01/07/2015

51 [ RESENHA ] Jardim de Espelhos

Titulo: Jardim de Espelhos
Autora: Veridiana Maenaka
Editora: Giz Editorial
Páginas: 348
Estrelas: 5/5
Livro: Cedido pela Giz Editorial para resenha.
Cristina nasceu de um relacionamento proibido, por isso é rejeitada e entregue, ainda bebê, a uma mulher humilde. Ignorante de sua origem, cresce como serviçal na fazenda Redenção. Apesar da diferença social, ela e André, filho do dono da propriedade, tornam–se companheiros de folguedos e, na adolescência, namorados. Mas esse amor custa caro a Cristina, e ela cai em desgraça. Quem a salva do desamparo é Olívia, reconhecida alcoviteira, que a transforma numa mulher cobiçada e elegante, uma acompanhante de alto luxo. Cristina reencontra André, o amor de infância. Obcecada por reconquistá–lo e retornar triunfante à fazenda Redenção, a moça precisará da ajuda de um homem, detestável e atraente.


São Paulo, 1903
Cristina estava em sua casa quando um cliente bateu em sua porta, era um homem feio, mas que estava disposto a pagar e ela já sabia lidar com homens daquele tipo. O que ela não esperava era que o homem lhe pagaria com joias falsas e depois de exigir o pagamento em dinheiro por se deitar com um homem desprezível como aquele, ele a agride e depois a deixa sozinha prometendo voltar. 
Mas como Cristina tornou-se uma prostituta de luxo? Para chegar ao ponto do inicio vamos voltar a 23 anos atrás.

Vale do Paraíba, 1880
Henrieta Rodrigues, uma jovem bela de 17 anos órfã de pai, estava grávida e escondida em uma casa modesta naquela pequena cidade. Sua mãe Ivone quando descobriu que a filha tinha engravidado e que o pai da criança não se casaria com Henrieta, resolveu levar a filha para uma pequena cidade para então ela ter a criança e depois livrar-se dela. Depois disso se encarregaria de casar a filha com um bom homem e esqueceriam o passado vergonhoso.

Matilde (Uma mulher arrogante e ambiciosa) foi contratada para cuidar da casa, encontrar uma parteira, uma mama de leite, uma mãe para a criança e guardar segredo, ela estava sendo bem paga para isso e era ambiciosa o bastante para aceitar.
Quando a criança nasceu, Ivone entregou a recém-nascida para Matilde a contra gosto de Henrieta, a criada (Matilde), não tinha encontrado uma pessoa que estaria disposta a adotar a pequena loirinha, e então Ivone sabendo que a mulher era casada e não tinha filho resolveu oferecer uma boa quantia em dinheiro para que Matilde e o marido Gilberto adotasse a neta. E assim fez Matilde, levando a criança embora no dia seguinte para longe da mãe e da avó.


Matilde foi trabalhar na casa de uma família rica na fazenda Redenção, onde os donos Geraldo e Clarisse (os Toledos) a contrataram deixando também que a criada criasse sua criança ali. Clarisse tinha dois filhos, Guilherme e André. Cristina (filha adotiva de Matilde) cresceu naquele lar, era muito amiga de André e ambos se amavam, ela tinha esperança de casar com André e se tornar integrante da família, mas quando Guilherme presenciou o irmão aos beijos com a criada (que tinha 15 anos), contou aos pais que pediram a Matilde que a afastasse da fazenda. 

Cristina foi levada para a casa do pai adotivo, mas depois de alguns acontecimentos ali, ela correu para a fazenda as escondidas e se entregou a André, na tentativa de assim se casar com ele, mas foi decepcionada. Quando Matilde descobriu adiantou-se a procurar um casamento para a moça, um velho ferreiro e foi aí que Cristina sem saída resolveu fugir, mas antes descobriu que era adotada e isso não a surpreendeu, pois Matilde a desprezava, e determinada ela foi em busca de sua mãe verdadeira, ela sabia que poderia ser rejeitada novamente, mas era tudo ou nada.

Com certeza essa foi uma das partes que mais gostei, não pelo que ocorreu ali, mas sim pela forma que Cristina reagiu a tudo. Ela não derramou um só lagrima, e mesmo sendo uma camponesa pobre e sem elegância, ela levantou a cabeça e agiu com indiferença a tudo, mesmo seu coração estando em frangalhos. 
Apaixonar-se é uma tolice sem tamanho. Eu não pretendo cometer essa sandice nunca mais.
Sem saída e abandonada Cristina conhece Olivia, uma mulher elegante, rica... uma alcoviteira que a ensinou tudo que sabia e transformou aquela camponesa em uma mulher elegante, mas prostituta. Cristina tinha um plano e para isso precisaria de dinheiro e aquela era a maneira mais rápida de consegui-lo, mesmo sendo da maneira que ela desprezava... Ela se vingaria de todos,  se tornaria esposa de André Toledo e retornaria triunfante para a fazenda Redenção.
Mas para isso terá que contar com a ajuda de um homem irritante, detestável e muito atraente. 
A sinopse revela o nome desse homem, mas eu retirei (ainda que não seja um spoiler), mas acho melhor que se surpreendam ao ler.

Um detalhe: Ivone e Henrita (avó e mãe de Cristina) são parentes distantes dos Toledos. Agora ficou tudo mais interessante não é? (Não, não é um spoiler)

Um dia lhes mostraria quem era. Teria dinheiro, teria prestígio, e elas seriam obrigadas a tolere-la nos mesmos círculos. Sim, iria afrontar, com seu sucesso, pessoas como aquelas Rodrigues e como os Toledo. As primeiras tinham lhe roubado o direito a um nome, a uma família, a uma fortuna; os últimos a tinham impedido de conquistar, pelo casamento, tudo que lhe fora tomado.
Talvez você esteja pensando (Pronto! Ela nos contou o livro todo), mas nem consigo contar quantos fatos eu omiti nessa resenha. Então, pode ler sem medo.


Acho que nunca gostei tanto de uma personagem como gosto de Cristina Ribeiro. Ela é uma mulher forte, determinada, com humor irônico e generosa. Ela passou por coisas que deixariam qualquer garota de 15, 16 anos completamente atormentada, cabisbaixa, chorosa, e assustada. Preciso confessar que foi raro ler uma cena onde ela tenha chorado, e mesmo nestas onde ela chorou, foi as escondidas. Ela mostrava forte por fora, mas era uma garotinha assustada por dentro. O que mais gostei foi seu jeito de levantar a cabeça e passar um ar de superioridade para qualquer um que quisesse humilha-la. 
Definitivamente Cristina nasceu no século errado. Enquanto as moças daquela época eram recatadas, delicadas e submissas, Cristina era uma tempestade que deixava sua marca por onde passava.
Ela nasceu pobre, mas saiu do ventre de uma mulher riquíssima. Foi abandonada diversas vezes, humilhada, desprezada, mas em nenhum momento abaixou a cabeça e se fez de coitada. Cristina é uma magnífica sobrevivente. (Não aprovo o modo como ela escolheu ganhar a vida, mas gosto de Cristina).
-Ela é uma moça capaz de atormentar a vida de um homem. A mulher tem de ser um porto seguro, não um mar revolto. [...] Cristina é como o vento, André. Você não pode prever onde soprará, e com que intensidade.

- Talvez eu não queira uma rocha. Talvez eu goste do vento.

No meu ponto de vista a história não tem absolutamente nada de clichê, talvez seja pelo fato de ser minha segunda experiência com livros de época. Mas eu não consegui acertar um só acontecimento a não ser o finalzinho.
A história é repleta de reviravoltas, quando eu apostava que iria acontecer um coisa, acontecia outra, eu amei isso. 
É incrível como a autora desenvolveu bem cada personagem, cada um com um diferencial, com uma personalidade própria. Teve personagem que eu odiei e passei a gostar, teve aquele que eu amei e passei a odiar e depois voltei a gostar, como também teve aqueles por quem tive um sentimento fixo, como por Cristina embora às vezes se comportasse de maneira que me irritava, principalmente em alguma de suas atitudes quando começou sua vingança.

O livro é narrado em terceira pessoa dando ao leitor uma visão ampla de todos os acontecimentos e fatos. Um livro muito bem escrito, posso dizer com toda certeza que vou ler outros livros da autora. Jardim de Espelhos é um livro muito envolvente e emocionante. O titulo do livro só faz sentido no final, gostei também desse fato.
A autora teve o cuidado de explorar todos os personagens e não deixou de nem mesmo de lado o empregado amigo de Guilherme Toledo (um personagem que não posso nem chamar de secundário). Cada um teve sua história desenvolvida e finalizada com perfeição.

O romance no livro não é nada meloso, não tem diálogos melosos nem nada do tipo. Tem cenas hots, e mesmo eu não sendo muito fã de livros que contem cenas quentes, isso não me atrapalhou em absolutamente nada, pois a história é muito maior e mais empolgante.
Jardim de Espelhos foi uma das minhas melhores leituras do ano, talvez da vida, eu realmente não queria que o livro terminasse, este poderia ter mais 500 páginas que eu ficaria feliz. E o final deixou um gostinho de quero mais, mesmo se encaixando perfeitamente na história. Enfim, eu amei o livro do inicio ao fim.
Os diálogos são divertidos, bem humorados, e sarcásticos. Posso elogiar o livro até vocês se cansarem e fecharem a aba de navegação do meu blog (risos), porque eu realmente não tenho nenhum ponto negativo a destacar.
-Obrigada. Você sempre foi meu melhor amigo!
-Tentei ser seu marido, mas você não quis.
-Eu seria a pior esposa que já existiu, e você não merece.
-E [ele] merece?
- Sim. Ele é um filho da put*
A diagramação linda e simples ao mesmo tempo. O tamanho da fonte é bom assim como os espaçamentos e a capa é magnífica. Parabéns a Giz Editorial pelo excelente trabalho.

QUOTES EXTRAS
-Não pago mulheres para que se deitem comigo. Não preciso disso. Ademais, causa-me repulsa, por motivos que você deve compreender. As mulheres vêm a mim por vontade própria, e é o que você provavelmente fará.
-Pode esperar [...] Pode esperar exatamente como está: sentado! Jamais encostará um dedo em mim, nem que me ofereça todo seu dinheiro!
-Não oferecerei.
-Talvez eu seja prostituta por vocação.
-Não acredito. Não acredito e estou decidido a mostrar-lhe que está errada.
-Ora, vá para o inferno.

- Você é meu inferno.
-Tudo que vejo é uma jovem forte e inteligente, que luta para sobreviver [...] Não tem pai, irmão ou marido que a ampare. É como um bichinho faminto e perdido.
- Não esqueça que animais famintos podem ser perigosos.
Não sei onde termina esse amor e onde começa a ambição[...]
-Dê-me mais um tapa e racho-lhe o crânio. (Cristina)
-Como? Seria capaz de matar a própria mãe? (Matilde)
-Matar, não. Defender-me. Não apanharei nunca mais de você.
-Isso é o que veremos.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gostei tanto da história que solicitei o livro para sorteio e a Giz Editorial prontamente disponibilizou o livro. Então, se você leu a resenha e gostou, participe do sorteio, cruze os dedos e boa sorte. Garanto que o vencedor (a) irá favoritar o livro quando terminar de lê-lo. Espero que vocês tenham gostado da resenha.

Para participar é só clicar na imagem ou no link abaixo.

Beijos e até a Próxima
51 comentários via Blogger
comentários via Facebook

51 comentários:

  1. poxa, pensei em algo aqui mas se foi isso mesmo... [quanto ao nome que vc tirou da sinopse]... então o enredo é MUITO forte... posso estar enganada mas... xD
    fiquei super a fim de ler esse livro, e vou participar do sorteio, sim *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii
      Pois é kkkk Eu tirei para dar mais curiosidade em vocês.
      Que bom que você gostou.
      Boa sorte heim
      bjs

      Excluir
  2. Taty,que personagem forte e incrível é a Cristina quantas perdas,tempestades e transformações ela passa ao longo da história.Amo romances de época e esse ,escrito em terceira pessoa ,fato que gosto,pois conhecemos melhor como é cada personagem,mostra uma mulher que ao nascer é levada embora,por culpa de sua vó ,criada por essa mulher que a leva Matilde que a despreza,têm que se afastar de André que conhece desde criança e acaba se apaixonando...e devido a ser afastada conhece Olívia que a ajuda,mas a transforma em prostituta e assim sendo traça um plano de vingança com ajuda de alguém que ela não suporta para fazerem todos pagarem e ser casar com André,trama incrível...mas,será que ela casa com André ou será que não?Ela se vingará? São perguntas que preciso muito descobrir a resposta da vida dessa personagem forte e ao mesmo tempo que possui características de generosidade.Estou,participando do sorteio,com certeza.Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor.
      Pois é, são muitas perguntas e tenho certeza que vocês vão amar a história.
      Boa sorte no sorteio.
      beijos e obg por nos acompanhar.
      bjs

      Excluir
  3. A história desse livro é realmente empolgante. A Cristina parece ser uma personagem fascinante. E fora que a história que ela faz parte também exerce um fascínio enorme. É um livro que me parece combinar um enredo perfeito com uma personagem perfeita. Estou super dentro do sorteio. Preciso desse livro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie
      Realmente a Cristina é uma personagem e tanto.
      Garanto que você vai gostar.
      Boa Sorte
      bjs

      Excluir
  4. Amiga olha eu simplesmente adorei a sua resenha, porque você ficou falando tão bem dele que fiquei até mais curiosa para iniciar a leitura do meu. Mas eu vou esperar um pouco agora, porque já programei alguns para as férias que já estava querendo ler sabe? Mas mesmo assim fiquei assim com bastante expectativa de conhecer e espero não me decepcionar apesar de vc ter falado que tem umas cenas HOT. Eu já não sou chegada, mas quando tem toda uma história por trás e que não fica só nisso ai compensa. Espero então coloca-lo também entre os meus favoritos da estante =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-formatura.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amiga!
      A não tem como não falar bem desse livro kkkkkk
      Eu aposto que você vai amar.
      Depois me conta heim
      bjs

      Excluir
  5. Adorei a sua resenha ... Tão complexa ! Me animei muito á ler .
    Não conhecia nada desse livro , e , fiquei imensamente curiosa . A capa está linda !

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di.
      Que bom que você gostou da resenha.
      Fico mega feliz em saber.
      Beijos

      Excluir
  6. :D Que legal! Ficou show... Parabéns.
    Bjs! Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  7. Oi Taty, parabéns pela resenha, ficou ótima.
    Estou super afim de ler.

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha e essa capa maravilhosa!!
    Beijos ^.^
    http://naosouumagarotapopular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Taty!
    Acredita que eu não conhecia esse livro? Eu me encantei, desde já, pela leitura e essa capa está linda demais! Gostei de todas as atribuições que você deu a protagonista e ela também me aparentou ser uma mulher bem forte, bom, me interessei bastante após ler seus comentários, gostei de saber que não é nada clichê e meloso, mesmo por ser um livro de romance eu fiquei bastante curioso para conhecer a vivência da Cristina, fiquei realmente encantado com suas palavras, o qual me fez ficar desejando esse livro na estante após ler "melhor livro do ano" HUAHAUHAUAHUAHUA. Ótima resenha! ♥

    Beijos,
    Luan | http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi
      Realmente a Cris é uma personagem bem forte.
      Fiquei mega feliz em saber que você gostou hehehhehee
      Obrigada.
      Beijos

      Excluir
  10. Nossa, sua resenha tá bem completa. Dá pra perceber o quanto gostou da personagem. É a primeira vez que venho aqui, então não sei se é sempre assim, mas eu quando me empolgo acabo falando/escrevendo demais, hehe. O livro é lindo.
    Beijos, www.prettythings.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiie
      Eu ameiii a personagem mesmo kkkkkk
      Venha mais vezes me visitar.
      Beijos

      Excluir
  11. Olá :) Amei demais essa sua resenha! *-* Fiquei apaixonada pelo enredo da trama, rsrs a história é bela e dramática ao mesmo tempo, adoro livros de época, sem dúvida, esse deve ser muito bom, :D nunca tinha visto esse livro, a sua resenha despertou o meu interesse. ;) A protagonista possui características que gosto em personagens femininas. :D rs Beijos!!! <3
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  12. Oi Taty, só o título do livro já é intrigante e com sua resenha vi que o livro tem uma história muito intensa, do jeito que gosto. Com certeza vou participar da promoção e se tudo der certo, é provável que ele esteja entre os meus favoritos. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda.
      Pois é, o titulo só é explicado na reta final e eu ameiii
      Boa sorte heim
      bjs

      Excluir
  13. Achei super interessante! Me parece ser ótimo. Quem sabe eu consiga lê-lo algum dia? Não aguento mais ler obras acadêmicas para a faculdade snif snif :(( Sua resenha me empolgou! Tô precisando ler umas coisas diferentes... Hah

    http://anneandcia.blogspot.com.br/2015/07/resenha-filme-begin-again-se-nada-der.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiie
      Leia sim.
      Ah, deve ser chato mesmo heim kkkkkk
      Mas fico mega feliz em saber que gostou da resenha;
      bjs

      Excluir
  14. Taty, adorei sua resenha.
    Você falou tão bem do livro que é impossível não se interessar pela leitura.
    Eu nem li o livro e já gosto muito da Cristina, espero ter a oportunidade de ler o livro porque é bem o estilo que gosto.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie
      Obrigada Déby
      É impossível não falar bem do livro kkkkkk
      Espero que leia sim heim.
      bjs

      Excluir
  15. Que resenha fantástica! A personagem parece ser tão boa quanto e eu sei lá, nem sei o que comentar! Quero muito ler esse livro! Tá de parabéns <3
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  16. Que resenha fantástica! A personagem parece ser tão boa quanto e eu sei lá, nem sei o que comentar! Quero muito ler esse livro! Tá de parabéns <3
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  17. Meu Deus, já quero ler. Não sei se foi essas quotes lindas, o enredo, sua resenha ou o fato de você omitir o nome do tal personagem e me fazer pensa e pensar, eu simplesmente quero ler esse livro o quanto antes!
    Parabéns sua resenha foi maravilhosa! Já coloquei na minha lista de desejados ♥

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é kkkk não quis dizer o nome da pessoa kkkkkk. Vai ter que ler para descobrir heim.
      Leia sim, você vai amar. e obrigada.
      Beijos

      Excluir
  18. Olá!
    Ainda não conhecia o livro, mas simplesmente adorei!
    A narrativa parece bem interessante. Adoro personagens fortes como a Cristina!
    Agora estou ansiosa pela leitura haha
    Adorei a resenha!
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Nossa, amei a capa e a resenha. O livro parece ser muito empolgante, adoro reviravoltas e personagens fortes. E que vida, hein. logo se vê que a personagem passou muita coisa. Fiquei muito curiosa para saber mais do livro. Entrou para minha lista.

    beijos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muiiiiito empolgante kkkk.
      Depois me diga o que achou.
      beijos

      Excluir
  20. OI Taty..
    Você gostou mesmo do livro hein. Estou ficando muito curiosa para lê-lo, depois do lançamento e sua resenha é a primeira que vejo dele, e ainda mais falando tão bem.
    Gosto quando os romances não são tão melosos e adorei a trama do livro. Deve ser um daqueles que tem muita coisa para contar numa resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie
      Amei o livro kkkkk. Realmente, tem muita coisa.
      Que bom que gostou.
      bjs

      Excluir
  21. Este é um livro em que eu nunca tinha prestado atenção, mas agora fiquei com muita vontade de ler! Gosto de livros de época, e adorei o fato da Cristina ser uma personagem tão forte, generosa e, de quebra, com um humor irônico, que é algo que eu curto muito. Também não sou muito de cenas hot não, mas se elas não te incomodaram, acho que também não vão me incomodar. Vou participar do sorteio! =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    p.s.: Meu nome de seguidora no GFC é Ju, e o face está como Juliana Xavier.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju
      Que bom que gostou flor. Então acho que você não vai se incomodar com as hots não. A história é incrível kkkk
      Boa sorte flor.
      bjs

      Excluir
  22. Oii, tudo bem?
    E eu aqui achando que o livro não era nada interessante, que engano, auehaueh. Enfim, eu adorei a premissa do livro, e só pela resenha percebi que não é nada clichê mesmo. Quero saber como ela se vinga desse pessoal, e se ela fica mesmo com o André. E também adorei muito saber que ela não é uma fraca, e sim forte, isso me dá mais vontade de ler o livro.
    Já estou participando do sorteio, espero que eu ganhe.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiie
      Viu kkkkk Que bom que gostou. Você vai amar o livro.
      Boa sorte
      bjs

      Excluir
  23. Oii Taty!

    Esse livro parece ser muito bom então vou participar da promoção!
    Parabéns pela resenha :)

    Beijos, Amanda *--*
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  24. Oie, tudo bom?
    Nossa, que livro é esse? Amei essa trama e me lembrou muito algumas novelas. A Cristina é o tipo de protagonista que adoro nos livros e fiquei muito curiosa com a premissa vingativa nessa trama. Já quero ler e sua resenha ficou muito bacana.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie
      Lembra mesmo algumas novelas kkkkk. Que bom que você gostou flor.
      Beijos

      Excluir
  25. Olá!
    Confesso que fiquei ansiosa para ler esse livro, gostei bastante da premissa.
    Boa sorte aos participantes do sorteio :)

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Taty, tudo bem?
    Gostei da premissa do livro!
    Da origem da personagem e tudo o mais são elementos que me fariam gostar de ler.
    O fato de apesar das cenas hot ter um bom enredo por trás soma mais pontos ainda!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo