém Nasce Herói", rsrs.


Espero que tenham curtido essa resenha! E se já leram o livro comenta aí! Rsrs.

Bjs.
Att,
Paty Argachof.

11 comentários via Blogger
comentários via Facebook

11 comentários:

  1. olha, saber que o livro traz uma crítica ao fundamentalismo religioso, acho que cristão, já é um chama para mim. não conhecia a obra e o título chamou muito minha atenção, quero poder ler, pena que você sentiu essa confusão durante a leitura, espero que não aconteça comigo

    ResponderExcluir
  2. Li, noutro blog, resenha desse mesmo livro! Acho importante essa crítica diante de tudo que vivemos no Brasil. Pena que, além de tudo, somos um país de raros leitores... Mas é preciso entender para não confundir fé com posição fundamentalista. Gostaria que todos entendessem o que é fé e o que é fundamentalismo religioso!

    ResponderExcluir
  3. Alguns livros realmente tem inícios confusos e depois se tornar ótimos, não é? Eu mesma, há um tempo atrás, quando terminei de ler um livro, o li novamente só para conseguir me conectar melhor com o início.
    Achei bem interessante a questão de discutir vários tipos de preconceitos e não focar só em um, mostrando assim a realidade da sociedade atual que é tão moderna, mas ainda tão preconceituosa.
    Adorei a resenha, mesmo que eu achei que também irei me perder um pouco no início e pretendo ler o livro sim!!

    Adorei seu blog, sério. Era preciso falar isto porque estou apaixonada por essas resenhas, por essa qualidade e ainda mais, por esse layout lindo! Você arrasou, sério! É fantástico. Parabéns!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Já li este e fiquei bastante frustrada. Achei a narrativa muito mal elaborada, parece que o autor se perdeu várias vezes durante a escrita. Eu também fiquei achando que o personagem era esquizofrênico e, até hoje, acredito que teria sido um ótimo ponto a ser realmente abordado no livro (não dá essa coisa de power ranger, como você disse - pensando agora, realmente, era bem similar hahaha!). Mas o ponto bom do livro é que ele traz reflexões de sexualidade, gênero e raça, então, isso se fez muito atual na nossa conjuntura política/social.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?

    Eu já tinha visto recomendações desse livro e minhas expectativas eram altas. Depois da sua resenha, pude ver um outro lado do livro que até então não tive conhecimento e as minhas expectativas abaixaram, apesar de ainda ter a vontade de começar essa leitura. Eu, como estudante de Administração Pública, vi no livro algo muito bom a ser debatido. Uma distopia que se passa no Brasil em um futuro em que o país é liderado por um fundamentalista religioso? É algo diferente, mas que se pensarmos, realmente pode acontecer (e não em um futuro tão distante assim).
    Acredito que ele possa trazer muitas reflexões, ainda mais por se tratar de temas atuais. Fiquei curiosa sobre a obra, mas já lerei sabendo que ele pode ser confuso no começo, para não me decepcionar depois ;)

    Enfim, adorei a resenha e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá, achei interessante esse tom futurista da obra, ainda mais por gostar de distopias. Estou curiosa para ler esse livro, ainda que tema me perder um pouco na trama, rsrs. Infelizmente os temas abordados podem ser encontrados na realidade, como os preconceitos e violência.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Distopia não costuma ser um gênero de minha preferência, mas lendo sua resenha fiquei interessada pelos temas abordados e as críticas mencionadas. Acho de suma importância quando os autores trazem temas que nos levam a reflexão.
    Não conhecia esse autor e leria com o maior prazer se tiver oportunidade.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Oi Paty, conheço o livro e um amiga já até me recomendou, mas não li ainda. O que mais me chamou atenção nele foram os assuntos polêmicos e atuais que ele aborda;
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a história e nem mesmo o autor. mas fico feliz pela apresentação, ainda mais se tratando de uma distopia
    no Brasil, isso pra mim é inovador, nunca li nada do tipo ambientado aqui.
    Gostei muito da trama, anoto a dica e espero ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu adorei a criatividade do autor, desde o nome do personagem até a aspectos maiores da narrativa. Só por se tratar em um mundo futurista e ter essas características dentro do nosso país, já ganhou vários pontos comigo. Ainda bem que o autor soube inserir questões atuais tão interessantes dentro da história, com o objetivo de colocar o leitor na reflexão, achei isso um máximo. É uma pena que algumas ideias tenham ficado desconexas na sua experiência, mas enfim. Gostei muito da proposta e espero ler em breve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Nossa, primeira resenha que vejo falando que achou a primeira parte confusa rs Já vi opiniões falando que o Eric acaba não focando muito no que o livro se propos a ser, que é distopia, pelo tantos assuntos abordados. Conheci-o pessoalmente na Bienal do RJ, onde ele estava praticamente lançado, e ali mesmo fiquei interessada, porém ainda não tive oportunidade de ler. Espero mudar isso me breve, porque a sinopse é bem instigante. Gostei da sua resenha e acho que vou ver o vídeo também!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo