04/01/2017

52 [ RESENHA ] As Cordas Mágicas

Livro: As Cordas Mágicas
Autora: Mitch Albom
Páginas: 350
Editora: Editora Arqueiro
Estrelas: 4/5
Livro: Cedido pela Editora Arqueiro

Francisco Presto nasceu numa pequena cidade da Espanha em plena guerra civil. Com a infância marcada por tragédias, Frankie se torna pupilo de um professor de música cego, que se dedica a lhe ensinar tudo o que sabe.
Ao completar 9 anos, ele foge para os Estados Unidos carregando consigo apenas seus bens mais preciosos: um violão e seis cordas mágicas.
Com um talento fora do comum para tocar e cantar, Frankie rapidamente alcança o estrelato e influencia o cenário musical do século XX, apresentando-se ao lado de nomes consagrados como Elvis Presley e Little Richards.
No entanto, seu dom se transforma em um terrível fardo quando ele percebe que pode afetar o futuro das pessoas: uma corda de seu violão fica azul cada vez que uma vida é alterada.
No auge do sucesso, assombrado por seus erros e por seu estranho poder, Frankie sai de cena por anos, apenas para ressurgir para um espetacular e misterioso adeus.



Algum amante de música por aí? Rock, Jazz, Soul, Pop, Country? Sim? Então, para tudo e leia a resenha desse lindo livro chamado "As Cordas Mágicas" e se prepare para querer sair correndo para lê-lo agora, rs.

O livro começa com uma narradora atípica, nada mais nada menos do que a Música. Sim, a Música que atravessa gerações, anos, barreiras sociais, vida e morte. Todos nós nascemos com um dom, dentre eles podemos citar a música, seja no canto, no violão, piano, guitarra, saxofone, bateria, enfim, quando nascemos agarramos um dom e dentre as infinitas opções alguns agarram com muita força a música. 


"Todos os humanos são musicais. Por que motivo o Senhor daria a vocês um coração pulsante?"


É o que aconteceu com o Francisco Presto, desde quando nasceu a música esteve ali em sua vida. Nunca teve contato com a sua mãe porque foi deixado a margem no rio e foi salvo por uma boa alma chamada Buffo e seu cachorro.



Buffo apresentou o pequeno Frankie para El Maestro, um idoso viciado em álcool que tocava lindamente violão, mas que devido a morte da esposa foi se tornando cada vez mais recluso e rabugento. Eram tempos difíceis, quando os alemães ganhavam mais espaço e já estavam empregando seus conceitos abusivos em parte da Espanha. A música era censurada, só algumas podiam ser tocadas, os músicos viviam com medo, mas mesmo assim Frankie foi aprendendo pela rigidez de El Maestro como tocar sua viola para depois progredir a um violão... A vida não nasceu fácil para esse pequeno garoto, sem mãe e em breve sem pai se vê obrigado a embarcar em uma dura jornada rumo a América do Norte.


Nesse trajeto até o outro lado do oceano passará por Londres onde enfrentará a fome, o isolamento e a solidão, apesar de tudo sempre se mantendo ao lado da música com seu violão a tiracolo.

"Riqueza nunca definiu a música. O que é tocado de coração pode ser tocado em qualquer lugar."

Quando as oportunidades vão surgindo ele se agarrará a elas e conhecerá dessa maneira peculiar grandes nomes da música que o ajudarão a se tornar ainda mais competente dentro do meio musical.

É com o decorrer dos anos que ele descobrirá que as cordas do seu violão que ganhou do seu professor El Maestro são especiais, mais precisamente mágicas, elas quando tocadas na intensidade e no momento certo tocam a vida de outras pessoas, sempre para o bem.



Mas o livro não é só música e gente famosa, temos romance, um amor que sobreviveu a longas distâncias e que mesmo assim não teve sua chama apagada. Antes de sair da Espanha Frankie conhecerá Aurora, nessa época uma garota que verá somente por algumas poucas horas, é quando ele tocará pela primeira vez uma música em homenagem a alguém, nesse dia ele se tornará um garoto apaixonado e mais adiante um homem que entregou seu coração somente a uma única mulher.

Dizem que o que é pra ser seu sempre estará ali ou retornará a ti, pois bem, a ligação entre Frankie e Aurora será algo nesse nível, uma química cósmica, afinal essa jovem entenderá o que é a música na vida de Frankie e sempre o estimulará a trilhar esse caminho.


"The greatest thing, you'll ever learn / Is just to love, and be loved in return."
(Tradução: A coisa mais importante que você vai aprender um dia / É simplesmente amar e ser amado de volta.)

Todos fazemos parte de uma banda em momentos diferentes das nossas vidas, seja ela de somente dois integrantes ou cem, o que importa é fazermos o bem e deixarmos aquela sementinha de luz e exemplo por cada banda que passarmos.

É o tipo de livro que todo mundo deveria ler! É um exemplo de superação e amor. Tem música boa, tem uma escrita linda, tem criatividade e o melhor de tudo: uma lição de vida.

Com certeza "As Cordas Mágicas" deve estar na sua lista de leituras para 2017, porque será fonte de inspiração para o seu ano inteiro, eu garanto!


Nos vemos em breve!
Bjinhos.
Att,
Paty Argachof.
52 comentários via Blogger
comentários via Facebook

52 comentários:

  1. Oie! Tudo bem? Cara toda a vez que vejo esse livro sinto uma raiva, por ter recebido outro no lugar dele! Mas fazer o que, vou compra-lo e irei ler de qualquer forma!
    Amei a sua resenha, e concordo com você: todos nós fazemos parte de uma banda, em cada momento da nossa vida!
    BJss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo certo e vc?
      hahaha, poxa, que bad! Mas recomendo que compre e leia sim, é mara!!
      Simmm, são essas bandas que nos tornam o que somos.
      Bjooo

      Excluir
  2. Estou master interessada em ler este livro, primeiro porque amo o autor e todos os livros que li dele, me emocionaram demais. E outra porque é a musica a narradora e não dá pra ignorar uma narração tão pertinente. Amei a dica!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sacada do autor em colocar como narrador "A Música" é incrível! Leia sim!
      Bjss

      Excluir
  3. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste assim tanto da leituram mesmo que com os seus defeitos!! :) ahah

    Para ser sincero, concordo que a narradora não e comum não... ahah Que bom que passa uma mensagem assim...! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Paty,
    Sou movida a música, então, já consegue imaginar como quero ler esse livro para ontem, né?
    Gostei de conhecer suas impressões e achei muito legal você ter dito que esse livro merece estar na lista de leitura de 2017. Acho que a autora conseguiu misturar muito bem coisas que gosto e isso enche meu coração de esperança de gostar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu garanto que todas as pessoas que amam música irão se apaixonar pela obra, a mensagem que o livro trás é linda demais. ^^

      Excluir
  5. Olá =) Não conhecia o livro. Sua resenha além de me apresentar me deixou interessada no livro. Sempre tem uma música para cada momento na vida, ela faz toda diferença como trilha sonora e na vida também. Anotei a dica do livro. Beijos'

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não conhecia o livro, parece ser um enredo bem diferente e, pelo visto, com uma mensagem bonita ao fim das páginas. Fiquei bastante interessado no enredo e vou anotar a dica aqui e tentar ler em 2017, caso tenha uma oportunidade. Ótima resenha.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo fortemente a leitura da obra, rs. É inspiradora!

      Excluir
  7. Olá!
    Gostei bastante da sinopse e da capa do livro. E a sua nota é bem alta apesar dos "pontos baixos".

    http://feliciity-unjourdepluie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É porque a mensagem que a história passa é maravilhosa, por isso a nota alta! ^^

      Excluir
  8. Eu eu sou uma pessoa apaixonada por música então acho que esse livro é para mim. Acho que para completar minha vontade so me resta saber: tem trilha sonora? Espero que sim! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! Então, não tem trilha sonora definida... Mas tem muitos trechos de música que você pode considerar como trilha. rs
      Bjsss

      Excluir
  9. Oi, achei bem interessante e inusitado que seja a música a narradora atípica da história e apesar de gostar bastante, a história não conseguiu me conquistar ao ponto de eu querer sair correndo. Achei bem legal o desenvolvimento, a história de vida do personagem e suas mudanças, mas não acredito ser a leitura ideal para mim no momento. Espero ler um dia, mas por enquanto vou passar a dica!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, flor! Deixa pra ler quando estiver na vibe. Mas fica aqui a minha recomendação para o futuro.
      Bjss

      Excluir
  10. Oi Paty,

    Tenho visto inúmeros comentários positivos sobre esse livro. Adoro música, só isso já me deixou bem à vontade para ler. Adoro livros que trazem amor e também uma lição de vida, eu sempre aprendo muito. Adorei sua resenha, eu espero poder ler logo.

    bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oiee Paty ^^
    Eu estou doida para ler esse livro. Só não o pedi porque havia Julia Quinn no mesmo catálogo de lançamentos, e não dava para competir...hehe' *-*
    Fico muuito feliz em saber que você gostou tanto da história, me deixou ainda mais animada, e eu adoro música (não tem como não amar, né?), então...hehe'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia Quinn é demais tbm! haha.
      Mas esse livro me pegou logo na sinopse e depois de lido me cativou ainda mais.
      Bjsss

      Excluir
  12. Olá!
    Eu ainda não conhecia esse livro e devo dizer que ele parece ser bem emocionante e várias coisas para se refletir. Eu adoro livros que tenham música. A música faz bem pra alma, por isso adorei conhecer essa história. Vou anotar a dica.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia esse livro e nunca tinha ouvido falar sobre uma história narrada assim, me parece tão peculiar e tão bacana. Meu coração se encheu de curiosidade e já quero ler logo!

    ResponderExcluir
  14. Olá
    Não conhecia o livro, mas confesso que estou muito mais que interessada nele.A premissa me encanta, e é um livro que a personalidade dos personagens são bem comuns no nosso dia a dia.Tudo que tem música me agrada.Creio que é uma leitura com ensinamentos. Espero em breve poder fazer a leitura do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é um livro cheio de lições, super recomendo!

      Excluir
  15. Oi.
    Não costumo ler livros com essa temática, mas sua empolgação na resenha me contagiou.
    Gostei da relação com o instrutor, de ter um pouco de romance e de ter um toque de mágica.
    Vou adicionar a lista e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito diferente de outros livros, é único! Leia em breve! ^^

      Excluir
  16. Adoro ler livros que trazem a m´sucia dentro do seu enredo, e confesso que em apaixonei pela premissa desse. Vendo assim que gostaria de acompanhar como esse amor superou a distância e como os personagens desenvolveriam isso. Sua resenha me deixou bastante curioso por esta leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que minha resenha tenha te deixado afim de ler. ^^

      Excluir
  17. Amante de música como sou, não poderia deixar de ficar curiosa com este livro. Apesar de ter prometido a mim mesma que iria me segurar pra não comprar mais livros antes de diminuir significativamente minha lista de leitura, sua resenha me deixou louca pra quebrar essa promessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha, nem me fale, miga. Minha lista de leitura é infinita, kkkk

      Excluir
  18. Olá!
    Me encantei com a história de cara, pela sinopse, acho lindo histórias de amor que envolvem música e que superam as barreiras que a distância faz; mesmo em fase de economia vou tentar comprar o mais breve possível, pois fiquei apaixonada pela sua resenha e quero muito conhecer mais os personagens principalmente o Frankie.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver disponibilidade leia sim, é lindo demais!

      Excluir
  19. Olá, tudo bem por aí?

    Eu adoro histórias que envolvem música e a premissa de "As cordas mágicas" chamou bastante a minha atenção. Você classificá-lo como um livro inspirador me faz mais ainda querer lê-lo! Obrigado pela dica.

    Abraços.
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  20. Recebi meu exemplar uns dias atrás e meio que já tinha montado a lista de leituras de janeiro, mas depois da sua resenha estou pensando que seria uma boa fazer com que o livro furasse a fila...
    A capa é linda e a premissa já tinha me chamado a atenção, mas ele ainda ter uma lição de vida e a narração da própria música???? Tem como não querer um livro assim?
    Tem como não querer ler um livro que será inspiração para o ano? Amei sua resenha e acho que será uma das próximas leituras - e a fila que espere...rs
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que já tenha lido a obra! E que tenha gostado tanto quanto eu.
      Bjsss

      Excluir
  21. Olá,
    Desde o lançamento da obra que fiquei super curiosa para fazer a leitura. Ainda não consegui e essa é a segunda resenha que leio sobre ela.
    A premissa é bem interessante e sou apaixonada por obras que abordem de alguma forma a música. Adorei saber que nele está contido uma lição de vida e isso me intriga ainda mais para fazer a leitura.
    Essa capa é maravilhosa.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que assim que tiver um tempinho leia a obra, é boa demais! ^^

      Excluir
  22. Oi, tudo bem? Eu solicitei para a arqueiro esse livro mas até o momento meu exemplar não chegou ainda. Ler sua resenha só me deixou ainda mais curiosa para ler. Imagino que seja realmente uma história envolvente afinal a música é o alimento dá alma.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha lido! É o tipo de livro que alimenta a alma... ^^

      Excluir
  23. Estou apaixonada.
    Quando vi esse livro, me apaixonei pela capa. Quando li a sinopse, adicionei-o à minha lista. Mas eu não sabia do enredo encantador que ele tem. E sua resenha, muito bem escrita, me fez ver com clareza o quanto esse libronze é especial.
    Agora mais do que nunca desejo tê-lo em minhas mãos.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, fico feliz que minha resenha tenha te deixado ainda mais encantada com a obra. Espero que já tenha lido!
      Bjsss

      Excluir
  24. Olá, tudo bom?
    Adoro livros assim que nos passam mensagens boas, histórias tocantes e de superação. Só por aí eu já queria conferir esse livro. Ver a forma delicada como você falou da obra, da narrativa e de seus personagens só me deixou ainda mais curiosa e esse livro acabou entrando para os meus desejados.
    ótima resenha e lindas fotos!!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Adorei a estória deste livro! Parece que ele passa para nós o tempo todo aquelas mensagens de paz e amor ao mundo e isso me deixa com ainda mais vontade de lê-lo.
    Ah! Achei suas fotos super criativas.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaa, feliz que curtiu!
      Adoro tirar fotos, rsrs, é meu hobby. ^^

      Excluir
  26. Oi, tudo bem?
    Adoro livros sobre amor e superação, por essa razão fiquei animada logo de cara com essa dica. A premissa desse livro é interessante e achei muito bacana a narradora ser a música. Além disso, gostei dessa coisa de cordas mágicas que tocam a vida das pessoas para o bem. Enfim, espero ler algum dia e gostar também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  27. É incrível! Quando puder leia sim, altamente recomendado. ^^

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo