12/10/2015

39 [ RESENHA ] Por Lugares Incríveis

Titulo: Por Lugares Incríveis
Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte 
Páginas: 335
Estrelas: 5/5

Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


Olá leitores.

Entendo por Ressaca Literária o período de interesse por outras atividades e falta de envolvimento com tramas apresentadas nos livros de todo e qualquer gênero, ou quando um livro acaba e permanecemos conectados a ele dias após o término da leitura seja pelo amor, pela dor, ou por um misto irrefutável de emoções. Fui pega pela danada da Ressaca pós leitura desse livro que vos falo. Serio! Estou arrasada em vários níveis diferentes. Tenho medo de não conseguir passar nesta resenha tudo o que senti e que seja indigna a tudo o que significou para mim, sinto muitíssimo não dar spoilers uma vez que realmente preciso falar sobre Violet (seja minha amiga) Markey e Theodore (eu te amo demais) Finch. Mesmo após toda essa declaração, peço que não criem muita expectativa ao ler, pois embora pense ser impossível, sabemos bem que não é difícil obter 100% de aprovação de todas as pessoas.



Por Lugares Incríveis é narrado alternadamente entre Violet e Finch na primeira pessoa, o que torna a leitura fluída e encantadora. Vidas que se cruzam em um momento atípico, na Torre do Sino do colégio onde estudam, enquanto Finch pondera os resultados da morte, um hobbie levado a sério diante de suas frustrações sociais e familiares, algo considerado completamente normal dado ao seu comportamento, interesses e as histórias que contam sobre ele, afinal para muitos de seus colegas ele é uma "Aberração".


Violet se encontra confusa, irada e destruída sem saber exatamente qual intenção a levou até lá, sua vida costumava ser alegre, livre de preocupações, sempre cultivou a paixão pela escrita, rodeada de amigos e festas, até que sua irmã e melhor amiga Eleanor morre em um acidente a quase um ano, mudando radicalmente a rotina feliz e prospera da garota. 

Finch a salva do transe, mas é claro que é Violet quem fica com o crédito de ter sido quem impede Finch de fazer alguma besteira irreversível, afinal ninguém poderia imaginar que ela fosse capaz de algo tão mesquinho e idiota.


Gosto de pensar que as cores e os sons e as palavras não têm nada a ver com ele, que são apenas eu e meu próprio cérebro brilhante, complicado, zunindo, sussurrando, planando, rugindo mergulhando, divino. (Pag.121)
A partir desse encontro inusitado, Finch fica interessado em saber quem Violet realmente é, faz de tudo para chamar sua atenção e um trabalho escolar para conhecer os pontos turísticos de Indiana onde vivem, é a oportunidade perfeita de um novo começo para ambos, mesmo que Violet não se mostre animada nem receptiva, é extremamente difícil resistir um garoto inteligente, peculiar e pronto para fazê-la voltar a sorrir; principalmente se ele tem seus próprios segredos e mistérios.

Desde a capa, o título e a sinopse é fácil imaginar que o livro trata de assuntos sérios, porém de uma forma tranquila e leve, o erro esta ai. Sim, é uma leitura gostosa, viciante e que por vezes nos arranca um sorrisinho do rosto e rende vários diálogos com os personagens, no entanto o enredo surpreende, os personagens secundários são fundamentais e transitam bem na narrativa, os protagonistas são tão intensos em um misto de força, confusão e leve indícios de loucura que há trechos que ecoam na mente muito tempo depois.

Não quero ouvir sobre o passarinho de novo. Porque a questão é que ele morreria de qualquer forma, entrando ou não. Talvez ele soubesse disso, e talvez por isso decidiu bater no vidro um pouco mais forte naquele dia. Aqui dentro, ele morreria mais devagar, porque é isso o que acontece quando se é um Finch. O casamento morre. O amor morre. As pessoas desaparecem. (Pag. 160)


Estou simplesmente apaixonada por Theodore Finch, suas criações e ilusões não são apáticas ou passam despercebidas, ele é intenso. Sinto pena das pessoas que não se importam em conhecê-lo, é curioso quanto assuntos relacionados a morte, cria personalidades tentando encontrar a sua própria e me identifiquei em tantos níveis que me senti por vezes apavorada e ansiosa por ele e por mim. Violet Markey é aquela garota que passa a impressão de esnobe, da qual dificilmente você invadiria o espaço para fazer amizade, além disso esta afastando as pessoas por conta do seu luto e da dificuldade em lidar com ele, Finch nos mostra o quanto é importante não rotular as pessoas, pois Violet é adorável de um jeito que ela mesmo não imaginava.

O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa. (Pag. 316)


Conflito familiar, amor, perda, bipolaridade, descobertas, depressão, escolhas, amizade e bullyng são temas retratados de maneira sagaz e única por Jennifer Niven, os locais turísticos de Indiana tem uma beleza curiosa, como o Blue Flash & Blue Too Roller Coasters e Blue Hole Lake que pretendo visitar quando tiver oportunidade. Após a leitura vale dar atenção a nota da autora que é um alerta/ desabafo emocionante e extremamente significativo. Vale aqui fazer um alerta: Depressão não é sinônimo de loucura nem frescura, não tenham vergonha, não se fechem. Conversar é a melhor alternativa assim como procurar um profissional.



Não é necessário, mas irei frisar: recomendo a leitura de Por Lugares Incríveis, encontre um momento/ lugar que lhe proporcione tranquilidade e boa leitura! Até mais =]

39 comentários via Blogger
comentários via Facebook

39 comentários:

  1. Oii Taise! Tudo bom?
    Eu li Por Lugares Incríveis e fiquei com uma ressaca que demorou dia e dias para me recuperar, realmente o livro é impactante e emociona, por tratar de assuntos fortes. Também amei a leitura e ao fazer a resenha para o blog fiquei com o mesmo medo que você de não conseguir passar o que realmente senti! Ótima resenha.

    Abraços,
    Felipe - Um sujeito qualquer
    http://umsujeitoqualquer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, estou muito bem e você?

      Em breve vou conferir sua resenha também, é difícil e reconfortante conseguir expressar da melhor maneira historias que nos afetam profundamente, assim como é complicado escrever sobre historias que não nos transmitem sentimento. Obrigada pela visita *_*

      Excluir
  2. Olá!

    Esse livro é lindo mesmo! Está na minha wishlist, tem tudo pra me emocionar! Eu nunca tive depressão, então só imagino como deve ser complicado passar por isso, ainda mais sozinha, guardando tudo para si.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila,
      É uma bela historia mesmo e espero que você goste. A depressão é um assunto muito sério, infelizmente muitas pessoas descriminam por vários motivos, quando for fazer a leitura esteja com o coração e mente abertos :)

      Até mais

      Excluir
  3. Olha eu ainda não li esse livro.
    Ando com um pouco de receio para pega-lo para ler, mas
    tenho visto tantos comentários positivos sobre ele que estou ficando bastante
    curiosa. Espero poder gostar bastante assim que eu puder. E quando eu tiver no clima também né?
    Me parece ser uma estória muito envolvente e que nos passa uma mensagem muito bacana.
    Quero ler sim, mas assim que tiver no clima mesmo

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-nos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvana,
      Você esta fazendo o certo em esperar para ler quando estiver no clima para a historia, acredito muito nisso. Realmente tem boas mensagens e um alerta vermelho piscante, espero que a leitura lhe dê bons momentos e ensinamentos. Obrigada pela visita :D

      Excluir
  4. Esse foi um lançamento que eu vi tanto falarem, mas não me interessei em ler. No momento que estou, acho que não me faria TÃO bem... :/ Uma pena, porque os comentários são sempre ótimos!
    beijão
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Renata,
      Por Lugares Incríveis, apesar do título, tem mesmo temas fortes retratados, esteja mais tranquila e em paz com você mesma antes de ler. Ainda chegara um momento propício para a leitura... Fique bem!!!

      Bjs

      Excluir
  5. Oie,
    fiquei arrasada com esse livro, principalmente pelo fato dele ser escrito baseado na própria experiencia da autora. Ela tomou um cuidado danada ao explorar suicídio juvenil em um livro, assunto sério que precisa de atenção.


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helana,
      Aos arrasados com esse livro: vamos todos dar as mãos e respirar fundo. Realmente a autora conduziu ele muito bem, infelizmente por lidar com esse tipo de situação. O que eu mais gostei dele, foi que através das palavras usadas por ela, as pessoas podem refletir e ter mais empatia e cuidado.

      Bjs

      Excluir
  6. A cada resenha que leio fico com mais vontade de ler, parece tratar assuntos sérios com a seriedade que tem, mas ao mesmo tempo de forma leve e confotavel. Espero muito gostar dele ou terei que abandonar o gênero 'suícidio' de vez.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani,
      Pena que não posso garantir que vai gostar, eu gostaria muito de fazer isso com todas as pessoas, pois elas deveriam ter mais conhecimento e cuidado com o tema. Enfim, quando tiver a oportunidade leia e compartilhe suas impressões :)

      Excluir
  7. Já vi lindos comentários sobre esse livro ...
    Quero muito o ler , pois , ele está nos meus desejados desde janeiro rsrsrs
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diane,
      Espero ter ajudado a dar um empurrão para esta leitura hahahahaha, que você se apaixone pela historia dentro do que é belo e trágico nela...

      Bjs

      Excluir
  8. Olá, Thaise.
    Eu li esse livro logo que lançou e aconteceu comigo também, fiquei de ressaca literária. A história é muito comovente e o Finch é um amigo que eu queria ter. Fiquei chocada com o final e não queria aceitar de jeito nenhum, acho que por isso a ressaca hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      #todasapaixonadaspelofinch hahahahahaha
      Nem me fale dos acontecimentos desse livro, difícil aceitar mesmo! Nem sempre as adaptações são bem feitas, mas eu gostaria muito de ver essa historia linda em um filme *_*

      Excluir
  9. Para começar, acho a capa desse livro linda! Sou apaixonada por ela.
    Essa é a primeira resenha que leio que me deixa bem no meio da história, fazendo parte sem nem ao menos ler todo o conteúdo. Adorei!
    Estou esperando mais um pouco para ler esse livro, pois, estou fugindo de uma RL no momento.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Essa capa é um babado, Tammy, por ser linda e por nos enganar tão perfeitamente (Serio, faz parecer só uma boa historia de duas pessoas se salvando e se apaixonando). Espero que você goste da leitura, é realmente muito bom deixar para ler quando se sentir pronta para tal.

      Bjs

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?
    Esse livro vai ser lançado este mês cá em Portugal e eu estou muitoooooo ansiosa para ler. Mas gosto mais da capa do Brasil :S
    Bejo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, estou bem e você?
      Essa capa é linda mesmo, sem querer causar hahahaha Espero que quando chegar ai e você estiver com ele em mãos aproveite a leitura dele tanto quanto eu. Obrigada pela visita!

      Bjs

      Excluir
  11. Resenha intensa,se esse era seu objeto,você conseguiu e pelo que li a intensidade representa perfeitamente o que acontece no livro,são temas muito fortes e quando um autor consegue discorrer sobre eles de uma forma que nos conquista e não nos afasta ,não se sentir tocado é impossível.

    Vou correr para uma livraria atrás desse livro.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia,
      Intensidade e qualidade eram o objetivo hahahahaha fico feliz por ter convencido você a ler e desejo que você também seja conquistada pela leitura, não dá para ficar 100% feliz com ele, mas a intensidade dos acontecimentos nos faz (re)pensar muitas coisas.

      Bjs

      Excluir
  12. Olá

    Eu li o livro e adorei, apesar de não ter gostando de algumas coisas, o Finch eu não nunca torci tanto pra um personagem como pra ele, mesmo com os seus problemas, ele ajudava os outros, aquele pai que só olhava pro próprio umbigo e só se preocupava com a nova família, entendo que a mãe sustentava a casa, chegava em casa cansada, a irmã tentava ajuda, mas ninguém parou pra pensar e nem perguntar o que realmente tava acontecendo isso me incomodou bastante durante a leitura e o pior é que isso é a realidade de várias pessoas que se encontram na situação do Finch, aquela música no final do livro simplesmente perfeita, adorei a resenha, eu nunca conseguir fazer uma resenha desse livro.


    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liv,
      Compartilho das suas frustrações, estava bem ali, todos os problemas e ninguém sabia como fazer ou tinha interesse de mudar a situação, sempre há soluções para a maioria dos problemas, mas há coisas das quais simplesmente não conseguimos lidar e isso é de partir o coração. Fico feliz que tenha gostado da resenha, estava apreensiva porque parece que nada que escrevi conseguiu compensar meus sentimentos... Obrigada!

      Bjs

      Excluir
  13. Oiee.

    Não tive a oportunidade de ler essa obra, ainda. Quero muito fazer a leitura ainda mais depois de sua resenha, pois gosto muito de temas que nos ensina algo e me parece que a leitura traz muitos ensinamentos

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      Fico feliz por ter ajudado a aguçar sua vontade em ler Por Lugares Incríveis, definitivamente tem muitos quotes que você pode querer lembrar e guardar para sempre.

      Bjs

      Excluir
  14. Olá Thaise,
    Confesso que já tentei ler esse livro, mas não consegui me apegar (mal sai das primeiras 10 páginas)
    Você fala com tanto amor da obra que me sinto mal por não ter conseguido ler. Parece ser um livro bastante profundo e que trata de temas deveras complicado. Quero muito ter a oportunidade de ler e amar esse livro.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna,
      Eu acredito muito no tempo de leitura de cada tema, (in)felizmente tenho muito amor por esse livro por me identificar em alguns aspectos tanto da Violet quanto com o Finch. Não desanime, geralmente temos um fase para os romances, policiais, dramas, comédia, etc... Quando for seu momento, espero que leia o livro e aprecie a história!
      Bjs

      Excluir
  15. Oiii!

    Que resenha linnnda <3
    Eu não li esse livro ainda maas estou bem curiosa para ler. Todo mundo que leu esse livro ficou na ressaca HSUAHSUHA Acho que esses enredos mais pesados precisam ser trabalhados com uma certa leveza para não tornar o livro pesado e cansativo e pelo visto ele conseguiu fazer isso.
    Espero que sua ressaca passe :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ana,
      Obrigada pelo elogio *_*
      Estou trabalhando para vencer a danada da Ressaca hahahahaha
      Realmente são temas que devem ser passados da maneira correta e nos fazer repensar pré-conceitos de assuntos dos quais não dominamos, mas que são cada dia mais recorrentes. Espero que goste da leitura.

      Bjs

      Excluir
  16. Oi Thaise, sua linda, tudo bem



    Mais uma resenha acabando comigo, eu preciso ler esse livro, eu sei que irei sofrer com os personagens, eu sei que será intenso, tenho certeza de que irei chorar, e agora você diz o quanto ele mexeu com você, que lhe deixou com uma baita de uma ressaca, infelizmente, ainda não tenho esse livro, mas é uma das minhas prioridade. Adorei sua resenha!!!!!

    Beijinhos.

    Cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, estou bem e você?

      Fico aliviada que você já saiba antecipadamente as emoções que lhe aguardam hahahahaha
      Espero que leia o livro e se apaixone, pelo amor ou pela dor, não sei dizer...
      Obrigada pela visita!

      Bjs

      Excluir
  17. Olá.
    Tudo bom?
    Eu acho que é a primeira resenha que leio desse livro e acho que você conseguiu demonstrar o quanto que gostou.
    Quero muito conhecer esses dois, fiquei apaixonada só pela resenha, imagina conhecendo a história toda e pode deixar que vou ler sem grandes expectativas.
    Adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle, estou muito bem nessa sexta feira e você?

      Fico contente por conseguir demostrar meus sentimentos quanto essa leitura, me identifiquei em muitos aspectos com os personagens, espero que também se agrade com a leitura e tenha carinho por ele =]

      Bjs

      Excluir
  18. Oii, tudo bem?
    Eu fico muito feliz que você tenha gostado do livro. Eu sempre vejo muitas pessoas falando super bem do livro e ele está na minha lista de desejados faz muito tempo. Espero ter a oportunidade de o ler em breve.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovana, após uma bela faxina no quarto estou bem rss

      Espero que sua leitura seja tão agradável quanto as resenhas que tem lido do livro, é bom quando desejamos muito algo e ao conseguir a satisfação seja completa *_*

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Thaise. Amei a sua resenha e poxa, como eu estou louca e endoidando para ler este livro. A capa é lindo e a premissa é muito interessante e diferente do que eu já li. Só vejo elogios e não vejo a hora de ler.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Irisvanda,
      Que felicidade imensa saber que amou a resenha. Leia siiiiim <3

      Excluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo