Título: Jane Austen Roubou meu Namorado (Um Diário Secreto)
Autora: Cora Harrison
Páginas: 288
Editora: Editora Rocco
Estrelas: 4/5
Livro: Cedido pela Editora
Baseado nos diários da escritora Jane Austen na adolescência, este divertido romance juvenil é uma história de aventura, mistério, fofocas e, claro, flertes e paixões. Uma das autoras mais queridas em todo o mundo, cujo bicentenário de morte ocorre este ano, Jane Austen (1775-1817) segue arrebanhando uma legião de fãs em pleno século XXI com romances nos quais retrata a sociedade inglesa de sua época com precisão e ironia. Em Jane Austen roubou meu namorado, a escritora irlandesa Cora Harrison recria, para os jovens de hoje, a atmosfera dos livros da própria Jane Austen mesclando ficção e dados reais, a partir dos diários da autora de Orgulho e preconceito. O livro retrata as peripécias amorosas da futura escritora, que já se considerava uma especialista em assuntos do coração, e de sua prima Jenny.
Jenny está apaixonada pelo capitão Thomas Willians, um homem honesto e bom. O casal está ansioso para saber a resposta do irmão de Jenny sobre aceitar o pedido de casamento de Thomas. A garota de 17 anos perdeu os pais jovens e sua mãe deixou seu irmão Edward-John como tutor, mas o problema é que o rapaz se casou com uma megera que o comanda como quer, Augusta convence Edward-John a recusar a oferta de casamento de Thomas, mesmo com os tios de Jenny (Sr. e Sra. Austen) pedindo para que ele pense melhor sobre a oferta, tentando fazê-lo entender que o capitão é um ótimo rapaz e um bom partido... Ainda assim o pedido é recusado.
"- Odeio a Jane Austen! Odeio de verdade!Paro. Conheço essa voz.– Ah Lavinia, mamãe disse que Jane Austen é apenas uma garotinha atrevida, afetada, vulgar e caçadora de marido. Ela sempre fala que você não deve dar atenção a ela."
Jenny fica profundamente triste com a resposta do irmão, ela sabe que seu amado capitão está prestes a embarcar em uma missão que o deixará afastado dela por um ano... Nada conseguia alegrar o coração de Jenny, por sorte ela tinha Jane que a fazia rir de vez em quando com suas histórias engraçadas sobre pessoas que conheceram. Jane sempre escrevia uma cópia para Jenny colocar em seu diário.
Com a chegada da prima Eliza as meninas conseguiram permissão dos pais de Jane para passarem alguns dias na cidade de Bath. Jane logo planejou uma maneira de Jenny ver seu amado pela última vez antes dele embarcar em sua missão de um ano... Ela escreveu-lhe uma carta dizendo que ambas estariam em Bath e que ele poderia encontrar sua amada lá. Jane contou com a ajuda de Harry, seu vizinho e amigo de infância (e que claramente era loucamente apaixonado por ela) para entregar a carta à Thomas.
Chegando em Bath as meninas notaram Harry em seu cavalo, ele trazia uma carta de Thomas para Jenny, uma carta urgente que fez Harry correr em disparada para Bath. A carta dizia para Jenny encontrar com seu amado nos salões da assembléia na sexta-feira, Thomas planejava conversar novamente com Edward-John e para tentar convencê-lo a aceitar seu pedido.
Enquanto isso Jane se divertia com seus pretendentes, admiradores, incluindo Harry que acabou decidindo passar uns dias na cidade, mas Jane jurava que Harry não passava de um amigo para ela, embora ela achasse ele bonito, era tímido... Jane queria um homem corajoso, um herói e Harry não parecia ter esse perfil.
No entanto começa a surgir boatos sobre, Jane. Boatos que pode destruir sua reputação.
Já Jenny ao se encontrar com seu amado faz a promessa de cuidar de sua irmã mais nova, uma menina que parece não gostar nada dela.
Como se já não tivesse muita coisa acontecendo a tia de Jenny e Jane a Sra. Leigh-Perrot é acusada de roubo... em 1790 isso era muito, muitooo ruim.
Quando vi o livro entre os lançamentos da Rocco não perdi tempo e já solicitei, embora nunca tivesse lido algo de Jane ou algum livro seu, e para falar a verdade esse foi sem querer meu primeiro livro biográfico. Foi um tiro no escuro que deu mega certo, li o livro em poucos dias. Foi uma leitura fluida e viciante, me senti amiga dos personagens querendo proteger alguns e bater em outros, me senti parte da família de Jane, que família mais acolhedora.
Uma das coisas que mais gostei no livro foi a nota da autora no final dizendo o que na história é real e o que não é. Adorei saber que Jenny também se chamava Jane e autora teve que dar uma mudada para não fazer confusão (ainda assim no meu exemplar tinha muita troca com os nomes das duas, fiquei pirando em alguns momentos hahahha)... Enfim, eu amei essas informações que a autora deixou.
Narrado em forma de diário (claramente em primeira pessoa) pela prima de Jane Austen, Jenny. Um livro mais que recomendado, principalmente para quem é fã de Jane. O livro tem um primeiro volume que eu não fazia ideia de sua existência até ler esse, mas isso não me atrapalhou em nada, então os livros podem ser lidos fora de ordem.
E para encerrar preciso dizer que fico babando nessa capa toda vez que olho para ela, parabéns editora Rocco, a diagramação estava impecável.
Amei o título do livro rsrs. A capa é linda e parece mesmo ser uma leitura fluída, cativante, esmo sendo algo biográfico.A resenha ficou perfeita e despertou o desejo de leitura, adorei.
ResponderExcluirBeijos Taty.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/#
O que chamou minha atenção para esse livro de cara foi a capa e o título sem dúvida.
ExcluirCaramba, que resenha!
ResponderExcluirEu nunca li nada da Jane, mas devido às milhaaares de críticas positivas, quero ler pra ontem kkkkkk
Me confundi algumas vezes por causa dos nomes, mesmo mudados, Jenny parece com Jane, porque não mudaram, sei lá, para Ashley? AHAHAHA
Ótima resenha, estou super curiosa pela história, beijos!
https://estantedakahofc.blogspot.com.br/
Fico mega feliz em saber que você gostou hahaha
ExcluirDuas então, quero muito ler pelo menos um livro. Realmente os nomes são bem parecidos, hahahahha, mas a gente pega o jeito.
Oiii Tay tudo bem?
ResponderExcluirCom toda certeza eu adoraria ler esse livro menina,a inda mais da famosa e linda Jane Austen, e sobre os romances, no qual parece ser uma história bem divertida.
Beijinhos
Oie.
ExcluirLeia sim, você vai amar.
O livro é lindo e muito fluido.
Olá,
ResponderExcluirEu não conhecia o livro e fiquei encantada pela capa. Sou fã da Jane Austen e adorei saber que tem uma personagem chamada Jane e outra como Jenny. Quero saber o que vai acontecer com cada uma dela, se Jenny vai se casar e se Jane vai recuperar sua reputação e ficar com seu amigo.
Beijos,
Delírios Literários da Snow
Eu também amei a capa. Nunca li nada da Jane, mas quero muito ler. Acho que vc como fã vai pirar lendo.
ExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirPrimeiramente eu compraria esse livro pela capa, mas também me interessei pela história.
Só fiquei um pouco confusa lendo a resenha com tanto Jenny e Jane ahahaha
Beijinhos
www.fofocas-literarias.blogspot.pt
não é hahahha linda linda.
ExcluirPois é. Os nomes são bem parecidos mesmo, as vezes confundi kkkkkk
Vi muito Spoiler na resenha =(
ResponderExcluirQuero ler o livro e acho que vou me encantar com ele também.
Vícios e Literatura
Mas se vc não leu o livro, como encontrou muitos spoilers na resenha?
ExcluirE tudo que eu falei está bem no inicio do livro e não interfere em nada da história para ser considerado "muitos spoilers"
Se puder me apontar esses spoilers ficaria muito feliz.
bjs
Oi Taty, o livro parece ótimo a começar pelo título e capa que eu adorei!!!
ResponderExcluirOutro ponto positivo foi ter sido escrito em forma de diário, gostei.
Bjs, Rose.
Amei também <3 é UM LIVRO fofo e informativo para os fãs.
ExcluirTaty, nunca tinha ouvido falar do livro, mas já amei a capa e mais ainda dele ser narrado em forma de diário.
ResponderExcluirFiquei encantada pela história e morrendo de vontade de ler.
Jura!!!
ExcluirQue bom que gostou, é uma delicia de ler, vc vai curtir.
Jura!!!
ExcluirQue bom que gostou, é uma delicia de ler, vc vai curtir.
Achei a capa desse livro super linda! Confesso que nunca li nada da Jane, mas quando ler provavelmente lerei este também, parece super interessante! Parabéns pelo post.
ResponderExcluirby: atravesdaescrita.blogspot.com
Que bom que você gostou. Eu também nunca li nada da Jane hhahahha
Excluir