26/04/2016

28 [ RESENHA ] Para Todos os Garotos que já Amei

Título: Para Todos os Garotos que já Amei
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca

Páginas: 320
Estrelas: 4/5

Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou - cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Olá leitores, como vão vocês?

Estou aqui para mais uma resenha! Dessa vez o livro é Para Todos os Garotos que já Amei, da autora americana Jenny Han. O livro se trata da jovem Lara Jean, uma garota introvertida e a filha do meio de três irmãs que vivem com o pai viúvo. Todas as três se dão muito bem, considerando que são irmãs e sempre há conflitos entre si, cooperando para deixar a perda da mãe mais tolerável e evitando trazer mais preocupações para o pai. Tudo funciona muito bem até que a irmã mais velha, Margot, resolve fazer faculdade em outro país – Escócia.

Apesar de demonstrar apoio à irmã, Lara Jean está apreensiva, uma vez que Margot é sua melhor amiga e o mais próximo de uma figura materna desde a morte da mãe. Com sua ida, não apenas terá de tomar seu lugar para ajudar a tomar conta da mais nova, Kitty, mas também realizar todos os trabalhos da casa que Margot era responsável.

"De todas as coisas que guardo, acho que posso afirmar que as cartas de amor são meus bens mais precisos. Guardo-as em uma caixa de chapéu azúl-petróleo, que minha mãe comprou para mim em um brechó no Centro. Não são cartas que outra pessoa escreveu para mim; não tenho nenhuma assim. São cartas que eu escrevi. Uma para cada garoto que amei - cinco ao todo." - Prefácio.


Como se não bastasse ter de lidar com tantas responsabilidades novas, um novo problema surge. As cartas que costumava escrever para todos os garotos por quem estivera apaixonada e que guardava com tanto zelo, não se encontram mais dentro de uma caixa em seu guarda-roupa e são enviadas aos garotos para quem escreveu. Inclusive o namorado de Margot, Josh, por quem ainda tem uma queda.

Para poder se esquivar de muitas perguntas e situações embaraçosas com Josh, Lara Jean começa um namoro falso com Peter Kavinsky, o primeiro garoto a receber sua carta. E é a partir desse namoro falso que Lara Jean começa a ter uma visão de como sua vida se torna completamente diferente quando começa a se relacionar com mais pessoas fora de sua família e sair de sua zona de conforto.

A leitura é muito tranquila, me lembrando do estilo de Anna e o Beijo Francês e Lola e o Garoto da Casa ao Lado. Os capítulos, apesar de serem 72, são curtinhos e mostram o desenvolvimento da personalidade da protagonista, que se torna um pouco mais extrovertida  madura, começando a aproveitar mais a vida fora de casa e aprendendo a tomar riscos. A escrita me agradou muito, uma vez que as situações foram apresentadas todas em seu devido tempo, sem apressar no desenvolvimento das relações e dos conflitos que ocorrem através do livro.

No início, tive minhas dúvidas sobre ele. Não me parecia algo que estaria interessada a ler, principalmente por ser um livro infanto-juvenil com uma capa que não me chamou a atenção.

Mas resolvi dar uma chance, uma vez que havia lido vários comentários positivos sobre ele e não me arrependi. A escrita da autora é sensacional e comparando-a com a estética do livro, é muito coerente, uma vez que a delicadeza da capa combina exatamente com a personalidade de Lara Jean. 

Outro ponto positivo do livro é a autora ter usado a cultura coreana, da qual também é descendente, no livro ao colocar comidas e costumes típicos, mostrando algo novo em livros desse gênero. 

"- Sabe o que não entendo?- O que?Josh me olha com as bochechas vermelhas.- Por que você nunca me disse nada. Se gostou de mim durante todo aquele tempo, por que não disse nada?Meu corpo todo ficou tenso. Eu não estava esperando por isso. Não estou preparada. Engulo em seco.
- Você estava com a Margot.- Eu não estive sempre com a Margot. As coisas que você escreveu... Você gostava de mim bem antes de eu gostar dela. Por que não me contou?” – Capítulo 53, página 247."

Os personagens são incrivelmente charmosos e cativantes, todos com personalidades variadas, especialmente as irmãs Song, que são parecidas apenas na aparência. O que me surpreendeu foi ter gostado de Lara Jean. Normalmente me identifico com um personagem secundário, de personalidade explosiva ou contrária a da protagonista, mas Lara Jean me conquistou. 




O que mais me conquistou no livro foi a realidade posta nele. Não conta a vida perfeita de uma garota que se apaixona pelo garoto errado e tenta de tudo para tê-lo, que só acontece na ficção. O livro relata várias coisas que adolescentes passam, coração partido, perdas familiares, medos e inseguranças e ao ir nessa direção, a autora ganhou minha atenção.

28 comentários via Blogger
comentários via Facebook

28 comentários:

  1. Oi Fer, quero muito ler esse livro. Inclusive, acho que ele é o próximo da minha lista. Já ouvi vários comentários positivos a respeito, especialmente por conta da narrativa ágil da autora. Legal saber sobre o realismo no enredo, afinal de contas é algo que acaba aproximando ainda mais o leitor.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer!
      Leia sim, é muito bonitinho e bem levinho...
      Sim, foi uma coisa que me agradou muito, por que dá pra nos colocar no lugar dela e pensar no que faríamos, sabe?
      Beijos :)

      Excluir
  2. Fernanda... quando comecei a ler sua resenha, logo imaginei: treta na certa!!!! Imagine esses caras receberem estas cartas, que sim, devem ser maravilhosas, mas que até o namorado de Margot recebe... uau... uma reviravolta e tanto... são intimidades reveladas que podem mudar ou até mesmo acabar com a vida da pobre garota... realmente, acho que o livro deve relatar uma série de coisas que nós mesmas já passamos, em pensamento, já também escrevi uma série de cartas... com certeza, ele entra na minha lista de desejados. Você avaliou bem o livro, o que me dá certa tranquilidade de lê-lo.
    Obrigada pela resenha linda, cheia de fotos enriquecedoras! :)
    beijos
    ps: adoroooo caítulos curtinhos. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flôr :)
      Pois é, imagine se fosse a gente no lugar da Lara Jean? Não mostrava mais a cara na escola kkkkk
      Leia sim, tenho certeza que vai adorar como eu adorei. Muito obrigada você por comentar!
      Beijos :)

      Excluir
  3. Oie. Eu já li esse livro e assim como você gostei dele, embora tenha gostado mais do segundo. Quanto a personagem com a qual mais me identifiquei foi Kitty, achei ela muito fofa. E concordo quanto a personagem ir amadurecendo no decorrer do livro e também adorei a inserção da cultura coreana no livro. Acho que você gostará ainda mais do próximo livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara!
      Estou com o segundo na mão e to doida pra ler, mas cadê o tempo?
      Também adorei a Kitty, fico pensando que se tivesse uma irmã mais nova, se ela seria desse jeito...
      Achei bem original, finalmente um livro que introduz um personagem diferente, sabe?
      Espero que gostei sim!
      Beijos :)

      Excluir
  4. Oi Fernanda, tudo bem?
    Já estava curiosa em relação a esse livro, mas depois da sua resenha estou morrendo de vontade de tê-lo em mãos, ainda mais que você disse que o livro tem aspectos da cultura coreana! Tudo que envolve hábitos, costumes, crenças da cultura oriental em geral me fascina. Me identifico um pouco com a protagonista da história também pois certa vez, uma carta minha foi enviada sem querer para um menino que eu gostava e digamos que tenha sido uma experiência beeeem traumatizante, hahaha.
    Espero gostar tanto do livro como você.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Sim, o livro é muito bom e e o fato de introduzir uma cultura nova é bem excitante. Dá um ar bem inovador.
      Ah meu Deus, sério? Eu preciso saber a história toda!!! Coitada de você... Acho que eu não saia nem de casa mais depois disso...
      Tenho certeza que vai amar o livro
      Beijos!

      Excluir
  5. Oiee!
    Eu não sou fã de romances sabe? Mas acho esse livro tão fofo que esta na minha lista de leitura. sabe tenho a curiosidade de desvendar como as cartas foram parar nas mãos dos garotos. Haha!
    espero gostar da leitura como você!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila!
      Eu adoro romances, mas ultimamente ando bem cansada deles... Mas esse livro é tão fofo que é impossível odiar!
      Ah, isso é dito bem no fim do livro...
      Depois que ler me conta o que achou, ta?
      Bjs

      Excluir
  6. Olá Fernanda,
    Esse livro relata muitas coisas legais para adolescentes, mas não funcionou muito bem comigo. Ao contrário de você, não consegui simpatizar com a Lara Jean, acho que ela foi um pouco imatura demais, apesar de entender os dramas que ela passou. Achei a utilização da cultura coreana como um ponto positivo mesmo.
    Infelizmente, não fiquei tão animada com o livro.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Que pena que não gostou... Mas concordo com você, ela foi imatura inúmeras vezes, mas acho que ela conseguiu ver isso e amadurecer mais um pouco. Ela se tornou mais independente da Margot e começou a se portar de uma forma mais adulta... Mas temos que levar em consideração que ela ainda é jovem e não tem uma personalidade tão forte e determinada como a das irmãs.
      Adorei que colocaram a cultura coreana, parece que deu um ar a mais ao livro, sabe? Sempre lemos as mesmas coisas sempre que quando eles resolvem diversificar, é animador.
      Beijos!

      Excluir
  7. Oiee ^^
    Só vi resenhas positivas deste livro até agora, então estou doida para conhecê-lo ♥ Saber que ele é meio no estilo "Anna e o beijo francês" me deixou ainda mais curiosa, pois eu adoro os livros da Perkins ♥ Saber que o livro é um tanto realista me animou ainda mais, pois, normalmente, a maioria dos romances com personagens mais "juvenis" são perfeitinhos *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dryh!
      Sim, eu também amo os livros da Perkins, tenho certeza que você vai gostar desse... Pois é, você vai reparar que a maioria das situações podem acontecer com qualquer adolescente, como ter uma queda pelo namorado da irmã.
      Beijos!

      Excluir
  8. Oie!
    Eu conheço a narrativa da autora, e acho linda! Bem envolvente, emocionante onde você não consegue mais parar. Eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas só por dizer que se assemelha a Anna e o Beijo Francês me deixou ainda mais curiosa.
    Bjks!
    Blog Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!
      Também achei isso, queria logo acabar o livro mas também não queria, sabe?
      Leia sim e me diz o que achou!
      Bjs

      Excluir
  9. Oi!
    Adorei a sua resenha! Esse parece ser um livro bem fofo e também tive dúvidas se o leria ou não, mas resolvi aidciona-lo à minha lista de desejados e espero gostar, ainda mais por ter te lembrado o estilo de Anna e o Beijo Francês que foi uma leitura bem gostosinha e que eu gostaria de repetir a experiência. Espero gostar da leitura também.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  10. Oi Fernanda!
    Esse livro é uma verdadeira meiguice! Sou completamente apaixonada por Lara Jean, suas paixões e biscoitos deliciosos.
    Fico feliz que tenha gostado tanto também <3
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. OI!!

    Fernanda, que bom que se sentiu cativada. Já li várias resenhas e as mesmas são bem positivas, e parece que todas que leram o primeiro gostaram do segundo. Toda a situação e o enredo é bem diferente e sugestivo, a autora é muito inteligente em abordar um tema inusitado, afinal ter suas cartas de amor distribuídas é bem incomodo. Não sei se leio ou não, estou com muitas dúvidas, entretanto obrigada pela dica...beijos!

    ResponderExcluir
  12. Ola Fe lindona eu adoro essa capa é tão delicada e a premissa me passa que a protagonista também seja, menina que confusão com essas cartas hein, estou muito curiosa com o desenvolvimento de toda história, o tema do livro é diferenciado afinal cartas de ex ir parar na mãos deles imagina a confusão. Com certeza irei ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Considero muito importante isso da realidade.. De todos esses obstaculos e situaçoes da realidade.. E nao os cliches que nao se enquadram.. :)

    Isso é bom, mas nao acho que seja o meu genero literario.. :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Acho que se livro é daquele tipo ideal pra ler quando você tá precisando aliviar a cabeça dos problemas, rápido, bonitinho, com uma narrativa gostosa. Hoje, por exemplo, estou bem nesse clima de ficar em casa, debaixo do cobertor lendo uma história boba. Pena que não tenho Para Todos os Garotos aqui senão já teria começado ;p

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá!! Que resenha linda!
    Desde o lançamento desse livro estou babando nele e desejando muito a leitura! Todos falam tão bem... Como gosto bastante do gênero acho que irei adorar esse! Fora que, vamos combinar, essas capas são belíssimas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Já estou interessada nesse livro a um tempinho... Li muitas resenhas positivas e estou meio como você antes de ler... Bom, já que você teve uma experiência boa, quem sabe eu também não tenha, não é mesmo? Vou então vou coloca-lo para próxima leitura... Linda sua resenha! Beijos'

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?

    Eu estou LOUCA pra ler esse livro desde que lançou e, parece que a cada dia que passa essa vontade só aumenta! <3

    A sua resenha está ótima e acabou me mostrando vários ângulos da história que eu ainda não conhecia. Estes me deixaram ainda com mais vontade de ler Para Todos os Garotos que Já Amei! <3

    Espero lê-lo em breve.

    Beijos e até mais!

    dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  18. Desde a divulgação eu estou curiosa com esse livro, e a cada resenha que leio fico ainda mais empolgada e me perguntando como é que eu ainda não li, mesmo tendo o livro na estante...
    Gostei de saber que tem bastante realidade na história e espero gostar tanto quanto você :)
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oiii *--*

    Li esse livro ano passado e gostei bastante e até mesmo me surpreendeu. Lara e Peter são um casal bem fofo e os dramas que os personagens vivem são bem reais. Concordo com você, os personagens são muito cativantes mesmo, me apaixonei por cada um, menos pela Genevive ahahhah Adorei a resenha deu até vontade de reler o livro.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo