15/02/2016

36 [ RESENHA ] Meu Conto de Fadas aos Dezesseis

Titulo: Meu conto de fadas aos Dezesseis
Autor: Wallace Cavalcante
Editora: Independente
Páginas: 105
Estrelas: 3 / 5
Livro: Cedido pelo autor em pdf  

Ellen Walker sentia-se feia por causa de seu peso. Porém, isso não impediu Kent Mackenzie, o rapaz mais cobiçado da nova escola onde Ellen passará a estudar de se apaixonar por ela. Quem não gostou nem um pouco dessa união, foram as fãs de Kent, dentre elas está Melissa Parker, que fará de tudo para separá-los. O livro aborda temas como Bullying, os receios da primeira experiência sexual de uma adolescente, o valor de uma boa amizade, e a importância de um casal confiar um no outro.







Em Meu conto de fadas aos dezesseis, somos apresentados a todo um drama adolescente, onde assuntos como bullying, amizades, depressão e primeiro amor, são tratados de forma simples e de certa forma são bem fiéis ao turbilhão de sentimentos que todos os jovens enfrentam.


O livro conta a história de Ellen, uma jovem tímida, insegura com seu corpo (ela tem alguns quilinhos a mais), romântica e que sonha é ter um amor daqueles de cinema. E é exatamente isso que ela encontra, quando se muda para um novo bairro com a sua família, em virtude da mudança de emprego do seu pai.

“Ellen era uma garota meiga, gostava de estudar, e de ler livros românticos. Era extremamente tímida. Adorava ficar em seu mundo particular – seu quarto”.

É interessante mencionar a família dela, pois mesmo como personagens secundários, adorei todos eles, que são o irmão gêmeo da Ellen, o Christopher, que morre de ciúmes da irmã e sempre arruma confusão. A mãe dela, a Whitney é também uma das personagens mais bem construídas pelo autor. Eu senti que ela realmente passou segurança e sabedoria, características que toda mãe tem (me lembrou bastante minha querida mamãe ♥) . E por fim, tem o pai da Ellen também, o Erick, que é sujeito bem engraçado, meio “turrão”, mas que no fundo só quer a felicidade da filha. Sei que pode parecer irrelevante falar da família dela, mas eles realmente completam o cenário da trama.

“A conversa terminou com um abraço entre mãe e filha, um beijo na testa, e um “vai dar tudo certo” de Whitney para Ellen”.

Ao se mudar, a Ellen acaba sendo matriculada em um novo colégio e lá é claro que a história se desenvolve, pois logo no primeiro dia de aula ela se esbarra no garoto mais popular da escola, Kent Mackenzie. Eu preciso dizer que gostei muito desse personagem também. Ele mostrou características fortes como persistência, romantismo, segurança e tranquilidade. E bom, o encontro desses dois logo no primeiro dia, já balança ambos os lados, pois eles não conseguem parar de pensar um no outro ou querer saber mais sobre ambos.

A princípio a Ellen se sente muito insegura em relação ao Kent, pois ela descobre pela suas novas amigas Jessica e Ashley (ambas muito divertidas), que além de ser o cara mais cobiçado da escola, o Kent também nunca namorou ninguém e sempre dispensa “educadamente” todas as suas pretendentes. É exatamente nisso que a Ellen fica com a pulga atrás da orelha, pois ela foge um pouco dos padrões de beleza que são prezados em uma escola, mas o interesse de Kent por ela vai muito além disso.

“O amor é algo que mexe com os sentimentos de qualquer pessoa. Amar, não é apenas dizer palavras bonitas. Não é apenas encher a pessoa de presentes. Amar, e descobrir a cada dia, que a pessoa que está do seu lado faz parte de você. E que não importa o que você passe, ela sempre estará com você”.

As coisas começam indo bem com o romance deles, a princípio achei que o autor desenvolveu tudo rápido demais, mas como é um livro curto eu entendi a necessidade dos acontecimentos serem mais imediatos, da mesma forma que achei essa técnica do autor bem interessante, pois quando se é adolescente, temos aquele sentimento que de que tudo está indo muito rápido, é um turbilhão de emoções e você consegue realmente sentir isso no livro.

A complicação da trama gira em torna de uma garota, super popular da escola, Melissa Parker, que nada mais é do que apaixonada pelo Kent – e não correspondida -  mas que não mede esforços para conseguir o que quer. A partir daí diversas coisas acontecem com o casal, entre elas o sofrimento da Ellen ao ser chamada de gorda entre outros apelidos pela Melissa.

Bom, sinto que não posso contar muito mais a respeito, pois acabaria dando spoilers, mas em si o livro é bem trabalho. A escrita é impecável, e eu descobri que o autor é formado em Letras e isso realmente é perceptível na sua escrita que é bem leve, acessível e muito bem expressada. Acredito que os pontos mais marcantes do livro, foram além do romance do Kent e da Ellen, a participação dos personagens secundários: a família dela, as amigas e também os amigos do Kent, que possuem algumas quotes bem interessantes. Eu preciso dizer que se houvesse um livro de algum desses personagens, eu com certeza leria, pois são todos muito bem trabalhados.

“Eu e o Kent, fazemos parte um do outro. Eu o amo. Ele é o meu primeiro namorado, e se Deus quiser, será o último”.



Enfim, a história em si é muito boa e fluí bem rápido. Só estranhei mesmo o fato de que os acontecimentos ocorrem muito rapidamente, mas isso não atrapalha de forma nenhuma a leitura. A capa do livro é bem bonita e acredito que expressa bem o que é contado no livro. Nós aqui do blog recebemos o livro por uma gentileza do autor, que tem meus sinceros cumprimentos. Mas o mesmo também pode ser adquirido pelo site da amazon.

Super recomendo a leitura para aquelas pessoas fãs de dramas adolescentes, vocês não vão se arrepender!





36 comentários via Blogger
comentários via Facebook

36 comentários:

  1. Oiii
    A estoria parece meio clichê ne, a menina com autoestima baixa que encontra o cara popular que vê algo a mais nela. Mas apesar disso achei legal por ter o fator bullyng. Deu até vontade de ler *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ter um pouco de clichê, é um bom livro para ler em uma tarde de domingo. E sim, o fator bullying torna a história bem interessante.
      Bjs

      Excluir
  2. Oi, tudo bem?
    Achei a história bem clichê e por isso não me interessei tanto, mas parece ser uma boa leitura para aqueles momentos em que a gente quer ler um livro mais leve.
    Quem sabe em breve não dou uma chance para essa leitura.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história bem leve mesmo Maiara. Mas é gostosa de ler. Super recomendo.
      Bjs

      Excluir
  3. Ele aborda temas fortes, como você mostrou, Bullying e depressão, por isso entendo a necessidade da história ser mais clichê e leve. Afinal, abordar temas tão pesados em uma história forte faria do livro completamente adulto e pelo que você descreveu na resenha não acredito que era a intenção do autor.

    No mais, super me identifiquei com a personagem ele, isso porque nem li o livro, eu também era super romântica e sonhava que ia casar com meu primeiro e único namorado, afinal com meus pais foi assim e eu sempre quis ter o mesmo.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    https://umavidaporlivro.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana,

      A história aborda exatamente isso, primeiro amor. E por isso chega a ser uma história leve, mas muito cativante.
      Bjs

      Excluir
  4. Ola Vivi adoro contos devido a sua intensidade, mas amores relâmpagos nem sempre me convencem ainda mais com adolescentes, gostei da premissa do livro e pela quantidade de temas abordados mereceria um livro. Vou ler para saber se o casal me conquista. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce.
      Leia sim. A história é muito boa. Tenho certeza que não vai se decepcionar.
      Bjs

      Excluir
  5. Vivi! Olha, se eu tivesse na minha fase normal eu diria que não leria esse livro, não sou fã de romances e tal. Mas acontece que eu to numa fase de carência ao extremo então tenho consumido todos os clichês de filmes romanticos no Netflix. Fato que acabaria lendo esse livro de bom humor se ele parasse nas minhas mãoes, mas como estou sem um puto no bolso acho complicado isso acontecer antes dessa minha fase passar (mas sempre haverão outras fases carentes).

    Beijinhos
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Babi,
      Este livro é exatamente aqueles romances bem chiclete, estilo filme da sessão da tarde. Mas tem uma história muito marcante e tenho certeza que você vai gostar.
      Bjs

      Excluir
  6. Olá
    Eu não sabia nada a respeito do autor, logo eu não conhecia o seu trabalho rsrs. Mas achei o título bem legal, aí você fala que no livro aborda assuntos bem presente na vida de um jovem e de forma bem simples. Esses pontos me deixaram bem animado para a leitura. A pena que você não gostou completamente. Desejo toda a sorte para o escritor e até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoel, o livro é muito bom, com uma narrativa simples e delicada. Se tiver oportunidade leia sim. Quanto ao autor, ele é um parceiro do blog. Em breve venho trazer mais uma resenha de outro trabalho dele.
      Bjs

      Excluir
  7. Olá, tudo bom?

    Ainda não conhecia o autor ou o seu trabalho, mas me interessei bastante pela história. Gosto bastante quando os personagens fogem do "padrão de beleza tradicional". Fiquei bem curiosa para conhecer o livro.

    Aliás, ótima resenha. Obrigada pela dica! Desejo sucesso para o escritor <3

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellida,
      Essa é com certeza uma das características mais marcantes da personagem e é também um dos fatos que torna o livro mais interessante.
      Super recomendo a leitura, venha me contar depois o que achou.

      Bjs

      Excluir
  8. Oi Viviane,
    Eu não conhecia esse livro e gosto muito desse enredo adolescente com esses dramas. Acho que ela deve ficar se lamentando que é gorda enquanto a outra está dando em cima do Kent, deve acontecer alguma cena onde ela os pega juntos e entra em desespero! sei lá, gostei da história e fui deixando os pensamentos divagarem pra tentar entender kkk fiquei curiosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Corre então e leia o livro. Não vai se decepcionar.
      Bjs

      Excluir
  9. Achei legal esse livro por um ponto essencial. A maioria dos romances a personagem feminina tem corpo escultural z perfeito. Como se existisse um único padrão de beleza no mundo. Mas talvez ela pudesse ter uns quilinhis há mais e ter auto estima, e não o foco da história mostrar como ela foge dos padrões, se sente mal e mesmo assim um garoto gato se apaixona por ela.
    Eu não leria porque não gosto de romance e porque queria que a personagem tivesse uma personalidade mais forte e fosse feliz com seu próprio corpo. Acho que ficaria bem mais interessante.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,
      Concordo. Um pouco de atitude cairia muito bem. Mas no decorrer do livro acontece algumas mudanças...leia e me conte o que achou. Bjs

      Excluir
  10. Olá, Viviane
    Gosto muito de livros com dramas adolescentes, eles são sempre tão intensos nas ações e todos os momentos são super valorizadas. O fato da personagem não ser uma menina com problemas de peso é bem diferente do que temos no mercado, e reflete uma boa parte das meninas desta idade. Vou buscar para ler; pois me interessei muito pela história.

    Beijos
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla,
      Com certeza. Esse é um dos temas mais fortes do livro e com certeza merece ser lido.
      Bjs

      Excluir
  11. Oie, ainda não conhecia o autor e nem o livro e fiquei curiosa com a trama. Interessante você ter percebido a formação do autor na escrita, isso dá muita credibilidade para ele. Quero conferir e apreciar em breve, achei a capa bem romântica e fofa!!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivi.
      O autor é uma graça de pessoa. Leia sim, você vai se surpreender. E a capa é bem condizente com a história, super fofa.
      Bjs

      Excluir
  12. Oiee ^^
    Mesmo não sendo muito fã de histórias adolescentes, tenho curiosidade de ler esse livro, mesmo que ele não tenha sido 100% para você, o que é uma pena. Saber que os personagens secundários foram bem construídos e trabalhados me deixou ainda mais animada para ler, mas me desanimei um pouco ao saber que algumas coisas acontecem rápido demais *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dryh,
      Não se desanime. Mesmo que a história aconteça um pouco rápida demais, não deixa de ser um livro bom e surpreendente.
      Bjs

      Excluir
  13. Oi Vivianne, gostei muito da trama do livro, sabe que eu adoro esses romances adolescentes que são capazes de nos fazer suspirar, então o livro já chamou minha atenção de cara. Não conhecia o autor e nem a obra, e adorei conhecê-los!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kétrin,
      Pois você vai adorar a história então. Me conta depois o que achou e em breve tem mais uma resenha de outro livro do autor no blog.
      Bjs

      Excluir
  14. Olha eu ainda não tinha visto esse livro, mas fiquei bastante interessada pela trama apesar de você falar que as coisas vão acontecendo muito rapidamente. Por esses dias mesmo resenhei um livro nesse estilo. A estória é muito boa e até dei 5 estrelas, mas achei que todos os acontecimentos foram muito rápidos, apesar que foi uma leitura bem gostosa. Acho que é o caso desse livro. Eu acho que vou querer conhecer, porque gostei muito da trama e me parece ser bem envolvente. PARABÉNS pela resenha, pois está muito bem escrita viu?! =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-garoto-ao-lado.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Então.. mesmo com a rapidez dos acontecimentos, acaba que a trama é muito envolvente e acho que se adapta ao estilo de história que é drama adolescente.
      Bjs

      Excluir
  15. Olá Viviane,
    Acho que o fato de o livro conter apenas 105 páginas nos faz imaginar que será mesmo uma leitura bem rápida e que os acontecimentos serão, por dizer, corridos.
    Achei a premissa do livro bem interessante e gostoso de ser lido.
    Gostei de saber que o autor nos apresenta aos personagens secundários. E fiquei bem curiosa com a leitura.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna,
      Com certeza é quase uma espécie de conto mesmo. O livro é muito bom e os personagens secundários dão vida a ele. Leia e me conte depois o que achou.
      Bjs

      Excluir
  16. Oii, tudo bem?
    Eu sou apaixonada em livros adolescente, como eu estou nessa fase eu me identifico com algumas coisas rsrs, eu gostei muito da premissa do livro e amei os quotes, parece realmente ser uma historia fantástica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana,
      Com certeza você vai gostar deste livro então Gio. Super recomendo.
      Bjs

      Excluir
  17. Olá!

    Faz pouco tempo que sai da adolescência, apesar de ainda me senti adolescente, mas livros que abordam essa fase do ser humano me chamam bastante a atenção.
    A premissa desse livro é muito boa, e fiquei curiosa sobre o protagonista, afinal ele ser bonito, cobiçado e não ficar com ninguém me deixou intrigada. Já a Ellen, me chamou a atenção por ser mais família, é difícil vermos essa característica em alguns livros do gênero. Dica super anotada!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thayenne,
      A Ellen é realmente uma personagem marcante. Você vai gostar muito dela. Leia e me conta depois o que achou. Bjs

      Excluir
  18. Eu ainda nao li este livro e não sei, mesmo, o que falar sobre a trama. Pelo que você diz ele é bem escrito, flúido, agradável de ler e a personagem é muito boa. Apesar de entender ser este um dos maiores conflitos de uma adolescência tranquila, não consegui deixar de pensar durante toda a leitura da resenha que o livro nada mais era do que o perfeito clichê dos filmes adolescentes Disney.
    Não sei...

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Muito interessante esse livro, ele parece ter uma abordagem bem diferente sobre os dramas adolescentes. É legal mostrar que a aparência não é tudo na vida de uma pessoa e que o amor não nasce só pelo físico.
    Gostei muito
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo