06/09/2017

19 [ RESENHA ] Espada de Vidro



Título: Espada de Vidro
Autor: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Páginas: 496
Estrelas: 3,5/5

O sangue de Mare Barrow é vermelho, da mesma cor da população comum, mas sua habilidade de controlar a eletricidade a torna tão poderosa quanto os membros da elite de sangue prateado. Depois que essa revelação foi feita em rede nacional, Mare se transformou numa arma perigosa que a corte real quer esconder e controlar.Quando finalmente consegue escapar do palácio e do príncipe Maven, Mare descobre algo surpreendente: ela não era a única vermelha com poderes.

Resumo

No segundo volume da série A Rainha Vermelha, a rebelião do povo de sangue vermelho contra a poderosa elite de sangue prateado continua a se fortalecer. 
Mare Barrow, a principal arma dos rebeldes, agora tenta encontrar outros sangue novos como ela: pessoas de sangue vermelho, mas com poderes extraordinários. 
O sangue de Mare Barrow é vermelho, da mesma cor da população comum, mas sua habilidade de controlar a eletricidade a torna tão poderosa quanto os membros da elite de sangue prateado. 
Depois que essa revelação foi feita em rede nacional, Mare se transformou numa arma perigosa que a corte real quer esconder e controlar.
Quando finalmente consegue escapar do palácio, Mare descobre algo surpreendente: ela não era a única vermelha com poderes. Agora, enquanto foge, a garota elétrica tenta encontrar e recrutar outros sangue novos como ela, para formar um exército contra a nobreza opressora. Essa é uma jornada perigosa, e Mare precisará tomar cuidado para não se tornar exatamente o tipo de monstro que ela está tentando deter.

Um breve gostinho da história...

O livro começa exatamente no final do seu antecessor: Mare confiou na pessoa errada,  foi traída e  jogada covardemente numa arena pra ser morta junto com Cal.
Mesmo tendo seus poderes drenados pelo silenciador Arven, Mare e Cal conseguem escapar do arena, e fugir do palácio com ajuda do que sobrou da guarda Escarlate, mas agora eles são poucos e estão feridos, precisam de reforço para continuar. Então fogem para a base da guarda para pedir ajuda. Ao chegar a base, eles não são tão bem vindos assim.
Cal é considerado um inimigo, e logo é preso pela guarda. Já Mare é considerada alguém com muito poder, tanto por sua eletricidade quanto por sua fama.
Eles a querem como a nova cara da Guarda Escarlate.
Sabem que ela pode convencer a mais pessoas a se juntarem a causa.
Mas Mare tem apenas um propósito agora: VINGANÇA!
Ela precisa encontrar todos os sanguenovos que puder e se vingar.
Precisa os encontrar antes que Maven os encontre e os mate.
Ele tem a lista assim como ela. Ela precisa ser mais rápida.
Ela fará de tudo pra conseguir salvar todos que puder antes que seja tarde.

“-Recebi uma lista de nomes. De vermelhos como meu irmão e eu, nascidos com a mutação responsável pelos nossos… poderes. – Preciso convencê-lo. Preciso. – Eles podem ser encontrados, protegidos e treinados. São vermelhos como nós, mas fortes como os prateados, capazes de lutar contra eles em campo aberto. Talvez até poderosos o bastante para ganhar a guerra. – Minha respiração sai trêmula e ruidosa, e meu peito se agita quando penso em Maven. – O rei sabe da lista, e com certeza vai matar todos se não os encontrarmos primeiro. Ele não vai deixar uma arma tão poderosa passar – finalizo.”

Será que ela conseguirá encontrar todos da lista antes do novo e cruel rei?
Será que conseguirá se vingar?

Senta que lá vem a resenha...

Desde de que li o primeiro livro, me tornei uma fã incondicional da saga.
Era um livro totalmente diferente do que costumo ler, mas foi uma ótima aposta.
O primeiro livro partiu meu coração em um grau, que sinceramente não sei se vou me recuperar tão cedo.  Ahhhh Maven! Porque!!!!!
E como todo fã, eu estava muito empolgada com a continuação. Precisava ver Mare acabar com Maven, porque era isso que eu teria feito no lugar dela.
Estava torcendo por uma Mare com "sangue nos olhos", que desse uma reviravolta naquela hierarquia dos prateados.Mas outra vez eu finalizei o livro com raiva e de coração partido.
Vou listar meus motivos.

Ao contrario do que eu gostaria, nesse livro vemos uma Mare toda desconfiada, que não raciocina direito, que continua acreditando nas pessoas que não devem e desconfiando das que pode confiar.
As vezes ela desconfia tanto dos outros que fica meio perdida.
Mesmo quando os outros  estão tentando ajuda-la.
As pessoas a tratam como se ela fosse "o último biscoito do pacote" por medo do que ela pode fazer. Mesmo assim, Mare está o tempo todo fugindo de tudo.
Ela demora muito pra entender que eles a querem como uma líder, que ela tem tudo pra ser alguém de destaque. Mas ela está ocupada demais com o próprio sofrimento.

"Mas eu também morri. A Mare de Palafitas morreu no dia em que caiu no escudo elétrico. Mareena, a princesa prateada desaparecida, morreu no Ossário. E não sei quem é a pessoa que abriu os olhos no subtrem. Só sei o que ela foi e o que perdeu, e o peso disso é quase esmagador."



Quando por fim ela entende que tem que aceitar que se tornou alguém que as pessoas seguem, ela fica meio que sem escrúpulos.

Acha que vale a pena sacrificar pessoas que a amam se for por um "proposito maior".
Ou seja, o que a vida do meu irmão quando eu salvei tantos sanguenovos para meu exército.
Tudo bem ela abandonar a família, tudo bem ela ser extremamente superficial e até falsa as vezes com Cal se ele a fizer se sentir melhor.

"Mas há amigos que eu trocaria, vidas que eu abandonaria para atingir meus objetivos. Já fiz isso antes. Não é difícil deixar pessoas morrerem quando isso garante a vida de outras pessoas."


Enquanto isso eu esperava um Cal mais interessante.

No primeiro livro ele teve poucas oportunidades pra se destacar, já que a história estava girando em torno de Mare e Maven.
Nesse livro ele tinha que se destacar mais, essa era a oportunidade da autora de fazer com que eu me "shippasse" o "CALRE". Mas isso não rolou.
Não rolou justamente porque o Cal foi uma banana o tempo todo, que acabava sempre se deixando render a fazer as vontades da Mare.
Era só ela fazer assim: "clap" que ele voltava.
A Mare trata ele o tempo todo como uma pessoa que ela só pode ter do lado enquanto ele não tiver que interferir no futuro dos que tem a mesma cor do seu sangue.
A autora tenta destacar isso em alguns textos, mas ele tava tão apaixonadinho que eu duvidei disso o livro inteiro(e continuo duvidando).
Mas pra quem pediu mais sentimentos do Cal, toma um Cal sentimental.
Bem, tenho que admitir que eu também queria um pouco mais dos dois como casal na historia.
Mas eu queria um romance entre os dois não esse amor mal correspondido senhora Victoria Aveyard.
Teve uns momentos que eu até senti pena dele.


" Não sei se você ama alguém de verdade - ele dispara. - Se vê algo além de instrumentos e armas. Pessoas para manipular e controlar. Para sacrificar"

Cadê o capitão estrategista que ele deveria ser???


Agora se tem um personagem que não deixou nada a desejar, foi Maven.

Ver como o Maven passa do irmão esquecido para o rei desalmado me deixa chocada por não ter percebido que ele era assim antes.
Ele cumpriu totalmente o propósito do personagem: SER UM VILÃO.
Ele é estratégico, consegue calcular todos os passos de Mare e antecipa-los e ainda é irônico.
Quem um vilão melhor que esse?!?!?!?
Mare tá lá bancando a toda poderosa, mas no fundo morre de medo de Maven, de tudo que ele pode fazer.


“Vejo Maven em cada forma retorcida, em cada contorno escuro. Ele me disse uma vez que era a sombra da chama. Agora tenho medo de que tenha virado a sombra da minha mente; pior que um caçador, pior que um fantasma.”



E o que ele sente por ela é tão contraditório que chega a ser doentio.

Porque do jeito todo errado, no fundo ela a quer só pra ele. Ele quer que ela o ame, mas ele sabe dos sentimentos que ela tem por Cal.(Sabe mais até que ela mesma)
O primeiro livro tem umas cenas que faz você acreditar que é Elara que o envenena pra ser assim. Mas não, Maven é o totalmente sádico.



Esse livro é importante pra que você entenda de fato quem são os personagens.

Pra que os compreenda melhor. E pra dar adeus a alguns (fica ai um SPOILLER básico).
E o final desse livro me deixou com vontade de jogar ele pela janela de tanto ódio de Maven.
Esperem grandes reviravoltas até o final desse livro.
E vamos para o próximo querendo saber como diabos a Mare vai sair dessa furada que ela se meteu(ops, mais SPOILLER, desculpa).
Agora Mare levante essa cabeça e trate de cumprir o que você nos prometeu:

"Sou uma arma feita de carne, uma espada coberta de pele. Nasci para matar um rei,para acabar com um reino de terror antes mesmo de começar para valer. Fogo e eletricidade elevaram Maven, e fogo e eletricidade vão derrubá-lo."


19 comentários via Blogger
comentários via Facebook

19 comentários:

  1. Já é a segunda vez essa semana que leio uma resenha sobre essa saga. Acho que isso é um sinal para eu finalmente ler, concorda?
    Desde o início me pareceu uma saga que eu gostaria, que faz o meu "estilo de leitura", mas também sempre tive receio. Enquanto leio a resenha, percebi que sentir raiva de personagens e ao mesmo tempo torcer por eles faz parte de quem eu sou e, por isso, acho que vou gostar desse livro, apesar de toda a raiva que ele pode me trazer kkk

    ResponderExcluir
  2. Oi Zinhah tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse menina, mas gostei muito de saber a sua opinião e ver que tu trouxestes a resenha para nós, eu não sou muito chegada nessa trilogia, mas é sempre bom conhecermos e sabermos as opiniões dos outros.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Zinhah;
    Tenho um amigo que é fã de carteirinha desta série, apesar de sempre reclamar do valor dela.
    Tenho pra mim que esse lance de deixar o leitor com ódio é exatamente para despertar o desejo de comprar o próximo livro.
    Não é uma série que me chame atenção, mas te garanto que se tivesse os livros eu leria kkk

    Beijos lindona.
    https://cabineteste.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Vou te confessar que não li toda a resenha por um único motivo eu tenho o primeiro livro o qual eu encalhei e quero dar mais uma chance a série.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu já estou morrendo por esse livro desde que terminei o anterior mas após a sua resenha eu realmente preciso dele AGORA. Infelizmente ele só será lançado cá em Portugal no final deste ano, e vamos ver se realmente vai.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Heeeey!

    Lembro que no lançamento da série eu estava louca pra ler, depois que li algumas resenhas negativa acabei desanimando.
    A sua é a segunda essa semana que leio positiva e me deu aquele UP pra ler sabe?
    Parabéns pela resenha, você conseguiu me convencer definitivamente.

    Beijos e até a próxima!

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Quero muito ler essa série, os livros estão na minha lista de desejados, quero começar ainda esse ano!
    Louca para conhecer a narrativa da autora, e sem contar que acho as capas belíssimas. Não vou ler a resenha pra não pegar Spoilers rsrs

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Ahhh, eu tenho tanta vontade de ler essa série... Adorei sua resenha e fiquei mais curiosa ainda!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  9. Oi Zinah, estou louca para ler esta série, mas ainda nem comecei. Adoro reviravoltas no final, desde que já esteja com a continuação em mãos, pois senão fico surtada
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Tudo bem? Então, tenho todos os livros da série aqui, mas estou bem desanimada de começar a leitura por conta de tantas críticas que tenho visto. No primeiro livro era só elogios, mas de lá pra cá, só ouço dizer que a autora se perdeu. Pelo menos ela sabe construir um vilão, neh? Isso você deixou claro. E que pena que o romance não engrena nesse livro. Também acho que não precisa ser o foco da trama, mas tem que ter sim. Um beijo, querida. Todo o sucesso do mundo pra você.

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Se o primeiro já achei maçante, nem quero imaginar como terminar essa série... Odiei a Mare e todo esse universo, foi uma péssima leitura pra mim, então imagino como você se sentiu depois de ler.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu estou muito curiosa para conhecer essa série.
    To com os livros na minha estante, mas ainda não consegui pegar para leitura. Preciso me organizar, pois a vontade só aumenta a cada resenha que leio, porém vou ter que ler com calma justamente por ser um gênero que leio pouco e com certeza vou achar a leitura arrastada.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Ainda não li essa série e espero não ter adquirido muitos spoilers mas parece ser uma obra interessante, uma pena que esse livro não atingiu as suas expectativas, mas gostei da forma como você abordou o livro na resenha e quando eu li "Senta que lá vem a resenha" lembrei logo do meu porque uso esse bordão para iniciar as minhas hahahha

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Ainda não li este livro, embora tenha lido Rainha Vermelha e gostado muito. Uma pena o livro não ter lhe agradado tanto, mas futuramente pretendo ler e tirar minhas próprias conclusões. Ótima resenha!

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  15. Oiee, quando li esse livro nao consegui parar, era um tiro atras do outro, achei atpe melhor que o primeiro, mas ainda estou travada e n consigo ler o 3! espero que vc possa gostar mais dele.

    Bjs

    =)

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não consegui ler os livros dessa série, mas morro de vontade. Achei a sua resenha super completa e fiquei ainda mais curiosa. Gostei de conhecer um pouco mais sobre o universo da série e sobre esse volume.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, gostei muito da resenha e com certeza lerei sim.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Tenho visto muitos comentários positivos sobre esse livro e a coleção. Ainda não li mas tenho curiosidade. Com certeza, vale a pena a indicação. super bjo

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Li bem superficialmente sua resenha, confesso! Preferi focar mais na sua opinião do que nos detalhes da história, estou doida por essa continuação ação e não gosto de saber muito sobre a história sabe. Enfim, todo mundo fala que essa série tem uma continuação fraca, mas, eu gostei tanto de A Rainha Vermelha que quero muito saber o que vai acontecer, mesmo com todos os comentários negativos.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo