31/08/2015

27 [ RESENHA ] O Oráculo de Aalis

Titulo: O Oráculo de Aalis
Autora: Sergio Sena
Editora: Novo Século
Páginas: 304
Estrelas: 3/5
Livro: cedido pelo autor para resenha.

Waldestatte, 1499 - região dos vales alpinos – A comunidade da jovem Aalis sofre um forte estigma sendo acusada de ser a causa de várias tragédias marcando o fim da era medieval. Apoiada pelo Sacro Império, a igreja perseguia e condenava famílias inteiras obrigando-as a viver isoladamente em comunidades. Um grupo de jovens resolve explorar esse mundo ainda não conhecido, mas são perseguidos e mortos, apenas Aalis escapa misteriosamente. Em audiência com o ancião, líder espiritual das comunidades, a jovem toma ciência de que a partir desse evento seu destino está radicalmente marcado. As ambições castram os sonhos? seria este o fim de Aalis? ou apenas o fim de seu mundo? 


O livro O oraculo de Aalis conta a história da jovem Aalis que  vive junto com um povo escondidos em cavernas e lugares onde pessoas não deviam habitar. Amedrontados e fugindo do poder da coroa, que domina quase todo o mundo e espalha boatos de que esse povo que vive escondido é a causa de todos os males do mundo, quando nada disse é verdade. 



Eles apenas lutam por igualdade e justiça e liderados pelo ancião Menno, esse povo que vivem em cavernas se juntam a Aalis e seu amado Urian para lutar com todas as suas forças contra a coroa.

Hirineu era uma aliado do povo das cavernas que se deixou levar pela ambição e traiu a todos em troca de glória e reconhecimento da coroa. Tomando atitudes sem escrúpulos ele entrega todos ao governo e decide mata-los com as próprias mãos. Mas ele mal imagina que enquanto trai também está sendo traído.

Por volta de metade da história é possível perceber que o autor tem o desejo de passar uma mensagem espiritual através dessa história. De mostrar que os males desse mundo tem muito mais a ver com algo espiritual do que carnal, essa mensagem é a única parte que fica clara da história.

Fazer uma critica geral do livro se torna um tanto difícil porque essa é uma história com potencial. O autor demonstra ter um grande conhecimento histórico, mas infelizmente ele não soube desenvolver a história. 




A escrita dele é um tanto rápida de mais, ele descreve os fatos muito rápido e acaba deixando a desejar na descrição dos acontecimentos. E durante toda a leitura encontrei alguns erros de concordância nas frases, e outros de ortografia. Alguns desses erros não foram tão graves, foram coisas bem simples, que provavelmente passaram despercebidas na revisão. Já outros erros eram bem mais notáveis e precisavam ter mais atenção.

Como o autor é formado em Teologia ele capricha bastante nas coisas espirituais, em nomes históricos, que envolve muitos acontecimentos importantes de toda a história, e isso cria bastante expectativa no leitor, pois mesmo com a descrição da história sendo rápida de mais, e possuir uma pequena falta de detalhes os personagens principais passam o livro todo se preparando para uma guerra, para defender e lutar pelos seus princípios. E é essa guerra que acaba prendendo o leitor mas infelizmente o resultado final da guerra quase me matou de decepção. 


Volto a repetir, eu gostei da ideia da história e da mensagem que o autor quis passar, mas faltou desenvolvimento no texto, na forma de contar e descrever faltou sentimento.

A capa do livro é condescendente com os assuntos abordados, já que a história envolve muitos acontecimentos sobrenaturais e aparecimentos de espíritos e nevoeiro da capa é totalmente válido. A diagramação do livro também é boa, simples, mas boa. Posso dizer que foi um trabalho bem feito com relação a capa e diagramação.

27 comentários via Blogger
comentários via Facebook

27 comentários:

  1. bem, eu não curto leituras que tenham esse tipo de mensagem... ainda mais com um final pouco satisfatório, creio ser improvável eu acrescentar esse livro em minhas leituras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao menos você está sendo sincera. Fico feliz por isso. bjs.

      Excluir
  2. A Ketrin leu o livro e disse que achou algumas coisas do livro muito confusas.
    Eu não sei o que dizer, porque eu não li o livro e nem julgaria antes sabe?
    Até porque cada um vai ter uma opinião diferente.
    Mas espero poder um dia ter a oportunidade de fazer a leitura.
    Não agora, pois estou atolada, mas a dica com certeza vai estar anotada, apesar que a história mesmo não tenha me chamado tanta atenção, mas como não gosto de julgar um livro sem antes ler, eu prefiro conhecer pra falar qualquer coisa =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-coracao-de-pedra-vl1.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil, espero que um dia tenha mesmo a oportunidade de ler esse livro. bjs.

      Excluir
  3. Olá!
    Eu li esse livro e, mesmo estando fora da minha zona de conforto, eu curti a leitura. É o tipo de livro que temos que ler com calma para entender. Eu fiquei satisfeita com o final, mas concordo sobre ser um pouco rápido e sobre os erros na revisão =[
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente para eita entender tem que ter muita atenção. Pelo visto temos pontos de vista diferentes. bjs.

      Excluir
  4. Quando eu li esse livro pra resenhar, notei muita coisa que você citou! Mas infelizmente não temos muitos gostos parecidos... Na hora de avaliar, eu fiquei pensando bem no contexto geral, gostei da história e analisei de acordo com o que eu achava, acabei por dar 4 estrelas, para que eu dê 5... Só se o livro me pegou de jeito e era muito mais do que eu esperava. Eu não favoritei, pois em minha avaliação, a história tem que ultrapassar tudo e alcançar níveis inalcançáveis e assim eu o favorito "claro além de dar 5 estrelas".

    Ótima resenha parabéns Séfora! Continue assim e vamos ver o que achamos dos próximos. :)
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem coisas bem pequenas que realmente incomodam, mas pontos de vistas realmente são diferentes. O contexto geral da história é bom, isso eu deixei claro na resenha, mas não curti muito o desenvolvimento. bjs.

      Excluir
  5. Olá!
    Já li o livro e gostei bastante. Percebi algumas coisas que você citou, como os erros. Mas a história em si me agradou bastante.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Séfora, confesso que o livro não chamou minha atenção, eu não leria ele no momento, quem sabe mais para frente.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, flor.
    A sua resenha, tenho certeza, é uma bela oportunidade para que o autor – com humildade – acolha suas considerações e possa melhorar a história para uma próxima edição, quem sabe? Eu gostei do enredo e da mensagem do livro. Acredito que os pontos que te incomodaram, infelizmente, também me incomodariam. Mas parece que o autor tem virtudes que são bastante singulares. Se ele desenvolver um pouco mais da sua escrita, será um sucesso muito grande! Estou torcendo para isso.

    Beijos, flor!
    http://myqueenside.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor realmente conversou comigo e disse que vai acolher as dicas. Essas virtudes de que você fala realmente são muito notaveis. Vamos aguardar os próximos. bjs.

      Excluir
  8. Olá!
    Não sei se a história é um tanto confusa ou se sua resenha ficou confusa. Não entendi qual o propósito do livro e isso não me deixou interessada. Vou passar a dica.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história tem potencial, mas acaba sendo um tanto confusa. Pena que você não entendeu bem a resenha. bjs.

      Excluir
  9. Oi Sefora!
    Não conhecia o livro, mas nada na sinopse me chamou a atenção e depois da sua resenha, vou ter que deixar esse livro de lado T_T
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  10. Séfora o trabalho de revisão da Novo Século me irrita e entristece ao mesmo tempo.
    Sem contar que a história do livro não me chamou nem um pouco atenção.
    Esse eu passo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, o trabalho da novo século com a revisão é pessímo.
      bjs.

      Excluir
  11. oi ^^
    gostei muito do nome do livro, mas a premissa não me chamou tanto a atenção como eu gostaria. não leria, mas fico feliz que tenha gostado da leitura na medida do possível.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. Apesar de eu não ser fã de livros com muitos detalhes, também não gosto de histórias que passam muito rápido, acho que precisa de uma medida certa.
    Dependendo dos erros de revisão eu nem me importo, mas como você disse que o livro apresenta alguns mais notáveis e juntando com a falta de medida nas descrições, acho que passo essa leitura :P

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros com muito detalhe acaba ficando cansativo, livros com detalhes de menos fica faltando um pedaço. Te entendo perfeitamente e a revisão é muito importante. bjs.

      Excluir
  13. Não sou muito de ler livros com tematica espirituais, não flui. Accho que vou passar essa dica, ainda mais por faltar o desenvolvimento de vários personagens e detalhes da história

    ResponderExcluir
  14. Olha esse é o primeiro livro assim que eu leio, e te entendo perfeitamente. bjs.

    ResponderExcluir
  15. Olas. Tudo bem? Gostei da premissa do livro. Historias assim na minha opinião dariam um bom filme hehe. Nao é meu genero literário favorito mas acho que darei uma chance a ele.

    Beijão da Lari 😘
    http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  16. Oie!!
    Poxa, é uma pena quando o livro tem um super potencial mas fica faltando ser um pouco mais explorado.
    Sei bem como é isso, na verdade isso é fruto de produções independentes, tenho certeza que com bons investimentos essas obras iriam longe.
    Ainda assim, fiquei bastante curiosa, amo livros com mensagens espirituais e religiosas.
    ;**

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo