28/10/2016

16 [ RESENHA ] Boa Noite

Título: Boa Noite
Autor: Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Páginas: 240
Estrelas: 4/5 
Livro: Cedido pela Galera Record
Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.

Hello, galera!
Tudo certo do lado daí?
Por aqui tudo MARAVILINDO! kkk.
Mês de outubro é o favorito do ano pra mim e hoje trago pra vocês a resenha de um livro muito amorzinho da queridíssima Pam Gonçalves, ela que é conhecida no meio literário como booktuber e que inspira muitos leitores a trilhar os mesmos passos que ela.

E nesse primeiro romance new adult lançado por ela vamos conhecer a história de Alina, essa garota meio nerd que sempre focou sua vida nos estudos e no modo de vida caxias, sofrerá um choque de realidade quando é aprovada no curso de Engenharia da Computação e vai morar em um república onde a palavra de ordem é: BADALAR!

"Eu preciso encarar a situação. Não vou deixar que as outras pessoas definam quem sou."

E nessa transição de autodescoberta perceberá que não precisa levar a vida no modo 8 ou 80, mas sim, ser ela mesma e que os outros deverão aceitá-la do jeito que ela é. Lógico que essa conclusão não será obtida da noite para o dia, porque nesse meio tempo ela terá algumas ressacas monstruosas, alguns perrengues da vida universitária e um coração palpitando por um certo garoto, mas ela sempre contará com a ajuda da galera da república. 

Seus amigos da Rep. são a Manu (garota descolada que adora tagarelar), o Gustavo (o garoto delícia que fará seu coração bater bemmmm mais rápido) e o casal Talita e Bernardo (que vivem se pegando pelos cantos da casa, mas que estão sempre dispostos a ajudar quando preciso).

Alina que antes quase não tinha amigos passará a viver rodeada deles e aproveitará essa benção que a faculdade trouxe a ela. Mas nem tudo são rosas não é mesmo? Ela começará a sair com um cara do curso de Medicina chamado Artur e terão uma paixonite que grudará nela, no entanto, Gustavo sempre ficará alerta com esse relacionamento, pois sabe que o tal Artur não é flor que se cheire e que pode estar envolvido com algo bem barra pesada, como site de fofocas sexuais, drogas ao estilo "Boa Noite Cinderela" e abusos a mulheres, resta saber se as suspeitas do Guto estão corretas ou se é só uma desconfiança passageira movida por seus sentimentos.

"Mesmo com toda essa tragédia eu me sinto feliz por ter ajudado de alguma forma. Por ter sido útil. Por conseguir fazer a diferença. Ao contrário do que somos educadas a pensar, as outras mulheres não são nossas inimigas, mas sim nossas irmãs. Um time."

Alina percebendo a gravidade dos abusos que estão acontecendo nas festas da faculdade se unirá a suas colegas de sala e desenvolverá um projeto excelente que ajudará muitas meninas, naquele clima de sororidade.


Enquanto ela pensa na melhor proposta e vertente de ação de seu projeto social, seu coração também trilhará outro caminho que com certeza a tornará ainda melhor do que já era.

É um New Adult bem tranquilo de ler, você se sente envolvida com a história toda e torce para que os casos de abuso não passem impune assim como fica naquela expectativa de Alina perceber quem é o boy certo pra ela.

Gostei muito da narrativa, é bem jovem e em uma linguagem compatível com o público!

Não posso dizer que é um livro diferente do clichê romântico de cada dia, mas o que seríamos nós sem essa dose deliciosa de amor envolvido não é mesmo? E ele traz algo importante a ser debatido como plano de fundo, a sororidade e maneiras de nos proteger contra possíveis abusos que acontecem bem debaixo do nosso nariz.


Espero que deem uma chance para "Boa Noite", porque vale a pena sim. Temos que favorecer mais os autores nacionais, eles também escrevem maravilhosamente bem. ^^

Nos vemos em breve.

Bjs.
Att,
Paty Argachof.

16 comentários via Blogger
comentários via Facebook

16 comentários:

  1. Que legal esse livro, já quero ler!!! A resenha está maravilhosa <3
    Beijos ❤
    JP * MS * GV

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paty!
    Tenho a sensação de que esse livro é bem gostoso de se ler mesmo. Uma leitura rápida, fácil e que funciona perfeitamente como entretenimento. Gostei muito da proposta do livro, conheço a Pam pelo canal e tenho muita curiosidade de conhecer o seu livro. Tomara que eu tenha oportunidade um dia desses.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Que bom saber que Boa Noite é um livro que vale a pena pois estou com ele na minha estante aguardando pacientemente para ser lido. Li recentemente o livro de contos da Pam e gostei da escrita dela que proporciona uma leitura bem agradável e rápida e fico feliz que isso se repita nesse livro.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Não gostei muito das minhas experiencias com New Adult, gosto do canal da Pam, mas acho que não sou muito parte do público que ela quer alcançar com seus livro, mas pelo menos ela se dedica a escrever de verdade, e não fazer uma extensão do canal em livro como alguns youtubers, espero que ela tenha muito sucesso em sua carreira de escritora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Acompanho a Pam, faz pouco tempo em comparação com o tempo que ela está nesse mundo literário, porém gosto muito das dicas de livros que ela dá, ao saber que ela publicaria um livro, fiquei bastante empolgado, ajudei na escolha da capa e o gênero escolhido pela autora é um gênero que consigo ler com mais facilidade...

    ResponderExcluir
  6. Olá, Paty. Realmente o livro é bem clichê, porém o que me chamou a atenção foi esses abusos que acontecem, fiquei com vontade de saber quem é que os faz.
    Que pena, logo o gato da medicina que o boy suspeita, adoro médicos, haha.
    Conheço a Pam há um tempinho e fico feliz que ela tenha lançado o livro, gosto muito quando blogueiros/booktubers literários ganham o seu espaço.

    ResponderExcluir
  7. A capa do livro é muito gracinha, mas não é o tipo de leitura que tenho feito ultimamente. Tenho corrido de personagens mt jovens e esse gênero em si. Não sei se leria, mas fico feliz que tenha curtido a leitura.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  8. Oiii Paty, que livro mais lindo é esse? Fiquei apaixonada por essa edição, mas confesso que realmente não sei se leria, porque não é gênero que me agrada assim para ler.
    Parabéns pela resenha e fico feliz que tenha gostado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oie
    muito legal sua resenha, eu li o livro e adorei, é leve e ao mesmo tempo retrata temas tabus que devem ser debatidos e de forma muito realista, a pam arrasou

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Paty um clichê bem escrito continua sendo uma de minhas paixões, gostei da premissa assim como do tema abordado, a capa está uma graça. Esse livro com certeza já entrou para a minha lista de leitura, será perfeito para um fds. ótima resenha. beijos

    Joyce
    wwww.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Paty, com certeza temos que valorizar os nacionais. De um tempo pra cá tenho tido o oprtunidade de conhecer alguns autores nacionais e me apaixonado por suas histórias. Já tinha visto a resenha do livro da Pam, mas infelizmente não me senti atraida pela história dela. Mas o canal dela eu dou espiada às vezes. Que bom que gostou da leitura!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Não li ainda nada do que a Pam escreveu, mas acompanho seu canal. Esse livro diferente do outro de contos me chamou a atenção. Gosto muito de clichês e tudo mais por isso me empolguei.
    Essa é a primeira resenha que leio da história, vou dar mais uma pesquisada nela e quem sabe não dou chance

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. OOI!
    Ameei a resenha!! Claro que fiquei loucaaaa para realizar a leitura!! Já vou abrir o Skoob aqui..
    Parece ser uma história bem envolvente, encantadora e divertida/descontraída por conta da narrativa jovial.
    Dica maaais que anotada!!

    ResponderExcluir
  14. Sou meio com um pé atrás com esses livros de youtubers, mas realmente gostei da premissa desse livro, traz uma mensagem por trás e isso é bem interessante. Gostei da sua resenha, ficou muito bem escrita e suas fotos ficaram lindas!

    ResponderExcluir
  15. Acho bem interessante a Pam tratar de sororidade e de abusos que infelizmente acontecem muito, mas não tenho vontade de ler esse livro. Prefiro enredos mais fantasiosos, por isso passo a dica.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Paty! Tudo bem?

    Vou confessar uma coisa, li poucos livros escritos por youtubers. Esse da Pam não tinha chamado minha atenção, então nem procurei ler a sinopse, mas sua resenha me fez querer dar uma segunda olhada. Gosto de histórias que envolvam auto descoberta, amadurecimento...E se, juntamente a isso, for possível abordar questões atuais fica ainda melhor. Ou seja, falar sobre a necessidade de empoderamento, de sororidade, e de olhar para o prejuízo causado pelos abusos, além da necessidade de ter que bater de frente com essa realidade, é um ponto positivo. Principalmente se a gente levar em consideração que ela pode atingir justamente o público que está passando por fases semelhantes as tratadas no livro.

    Ótima resenha!

    Leitoras Inquietas

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo