27/04/2016

19 [ RESENHA ] PS: Ainda Amo Você

Título: PS. Ainda Amo Você
Autora: Jenny Han
Páginas: 304
Editora: Intrínseca
Estrelas: 4/5
Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários. Em "Para todos os garotos que já amei", Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em "P.S.: Ainda amo você", Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam. Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois.





SEM SPOILER

É com muita emoção que eu venho resenhar a continuação de "Para Todos Garotos Que Já Amei" , um livro que marcou minha vida e de certa forma me deixou muito cativada pelos personagens.

No primeiro livro da autora, ela conta a história da Lara Jean, uma adolescente cativante, que para se despedir das suas paixonites do colégio, escrevia cartas de despedidas para cada um deles e fielmente às colocava em uma caixa de cetim, todas marcando um encerramento de emoções em sua vida. Tudo mudou na vida dessa mocinha, quando as cartas que ela escreveu são enviadas aos seus destinatários e claro, eles começam a fazer perguntas. Como se não bastasse, ela ainda é apaixonada pelo ex-namorado da irmã, o Josh, e com isso ela embarca em um plano com um colega, o Peter Kavinsky, para fingir um namoro e ser notada pelo outro rapaz.

 Só por essa introdução já conseguimos ver que a Lara tem uma vida amorosa bem agitada e é isso que torna esse livro tão marcante. Em PS. Eu Ainda Amo Você, a Lara Jean tenta lutar com os seus novos sentimentos por Peter Kavinsky, que até então era só um meio dela conseguir o que desejava, mas com o desenrolar do primeiro livro, ela percebeu realmente gostar do rapaz, o problema é que ela não soube demonstrar isso a tempo e agora os dois estão separados e ela não consegue parar de sentir saudades (own :/ ).

“Gosto tanto de você que não sei o que fazer a respeito. Meu coração bate muito rápido quando sei que vou ver você de novo. E aí, quando você me olha, eu me sinto a garota mais sortuda do mundo.”

Após as devidas desculpas, o Peter e a Lara embarcam em um relacionamento e com ele vem todas aquelas inseguranças juvenis. Acontece que a ex namorada do Peter, vive atrás dele e o rapaz simplesmente não faz nada para evitar, pois segundo ele a jovem tem uma vida conturbada. A Lara é claro, morre de ciúmes e com as devidas razões na minha opinião, mas ela tenta ser otimista e manter um relacionamento estável, mas é claro que isso não é fácil, principalmente quando se é adolescente.


E justamente por causa dessas inseguranças, a jovem tem medo de amar e se entregar totalmente e há diversas partes do livro onde ela fica sem dizer o que está sentindo sabe? Coisas que fariam totalmente a diferença no relacionamento dos dois. Além disso, a Lara sente que o seu pai precisa de uma nova companheira para superar a morte da mãe. Ela então começa a procurar pretendentes para ele escondido. 


“Não da para ser próximo de alguém de verdade enquanto existem segredos entre os dois”.


Como se a vida da jovem não fosse conturbada demais, ela começa a sofrer bullying cibernético, quando um vídeo dela em momentos íntimos com o Peter é divulgado na internet. E aí vocês imaginam o que a garota passa, sem falar na desconfiança que a ex do Peter tenta criar, dizendo que ele colocou o vídeo. E tudo isso é claro, só gera insegurança na personagem e sofremos junto com ela.

Os personagens do livro, como esperado, são excelentes, principalmente os secundários. Senti que nessa obra a autora abriu uma oportunidade para conhecê-los melhor , o que me agradou muito. A Lara Jean também acaba amadurecendo muito durante essa trama e é muito interessante observar as decisões que ela toma, as coisas que ela se orgulha e também as que ela se arrepende.

"As pessoas entram e saem da nossa vida. Durante uma época, são seu mundo; são tudo. E, um dia, não são mais. Não da para saber por quanto tempo vamos tê-las por perto..."

A narrativa da autora continua da mesma forma, fluída, fácil de ler e eu acabei esse livro em dois dias, não sei o que acontece, mas essa história sabe nos fazer viajar para aquele clima colegial sabe? Me lembrou muito a minha adolescência, as inseguranças que eu tinha, a minha roda de amigos e tudo mais, foi muito bom poder sentir isso novamente. 

Eu só me desapontei um pouco com o final, esperava um pouco mais de emoção, mais um encerramento talvez? Mas comecei a pensar que isso também pode ser uma estratégia da autora sabe? Nos mostrar que a vida não é perfeita e que ela continua.

Eu preciso dizer que gostei mais do primeiro livro, mas achei que o segundo soube dar uma boa continuidade na história e até mesmo nos matou a saudade da personagem cativante que é a Lara Jean. A capa é muito linda na minha opinião e entre ela e o primeiro, preciso dizer que as duas ficam lado a lado na minha classificação. 

Recomendo o livro para todas as pessoas que se encantaram com o primeiro, vocês vão gostar de saber mais sobre os personagens, de entrar novamente nesse universo estudantil e encarar as confusões com a Lara Jean.

Até a próxima pessoal ;)
19 comentários via Blogger
comentários via Facebook

19 comentários:

  1. Oi Vivi, tudo bem?
    Estou muito curiosa para ler esses dois livros, porque só venho escutando comentários bem positivos a respeito. Sem contar que sou apaixonada por essas capas e é um gênero (mais jovial) que me atrai bastante. Sua resenha me deixou bem motivada a adquirir os dois.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      A série muito boa, acredito que você vai se divertir bastante. Fico feliz que você tenha se interessado.

      Abraços

      Excluir
  2. Oii Vivianne, tudo bom? Eu gostei muito da sua resenha, mesmo não tendo lido o primeiro livro. Me sinto bastante atraída por essa duologia (?) e espero ter a oportunidade de realizar a leitura em breve! Sem comentários para essas capas maravilindas!!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabrielly,

      Obrigada, fico feliz que tenha gostado. E bom até o momento eu também acredito se tratar de uma duologia também haha. As capas são lindas demais né, vou comprar a versão física em breve.

      Abraços

      Excluir
  3. Um encanto!!! Adorei os livros, a história é muito fofa..
    Adorei a resenha! bjs

    ResponderExcluir
  4. Ei, Viv!
    Apesar de não ser muto fã de romances, sempre achei o primeiro livro interessante e tive vontade de ler. Ainda não o fiz, é verdade, mas sabendo que o segundo livro tb é ótimo, já me deixa com mais vontade. Além disso, gosto de história em que é possível perceber o amadurecimento dos personagens. Resenha super bem feita! <3

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Li Para todos os garotos que já amei e simplesmente amei esse livro. Ele poderia ter sido sim um pouquinho melhor, mas ainda sim é uma história super gostosa de se acompanhar.
    Estou super ansioso para poder ler a continuação, sei que vou amar do mesmo jeito que amei o primeiro (ou até mais).

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oie
    não li o primeiro ainda e estou louca para poder ler e finalmente chegar no segundo, vi vários elogios e também críticas mas a vontade de ler não passa, adorei sua resenha ahha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, ainda não li nenhum dos livros da série e estou doida para fazer essas leituras, sempre vejo ótimas críticas entre as blogueiras.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Eu nem imaginava do que se tratava o segundo livro. Fiquei surpresa! Comecei a ler o primeiro em uma livraria e gostei bastante, mas ainda não tive chance de ler.
    Vou fazer o possível para ler os dois ainda esse ano!
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Viviane, tudo bem?
    Nunca li Para Todos Os Garotos que já amei mas depois de ler essa resenha fiquei bem interessado pela trama. Adorei a personalidade e o jeito da protagonista e tenho quase toda certeza que vou gostar do livro.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Caramba, estou louca pra ler essa série. Desde o lançamento do primeiro livro que venho paquerando ele, e não consegui compra-lo ainda. Agora lançam o segundo, daí fiquei de cabelos em pé! Como a grana anda curta vou tentando os sorteios pela internet... quem sabe tiro na sorte grande, né?
    Adorei a resenha, me deixou ainda mais na expectativa.
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  11. Oi Vivi, sua linda, tudo bem?
    Eu quero tanto ler os dois livros. A história parece ser daquelas que facilmente nos apaixonamos!!! Que situação complicada em que ela se encontra nesse liro, parece que tudo está contra o namoro deles. Se ele não consegue se afastar dessa ex e enxergar quem ela realmente é, dificilmente eu ficaria com ele, risos...Percebi que o final não será como queremos, uma pena, mas a vida nem sempre é como queremos, faz parte do nosso aprendizado. Sua resenha ficou ótima!!! Não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Lara é jovem e sabe aproveitar a vida. Se relaciona com pessoas, aparentemente, pois nunca li o livro de fato, de forma normal. Esse parece um ótimo juvenil. Tem muitos elementos marcantes para o público juvenil, como insegurança, o bullying, relacionamentos, etc.

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Adorei a sua resenha! Eu confesso que estou doida para conferir esses dois livros, pois só vejo o pessoal falando bem deles por aí!E depois da sua resenha, quero muito lê-los!!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  14. Hello! Tudo bem?
    Sou louca para ler PS: Ainda Amo Você, mas cadê tempo?
    A capa ja me ganhou desde a primeira vez que eu vi o primeiro livro e agora com esse segundo eu to ainda mais ansiosa pra ler logo, hehe.
    Acho que a maioria gostou mais do primeiro, mas ainda sim gostei mto de conhecer o segundo aqui.
    Vou ler os dois com certeza.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  15. A verdade é que a história foi bem confusa, mas de uma forma realista e divertida de se acompanhar. Os relacionamentos interpessoais eram bem feitos, a relação de Lara Jean com suas irmãs e pai se manteve bonita e honesta, contudo muitos pontos ficaram sem solução, mas não penso que teremos um novo livro. Acho que ficou legal essa sensação de que continua, porque a vida é assim… sempre segue em frente.
    <3

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem Viviane? Então, eu ainda não li o primeiro livro - quero muito - então vou poder ler este também. Fiquei muito curiosa com os livros da autora porque deram o que falar no começo do ano e vi que o pessoal tem gostado bastante.

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo