10/10/2017

19 [ RESENHA ] Mistério em Chalk Hill

Título: Mistério em Chalk Hill
Autora: Susanne Goga
Páginas: 424
Editora: Jangada
Estrelas: 4/5
Livro: Cortesia da Editora
Em 1890, depois de um escândalo que afetou sua reputação, Charlotte Pauly deixa Berlim e vai lecionar para a pequena Emily, em Chalk Hill, uma mansão vitoriana nos arredores de Londres. Charlotte logo percebe uma estranha atmosfera na antiga casa. A menina de 8 anos é sempre atormentada por pesadelos e visões fantasmagóricas da mãe, que se afogou no rio da propriedade em circunstâncias misteriosas. Quando Charlotte tenta saber a respeito da morte de Lady Ellen, o pai de Emily, Sir Andrew, reage com hostilidade. Com tudo envolto em um grande mistério, somente com a ajuda de Tom Ashdown, um jornalista londrino designado para investigar o caso, é que Charlotte poderá verificar o que há por trás dos fenômenos sobrenaturais que assolam a mansão e descobrir uma trágica verdade escondida nas paredes de Chalk Hill...
 


Charlotte Pauly é uma jovem alemã, que após um ocorrido em seu trabalho anterior como Preceptora, decide que não poderia mais viver em Berlim onde todos que ela conhecia saberiam e a julgariam. Os últimos meses haviam deixado feridas que não cicatrizavam e a fim de evitar o sofrimento em sua terra natal, e mesmo que sua mãe não aprovasse suas escolhas, ela decide se mudar para a Inglaterra por conta do seu novo emprego como Preceptora para a filha de Sir Andrew Clayworth, um homem muito poderoso e influente em Londres por ser o Deputado do Parlamento.

Seria uma oportunidade para melhorar o seu inglês e, principalmente, para uma grande aventura. Próxima de um vilarejo chamado Westhumble, sua nova casa seria a Mansão Chalk Hill, Charlotte fica encantada e completamente fascinada pela beleza do local e não via a hora de conhecer sua pupila, Emily Clayworth, uma menina de oito anos, doce, gentil, porém ao mesmo tempo era incrivelmente tímida, fechada e até mesmo um pouco amedrontada, mas havia um motivo para esse comportamento. Pois sua mãe, Ellen, havia falecido em Julho de 1890, desde a última primavera e deixado uma sombra sobre a casa em Chalk Hill. Charlotte teria não apenas que lhe transmitir conhecimento escolar e ensinar a ter um comportamento discreto, mas também deveria ajudar a menina a superar o período difícil.


“Era feita de tijolo e muito vistosa. O frontão largo e voltado para frente era decorado com enxaimel branco e preto, e as generosas janelas permitiam imaginar cômodos iluminados. Contudo, o mais fascinante era a torre redonda, que flanqueava uma extremidade da construção, assemelhando-a a um castelo.”

Em sua estadia na Mansão, Charlotte conhece a Mrs. Evans, uma governanta séria e rigorosa, uma gentil empregada chamada Susan; Wilkins, o cocheiro falante, e Nora, a babá que cuida de Emily desde o seu nascimento e por estar muito apegada a menina, começa a tratar a preceptora com arrogância, o que dificulta bastante a vida de Charlotte. Contudo, o comportamento de Nora era simples em comparação as regras rígidas ditadas por Sir Andrew, que além de ser um homem surpreendentemente belo, também se mostrava frio e distante com sua única filha. Suas regras diziam que ninguém da Mansão, inclusive Emily, deveria mencionar a falecida Ellen Clayworth.

Conforme os dias passam, Charlotte mostra-se paciente e tenta tranquilizar Emily, e com a permissão do pai, as duas fazem passeios pelo vilarejo e aprendem um pouco sobre a história do local. Mas nunca deveriam passar pelo Rio Mole, o local que se tornara assustador e traiçoeiro após a morte de Ellen. Fora isso a menina mostra um ótimo desempenho nas aulas, passando a confiar em sua Preceptora e dando orgulho ao pai, mas a tranquilidade não dura muito tempo, pois além de ouvir barulhos estranhos vindos do porão à noite, Charlotte nota que Emily começa a ter pesadelos horríveis com a mãe, mas eles começam a piorar quando a menina pensa não se tratar de um sonho e que sua mãe está com saudades e quer levá-la embora. Com medo de que o quadro psicológico da filha piore, Sir Andrew toma a decisão de contratar um especialista da Society for Psychical Research, que tinham o objetivo de fazer pesquisas científicas de fenômenos paranormais.


“-Ela estava ali. Perto da minha cama. - E isso a deixou com medo? Emily deu de ombros. - Sim. Não sei por quê. Parecia tão... tão real. Como se estivesse mesmo aqui. Mas ela morreu! –Nisso você tem razão- Charlotte se afastou da menina com cuidado e se levantou. - Volte a dormir, Emily. Vou fechar a janela. Aliás, por que a abriu? Ainda está ventando e chovendo. –Não a abri. –disse a menina com a voz sonolenta. –Com certeza esqueceu-se aberta ou já estava meio adormecida – respondeu Charlotte, tranquilizando-a. –Não, estou dizendo a verdade.-murmurou Emily.”

Nesse momento conhecemos Thomas Ashdown, um crítico teatral que após a morte de sua esposa, Lucy (que ainda o atormentava depois de seis meses), fora convidado a retratar pesquisa da Society. E por ser um homem cético em relação ao sobrenatural, Tom é enviado para Chark Hill para avaliar se Emily possa estar realmente tendo contato com sua falecida mãe.

Com a ajuda de Charlotte, Tom investiga a finco não apenas a morte de Lady Ellen, como também toda a trajetória da moça, tornando a história mais empolgante e surpreendente quando os segredos são finalmente revelados. 

Um enredo rico em detalhes históricos relacionados à Inglaterra, especificamente sobre Londres e com personagens muito bem construídos. A princípio a história é escrita de forma lenta, mas conforme eu lia a jornada de Charlotte em busca de respostas sobre Ellen, o enredo passa a ficar bem interessante. O medo de serem repreendidos por Sir Andrew era tão grande, que nem mesmo as pessoas do vilarejo comentavam sobre sua falecida esposa. Era até bizarro o quão misterioso e distante ele era com as pessoas a sua volta. Emily é uma personagem adorável, apesar de parecer frágil, ela é uma menina muito inteligente e perspicaz. O passado de Charlotte fora muito ruim para a sua reputação e conforme vamos lendo, o seu segredo é finalmente revelado também.

 A entrada do Tom na história serviu para torná-la mais envolvente e divertida, pois ele é um personagem gentil, encantador e ao mesmo tempo sarcástico. A diagramação está linda, com páginas amarelas e com informações muito interessantes no posfácio sobre os locais que a autora visitou para construir a história, sem deixar de mencionar alguns contos de terror da sua cidade natal e muitos outros livros que a inspiraram e também são mencionados na obra. Imagens de Londres que me deram até vontade de visitar um dia haha. O desfecho final foi surpreendente e emocionante, vale à pena conferir!   

19 comentários via Blogger
comentários via Facebook

19 comentários:

  1. Oi, Jennifer. Adorei a sua dica. No início achei que seria um tipo de livro mais leve, mas logo notei que é muito mais misterioso e tenso. Fiquei muito curiosa para conhecer a Emily, ela realmente parece ser um amorzinho de menina. Gosto desses temas mais pesados, então já fiquei interessada, o livro parece transparecer uma atmosfera muito boa. Espero ter a oportunidade de ler em breve!

    xoxo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Pois é haha, é um livro surpreendente! Fico feliz que tenha ficado curiosa, simm a Emily é uma fofa. Leia sim, bjss!

      Excluir
  2. Olá!
    Adoro livros com suspense e mistério envolvendo a trama e esse com certeza despertou o meu interesse! Fiquei curiosa sobre a casa e o que vai acontecer com Charlotte e sobre o tal Rio. Com certeza vou querer ler!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Obras desse gênero são muito boas mesmo e a cada página essa história fica mais envolvente, que bom que você ficou curiosa. Leia sim, bjss!

      Excluir
  3. Oi Jennifer tudo bem?
    Realmente eu adoro muito qualquer livro que envolva terror, essa mansão parece nos deixar com o cabelinho em pé hahahahahaha com toda certeza seria uma ótima pedida para mim, dica anotada e suas fotos ficaram lindas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Morgs! A história tem uns momentos bem sinistros mesmo haha, mas como você curte esse gênero, irá aproveitar bastante a leitura. Obrigada <3, bjss!

      Excluir
  4. Oi, Jennifer.
    Então... esse é definitivamente o tipo de livro que passo longe. Sou muito cagona para ler essas coisas sobrenaturais, mas achei a capa do livro linda. Além disso, pude ver pelos quotes como essa história parece muito bem escrita. Amo quando o autor viaja e pesquisa, para apresentar uma história mais real. Se não fosse esse meu medo, leria esse livro com certeza. Ótima resenha. Um beijo, sucesso sempre e boas leituras para nós. Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudia! Poxa, que pena haha. É sim, e possui muitos pontos turísticos interessantes que nos conectam mais ainda à história. Espero que você possa ler um dia. Obrigada <3, fico feliz que tenha gostado! Com certeza haha, boas leituras para nós. Bjss!

      Excluir
  5. Estou de olho neste livro, principalmente por conter fatos históricos da Inglaterra, coisa que sou apaixonada. Sua resenha me deixou com aquele gostinho de que "quero ler".
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose! Aaah então você irá amar esse livro haha, espero que tenha a chance de ler um dia. Bjss!

      Excluir
  6. Olá!
    Já tinha visto esse livro por aí e ficado bem interessada pela premissa. Só pelo fato de envolver um mistério já me deixa animada pra leitura e sua resenha me deixou com a sensação de que esse livro vale a pena cada página lida.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Camila! Que bom que você ficou animada com a história, vale muito a pena. Espero que você tenha a chance de lê-lo um dia. Bjss!

      Excluir
  7. Olá tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro e confesso que de primeira achei qué se tratava de uma história leve. Que engano!
    Gostei bastante da premissa, principalmente porque amo mistérios. Sua resenha me deixou com gosto de quero mais.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo e você? Eu também pensava assim haha. Obrigada, essa era a minha intenção haha. Bjss!

      Excluir
  8. Oi, eu gosto desse gênero e tenho visto esse livro rolando por aí nas redes sociais. Achei a premissa dele bem interessante e gostei da sua resenha, fiquei ainda mais curiosa para realizar a leitura. Gostei de conhecer um pouco mais sobre a obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Obrigada, fico feliz que tenha gostado. Espero que você possa conferir essa obra e gostar tanto quanto eu, bjss!

      Excluir
  9. Oi Jennifer,
    Ainda não li esse livro, mas uma amiga leu e se apaixonou completamente pela história, sendo só elogios para ele. Gostei muito da suas impressões e confesso que ela me deixou ainda mais por saber do enredo histórico presente no livro.
    Vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia a autora, mas amei a premissa da história, pois sou encantada com mistérios. Gostei muito da sua resenha e esse livrinho já está na lista de desejados.
    Obrigada pela indicação. Beijos :)

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Mesmo não sendo muito o estilo de livro que costumo ler, desde que lançou esse livro tem chamado minha atenção, ainda não surgiu a oportunidade de lê-lo, porém quem sabe a BF me ajude a adquiri-lo né. Achei essa premissa intrigante e quero muito saber mais sobre o desenrolar da história.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo