13/08/2015

23 [ RESENHA ] Seablue

Titulo: Seablue
Autora: Raquel Pagno
Editora: Corpos Editora
Páginas: 272
Estrelas: 5/5
Eduardo levava uma vida tranquila, até o furacão Daniele passar por ela. Nunca sentira-se tão apaixonado e mal acreditava que já estava de casamento marcado e que passaria sua lu ade mel a bordo do Seablue, um doa maiores transatlânticos do mundo. Em outro ponto de São Paulo, morava Joana que, vinda o interior, acabara por se envolver com Igor, um homem maduro com quase o dobro da sua idade. Igor queria surpreendê-la com o pedido de casamento e as passagens para sua primeira viagem à sós. Embarcariam em uma semana no Seablue. Mas eles não contavam com as traquinagens do destino, que inesperadamente colocaria as vidas de Joana e Eduardo em xeque e faria com que Daniele e Igor aprendessem a conviver e superar os obstáculos causados pela solidão e pela dor de perder um amor verdadeiro.

Olá galera!

Eu sou Cristina de Azevedo, e me sinto honrada pelo convite recebia da Tatiany Salazar para ser resenhista do blog Coleções Literárias, e é lógico que eu não podia deixar de aceitar e agora estou aqui, trazendo para vocês minha primeira resenha. Por falar em resenhas vamos para o que interessa: Seablue o primogênito da autora Raquel Pagno.



Narrativa em terceira pessoa, o livro é divido em três partes. Sendo que na primeira parte conta duas histórias distintas simultaneamente. A autora funde essas histórias a bordo do Seablue e torna a separá-las, mas agora de uma maneira inusitada. Confesso que o início é um tanto suave para mim, que gosto de textos rápidos, mas, ainda assim, o livro prende minha atenção e em algum momento a velocidade da narrativa mudou e eu fiquei totalmente presa ao enredo e seus personagens, devo dizer que Raquel soube construir muito bem seus personagens, deu consistência e profundidade a cada um deles.
“Pode ouvir os gritos dos passageiros apavorados pelos corredores. Aquilo era tudo o que precisavam evitar: panico entre os passageiros. Mas agora era tarde demais. O mal já estava feito e não podia mais contê-lo.”
São quatro personagens principais, sendo dois casais e é sobre eles que quero falar agora:

Eduardo e Daniele é o casal que conhecemos por primeiro, ela uma moça rica, cuja o pai é um ator famoso. Mimada a mocinha é sempre capa de revista, devido aos seus inúmeros escândalos. Já Eduardo é um rapaz normal que luta para vencer na vida, um simples professor de música que consegue com muito esforço montar uma escola de música. Um casal pouco provável que no final se completa.

Do outro lado temos também Igor e Joana, ele é dono de um bar, e pensa ser apaixonado por Brigite uma patricinha, que embora tendo uma condição financeira diferente de Joana, não se importava de serem amigas. Joana é uma moça humilde que veio do interior para estudar. Depois de Alguns mal entendidos, Igor e joana se apaixona, romance que é proibido pelos pais da noiva.
“Com os olhos fechados para não ver que ela era real. Deixaria que fosse somente uma alucinação causada pela bebida. Esperou que ela o empurrasse para longe de seu corpo, mas isso não aconteceu. Ela puxou-o mais para junto de si.”
São dois casais totalmente diferentes, a única coisa que tem em comum é que ambos tem passagens marcadas para viajar em um cruzeiro a bordo do transatlântico Seablue. A viagem que deveria ser de lua de mel, se torna palco de uma grande tragédia que marca a vida de todos os envolvidos.

Confesso que fiquei curiosa sobre o que inspirou a autora em escrever um livro com uma temática tão pouco abordada, e com tanta riqueza de detalhes, a ponto do leitor conseguir se enxergar na cena. Quando questionei a mesma, me disse que sonhou que estava a bordo de um transatlântico chamado Seablue e que o mesmo estava afundando, e que não teve sossego enquanto não colocou no papel.

Qual o Preço da Sobrevivência?

Essa pergunta abre um leque de possibilidades. O leitor só passa entender a partir do final da primeira parte. 



Este sem sombra de dúvida não é um romance clichê. Gostei muito do livro e recomendo. Mas isso não é só, Seablue foi publicado primeiramente em Portugal no ano 2011 pela editora Corpos, no ano passado a autora resolveu publicar aqui no Brasil de forma independente e adivinha? Logo depois de publicar a versão brasileira, o livro ganhou o premio Interarte de melhor romance.



“—Seja ela pra mim, somente esta noite...—pediu ele.
—Eu serei! — respondeu com outro beijo ainda mais intenso que o primeiro.” 
Meu exemplar veio autografado e com esse marcador artesanal lindo que aparece nas fotos. A autora foi muito caprichosa em cada detalhe, a diagramação está linda, a fonte está num tamanho bom. O livro tem 352 paginas impressos naquelas folhas amarelinhas, eu particularmente amei a capa.

Infelizmente a versão brasileira já está esgotada, mas a Raquel me garantiu que dentro de alguns dias uma nova remessa estará disponível.

Bom é isso ai. Espero que tenham gostado!!
Beijos e até a Próxima.
23 comentários via Blogger
comentários via Facebook

23 comentários:

  1. Nossa! Que legal esse livro... Mesmo eu não curtindo romance, fiquei curioso... E mudando o rumo da história, eu também tenho um barquinho desses. :p

    A imagem é demais! Parabéns
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcio, o bom desse livro é que é um misto de situações, não fica preso apenas no romance, e os relacionamento que ele narra é algo perto do que acontece na vida real, sem aquela supervalorização do sentimento, tem alguns momentos mais íntimos, porem são bem construídos, o que faz com que o leitor deseje que tais momentos aconteçam.
      O barquinho eu peguei emprestado para tirar a foto, rsrsrsrsrs
      Um abraço!

      Excluir
  2. OI Crisss!!
    ADOREI o nome do livro e a capa linda, a sua resenha está ótima!! Adorei conhecer você através de uma resenha tão legal, de um livro que me parece ótimooo!! Já me deixou curiosa em ler, uma pena já estar esgotado. Vou esperar pra comprar ansiosa!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada linda, fico muito feliz que tenha gostado. Estou muito feliz por essa oportunidade de conhece-la. Beijos..

      Excluir
  3. Eu li esse livro faz tempo,e gostei bastante,
    é um primo do titanic,
    mas vale a pena ler

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu perguntei para Raquel se ela se inspirou no titanic, na hora de escrever. Ela me garantiu que não, que fez o possível para que sua história ficasse diferente dele, e disse que a inspiração veio do tal sonho. Concordo contigo, vale a pena ler. Um abraço.

      Excluir
  4. Oie!!
    Gostei bastante da premissa do livro.
    Realmente fugiu um pouco dos romances que ando vendo por ai.
    Adorei!!
    Parabéns pela resenha, me deixou com vontade de ler, pena que não tem mais aqui.
    ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie linda, fico muito feliz de ter despertado o interesse em ti, beijos flor e obrigada. <3

      Excluir
  5. Gostei mais da estruturação da narrativa do que da premissa em si. E pela história se passar num navio, não tem como a gente não lembrar de Poseidon e Titanic.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da ideia desa resenha pois é um romance
    e não é nada clichê, o destino pode mesmo
    parecer mesmo duro.

    Linda Noite!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
  7. Parabéns por esse início no blog.
    Gostei muito da sua primeira resenha, não conhecia livro, autora e nem editora.
    Achei a premissa bem interessante e só o fato de ser nacional já desperta meu interesse.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beborah! Que bom que curtiu, muito obrigada. Beijos

      Excluir
  8. Parabéns e seja bem vinda.
    Otima resenha, mas o livro não me chamou atenção infelizmente
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Que capa bonita e marcador fofo! Sua resenha me deix8u curiosa, queria saber mais sobre a estória, rs. Parabéns a autora pelo prêmio ;)

    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andy, realmente é uma pena que eu não pudesse revelar mais, pois possivelmente entregaria spoller.

      Excluir
  10. Gostei muito desse livrro. Não é muito o que eu costumo ler, mas ele me encantou pela resenha e eu quero muito ler.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá; eu já li um livro da autora e me surpreendi demais com ela, então mesmo ainda não tendo lido Seablue, posso imaginar que a história é boa, muito boa. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Raquel é uma ótima autora, obrigada flor, beijos.

      Excluir
  12. Oi, Cris! Achei bacana a sua foto do livro com os barquinhos! Hahah Eu ainda não conhecia a autora, vou conferir por causa da sua dica! Um abraço!

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo