20/05/2015

45 [ RESENHA ] Por que eu? - Sinélia Peixoto


Titulo: Por que eu? (Vol.1 Trilogia do Eu)
Autora: Sinélia Peixoto
Editora:Chiado Editora
Páginas: 493
Estrelas: 4/5
Livro: cedido pela autora para resenha.

Não colocarei a sinopse do livro aqui, pois contém spoilers e não quero que vocês fiquem chateados rsrrs. Vamos conferir a resenha livre de qualquer spoiler?
                           





Quem nunca fez a pergunta: "POR QUE EU?"

Beth é uma mulher de 28 anos, independente, solteira ha 4 anos, trabalha como recepcionista em uma empresa de construção civil, mas não aguenta mais um dia sequer no trabalho. Então ela decide que em 2013 vai recomeçar do zero e reconstruir sua vida.
Suas amigas Leka, Alana, Carol, Dana e Joana decidem que Beth e elas devem passar o reveillon em Porto Seguro para se divertirem ao máximo. 
Pelo que deu para entender já é uma marca desse grupo de amigas fazerem um tipo de desafio nesses tipos de encontros, desafios tipo ficarem com o máximo de caras que conseguirem e a perdedora paga o motel das outras. É claro, Beth sempre perde, pois não consegue beijar um cara antes de conhecê-lo melhor. Mas ela decide que sua vida será diferente em 2013 e que vai se entregar e se divertir.

Em meio a uma festa, e completamente bêbada ela começa a beijar loucamente um cara que nunca viu na vida. No outro dia ela está sentada em um banco admirando as estrelas e esse mesmo homem senta ao seu lado e depois disso eles não se desgrudam mais.
Antônio passa a frequentar a casa da Beth assim como ela começa a frequentar a dele. Ele é advogado e ajuda Beth a organizar sua vida. Ela decide largar o emprego que odeia, e começa fazer cursinhos, mas sua vida financeira vai ficando ruim e ela começa a entrar em crise, em desespero, pois não aceita ser controlada, nem sustentada por Antônio.

O livro vai mostrar bem o universo feminino, e como o livro é narrado em primeira pessoa por Beth tenho certeza que os homens que ler vão ficar loucos rsrs (brincadeira), Beth se questiona muito, se cobra muito e existe um conflito interno muito grande onde ela tenta a buscar resposta para tudo, analisa tudo e ela chega ser neurótica. 
No começo de seu namoro com Antônio ela ficava o tempo todo se perguntando se merecia mesmo um homem daquele, todo perfeito, carinhoso, atencioso, bonito etc. E isso chega irritar sabe? Porque ela não se entrega ao relacionamento, fica se perguntando se vai ser sempre perfeito assim, se quando eles casarem ele vai ser mais um marido fantasma que está ali, mas não está. Esse tipo de coisa.
"Minha mãe sempre fala que você tem que guiar os homens, explicar pra eles todos os detalhes, o que você quer, porque eles não conseguem ler as entrelinhas não! Se quer ajuda, tem que pedir. Eles são literais. Burros, em meu conceito!"
Uma coisa que gostei muito foi do físico da Beth. Estamos acostumados com personagens protagonistas de corpos perfeitos, lindas e sensuais, mas a Beth é bem realista, uma mulher que precisa perdeu 2 ou 3 quilos, que se preocupa com coisas bobas de mulher.
A autora também não ficou focada apenas na história do casal, então também vamos conhecer a Karen que é amiga da Beth, trabalhavam na mesma empresa. Karen tinha um casamento perfeito que a própria Beth invejava (inveja boa) e desejava que um dia seu casamento fosse igual. Mas um dia Karen descobre que seu marido a estava traindo e o leitor aos poucos vai acompanhando essa personagem se adaptar a vida de divorciada, a uma vida sem o companheiro de anos.
Outra personagem é a Leka que namora um cara idiota e ela acaba engravidando dele e tenta dar uma chance ao relacionamento. 
"Somos um bando de gado sendo levados pela mídia e pela sociedade"
O livro inicia com Beth tendo um sonho erótico. O homem do sonho é um desconhecido que aparece duas vezes no livro e depois de uma despedida no ultimo sonho ele diz que vai embora e desaparece da história (Estranho isso).

Achei o Antônio muito, muito, muito meloso, um personagem realmente fictício. Gente, por mais que eu queira não acredito que exista um homem assim, impossível. O dialogo entre o casal é só elogio, um dizendo que ama o outro, você é minha luz, minha vida, tudo de bom, te amo, etc... Mas eles conversam bastante e acho que isso é essencial em um relacionamento. E o livro é bem focado nisso mesmo, aprendi muita coisa e percebi que algumas coisas que acontecem na minha vida pessoal é algo meio que natural e normal na vida de muitas pessoas. Acho que o livro é maravilhoso, para não só a mulher, mas também o homem, pois assim ele também conhecerá mais um couso do que passa na cabeça de uma mulher.
Antônio pede Beth em casamento com pouco tempo de namoro e eles ficam noivos. Acontece algo que poderá mudar a vida de ambos, e se você não quer saber o final dessa história não leia a sinopse do livro. É isso mesmo, a sinopse conta o final. 
Eu estava na metade do livro quando decidi ler a sinopse que fica atras e parei na meio da sinopse pois peguei 3 spoilers, aí falei com meu marido e ele para me irritar leu o restante da sinopse em voz alta e adivinha, o final do livro foi revelada, não de uma forma detalhada é claro, mas não teve graça. Fiquei chateada kkkkk Então não leiam a sinopse.
- Quer se vingar? Pode. Eu deixo. Eu aprendo. pode fazer o que quiser, Beth. Eu supero. Mas se case comigo. É só isso que eu quero. - Antônio.
Esperava que eu conseguisse colocar aqui tudo o que senti lendo esse livro, mas infelizmente está sendo dificil. Gostei muito do livro e só dei 4 estrelas, porque achei que o livro poderia ser menor, e existe muita cena de sexo, (Sim, Por que eu? é um livro hot). Sempre que o casal se encontram o final é sexo. Mas tirando isso o livro é realmente muito bom, e quero ler a continuação para saber como vai terminar essa história.

Acho que nunca li um livro com uma personagem como a Beth, ela tem uns pensamentos bem realista, primeiro achei que ela pensava de mais, mas depois fui me acostumando e percebi faço o mesmo kkkk. O livro é cheio de citações de livros, músicas... Adoro isso.
"Não sou a frágil, indefesa, a princesinha que precisa ser protegida. isso já era! A heroína hoje é aquela que batalha e não tem medo de ficar sozinha e conquistar tudo com ou sem seu homem."
A diagramação é simples, mas ainda assim adorei. As folhas são amareladas com uma textura diferente, o livro tem um cheiro muito bom rsrsrs, o tamanho da fonte é boa, e o texto é bem centralizado com um espaçamento legal nas bordas o que facilita a leitura. A escrita da autora é maravilhosa, gostei muito. Consegui me apegar a todos os personagens, até mesmo aos pais do casal, amei.

Enfim. Recomendo o livro, principalmente para as mulheres, tenho certeza que vocês vão gostar. A Sinélia abordou de uma maneira muito real esse universo, adorei a parte que a Leka descreve como está sendo ser mãe, ela me fez rir muito. Também achei incrível como a Beth amadureceu no decorrer da história, realmente gostei muito dela depois que começou a namorar sério o Antônio.
A história é envolvente, e estou ansiosa para ler o volume dois, acho que vai ser ainda melhor.
"Cada um sabe da sua felicidade, de sua vida e de seus desejos interiores. [...] O meu certo não é o certo pra todo mundo."
"Sinélia, obrigada pelo carinho e pela confiança em mim. Amei o livro, amei sua escrita e estou ansiosa pela continuação, o que você vai aprontar heim? Estou curiosa. Sucesso"

Obs: Não importa o quanto eu falar do livro, você só vai entender depois que ler. Pode parecer uma história clichê, mas esse livro vai te fazer refletir muito sobre a vida.

Bom acho que é isso. Espero que vocês tenham gostado. Deixe um comentário para eu saber que você esteve aqui e leu a resenha.


Beijinhos e até proxima
45 comentários via Blogger
comentários via Facebook

45 comentários:

  1. Essa premissa de livro não me agrada tanto, principalmente por causa do protagonista meloso. Tenho aversão a livros diabéticos. haha O fato que mais me chamou a atenção na sua resenha foi o fato de a protagonista querer mudar de vida. Isso, geralmente, nesse estilo de livro, gera boas risadas e uma história legal.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. @Desbravadores de Livros
    Então. O livro conta uma história mega comum, mas a autora deixou tudo tão real, fora o Antônio que eu não acredito que exista um homem assim (mas poderia existir né? kkkk). Mas eu adorei, pois a tanta coisa que ela aborda do livro, tantos assuntos, tantas dicas. Eu amei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    já vi uma resenha sobre esse livro e teve vários comentários bem bacanas sobre ele
    rsrsrs, tem uma sinopse um pouco neutra
    Bjks
    Passa No meu Blog, Tem Resenha Nova - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. @Netinho Alves
    Que estranho.
    Eu só achei um resenha desse livro, fora a minha e só tinha um comentário que é o da autora ainda. Mas pode ser que eu não tenha procurado direito né?
    Aaa isso não é a sinopse, eu não coloquei aqui.

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Que bela resenha... E coitada de você! Você ler Spoiler e seu marido continuar.
    Se fizessem isso pra mim eu também não iria gostar. :(

    Mais nota 10! Parabéns... Ps: @Netinho Alves leia antes de comentar.
    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  6. @Marcio Silva
    Oi Marcio. Você é um amor de pessoa heim.
    Pois é cara, meu marido leu o resto da resenha kkkkk Fiquei P* da vida.
    Obrigada pelo carinho viu.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Meninos, adorei a resenha e os comentários. Sim, o Por Que Eu? é tudo isso e o Antônio é meloso demais e foi feito com um propósito, que vocês só vão entender no livro 2, aguardem.

    ResponderExcluir
  8. @Trilogia Do Eu
    Oiiiiie.
    Aaaaa agora você me deixou ainda mais curiosa. A MDS O que vai acontecer no livro 2 heim.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Amiga eu nunca tinha ouvido falar desse livro
    e sinceramente adorei tudo que você escreveu sobre a história.
    Acho que é uma leitura que irei curtir bastante, porque me parece ser bastante envolvente com uma leitura muito gostosa né?
    Mas o que mais me espantou mesmo foi o tamanho do filho, porque NOSSA, pequeno em ?!! hahahaahah
    Mas mesmo assim eu acho que o colocarei na minha meta de leitura ou tentarei pedir em parceria para a editora, porque é sério, quero muito ler. PARABÉNS ...adorei =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-brilho-em-busca-de-um-novo-mundo.html

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-seducao-morta-lenda-de.html

    ResponderExcluir
  10. @Silvana Sartori
    Oiii Amiga.
    É, o livro foi lançado a pouco tempo.
    Que bom que gostou heim. É muito envolvente, acho que você vai amar. Solicita ele sim e depois me chama para conferir a resenha.
    Obrigada flor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo joia?
    Então, amei a resenha. Eu confesso que nunca tinha visto nada sobre esse livro, a capa é bem simples, o que a deixou bem fofa, adorei saber desse livro, apesar que de primeira ele não me chamou muito a atenção, acabei me rendendo, e fiquei curiosa para saber mais hahaha;


    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. @Joice Ol.
    Oi Joice, tudo joia sim e com vc?
    Que bom que gostou.
    A o livro foi lançado a pouco tempo. Sim, o inicio é bem clichê mesmo, mas depois vai ficando melhor e aaaaa é impossível falar.. Leiaaaa.
    Vc vai gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro, e adorei a sinopse!
    Não me importo de ser livro hot, mas desde que tenha uma história, que pelo jeito esse tem!
    Então já quero ler. rs
    http://www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. @D e s s a
    Oi Dessa.
    Flor. Não tem sinopse nesse post.
    Não coloquei.

    Que bom, acho que vai gostar então, pois tem uma história linda por trás de todas cenas hots.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. OI, nossa eu não conhecia o livro, já amei de cara, li a resenha todinha e fiquei imaginando o livro, gostei bastante de a protagonista ter medidas reais!!! ai quero muito ler
    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi!!
    Não conhecia o livro e mano que resenha :D
    Eu juro que quando vi a capa logo pensei em auto-ajuda, mas não passei longe rsrs
    Sua resenha estava perfeita, vc conseguiu transmitir a essência do livro e obrigada aumento a lista de desejados haha...
    Sobre a sinopse, já percebeu que a maioria esta trazendo os malditos spoiler? Eu não leio mais sinopses...
    Enfim, estou muito curiosa pelo livro. Tenho certeza se eu ler vou gostar muito tbm.
    Brubs
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  17. Oii!
    Nossa, eu nunca tinha ouvido falar neste livro. Amei a capa e a temática abordada. Recomeços são sempre inspiradores. Espero fazer a leitura em breve, fiquei curiosa sobre ele.
    Parabéns pela sua resenha!

    Beijos e até mais.
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  18. @Beatriz Andrade
    Oii Bia.
    Que bom que gostou.
    Realmente o livro mostra bem o mundo real, acho que vc vai adorar.
    beijos

    ResponderExcluir
  19. @Brubs.
    Oiiie
    Obrigada hehhehe que bom que gostou.
    Pois é, passou longe mesmo kkkkk
    Aaa parei de ler sinopse também, não sei porque estão colocando spoiler em sinopse.
    Espero que goste sim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas adorei conhecê-lo através da sua resenha!
    Legal da sua parte não ter colocado a sinopse, por ela conter spoilers, as editoras deveriam prestar mais atenção na hora de fazer as sinopses, pois na maioria das vezes elas contam metade do livro.
    Esse mimimi da personagem sobre o cara ser perfeito e ela não merecê-lo deve realmente irritar um pouco...rs
    Assim como você, eu também não acredito em homem perfeito de mais, e só de saber que o casal passa o tempo todo se elogiando e com melosidades, já me passou um pouco da vontade de ler..rs

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá!!!

    Não conhecia o livro, e não sou a maior fã de Chick lit, mas de repente eu até curto essa leitura por ser realista. Pela sua resenha Beth me pareceu uma personagem muito viva e eu amo isso, porque é possível essa identificação. Acho que me darei a chance de conhecer melhor esse livro e não vou esquecer de não ler a sinopse. HAHAHA

    Beijos, amei o blog.
    Dani Cruz
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. @Maiara Vieira
    Oiiii Maia.
    Que bom que gostou.
    Aaa eu não iria fazer uma maldade colocando o spoiler kkkkkk, também acho que eles deveriam ter um pouquinho de cuidado.
    Irrita sim kkk mas a mensagem que o livro trás é muito boa.
    Aaaa dá uma chance para o livro, vale a pena.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Não imaginava que fosse um livro hot, mas como gosto do gênero eu leria sim
    Talvez me irritasse um pouco com a melação do casal, mas fora isso gostei da premissa.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  24. Poxa, que chato que a sinopse tenha tantos spoilers :( isso tira muito a graça da leitura!
    Já tinha ouvido falar na Trilogia do Eu, mas até então não sabia do que se tratava.
    Parece uma leitura muito gostosa e fluida, permeada de dúvidas bem reais. Gosto bastante disso!
    O que eu não gosto é esses relacionamentos extremamente melosos. Na vida real eu gosto de ser mimada pelo namorado, mas no mundo fictício isso me irrita, rs.
    Mesmo assim, o livro entrou na lista de desejados!

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Gostei bastante da protagonista, pelo o que você escreveu, ela parece ser algo bem parecido com real.
    Todas as mulheres pensam bastante antes de agir, além disso o fato de ela não ser a jovem de corpo perfeito é outro fato legal. :)
    Eu particularmente não estou com vontade de ler livros hot, quando você citou isso na resenha, já desisti um pouco da leitura :/

    Beijos!
    https://choqueliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Olá, tudo bem?
    Guria, pior que eu já tinha lido a sinopse do livro em outro lugar, não acredito que era spoiler, rs. Pior que acho que a sinopse conta todo o livro, rs. Mas, fora isso e o fato dele ser gigante, parece mesmo ser um livro pelo qual eu me interessaria! Gosto de livros femininos e também gosto de hot!
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. @Angélica Lima
    Oiii Angélica.
    Pois é. Nem eu sabia que era hot.
    Aaa se gosta do gênero, vai amar o livro kkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. @Kemmy Oliveira
    Também acho.
    kkkkkkkkkk Pois é, somos assim mesmo kkk
    Mas o livro é muito bom, fico feliz que você se interessou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. @Joyce Redfield
    Oiiie.
    A beth é Bem real mesmo kkkk.
    A meninaaa leia sim, eu tambm não curto livros hot, mas o tanto que esse livro me fez refletir não é brincadeira heim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. @Roberta Gouvêa
    Oiie.
    Pois é kkkk Era spoiler. E conta todo o livro mesmo kkkkkkkkk.
    Acho que vc vai gostar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Eu adoro a diagramação da Chiado, os livros são enormes , mas não pesam nada é maravilhoso. Gostei bastante da capa e da premissa do livro. Fiquei muito curiosa e queria saber como é esse meloso do Antônio , porque meu namorado era assim no inicio e eu não gostava , depois que ele mudou vivo sentindo falta do grude kkkk
    Mas gosto também quando o livro não visa só a protagonista e consegue falar também de outros personagem.
    Fiquei com uma vontade enorme de ler :)
    Beijos

    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Olá!
    Lendo a resenha aí descubro que o livro é hot
    Cara que surpresa pensava mesmo que não era.
    Gosto de livros que além do casal não esquecem os personagens secundários
    Vc diz que Antônio é muito meloso agora fiquei doida pra ler pq só existe em livros mesmo kkkkkkkkkkk
    Adorei sua resenha, não conhecia o livro mas já quero
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. @Mãe, Tô Escrevendo
    Oiiii
    É verdade, o livro é gigante, mas é super leve.
    KKKKKK Acho que toda mulher é assim kkkkkk
    Que bom que gostou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  34. @Ana Carolina Ribeiro
    Oii
    Foi uma surpresa para mim também kkkkk.
    Que bom que gostou da resenha.
    Leia o livro sim. Recomendo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  35. Oie! Tudo bem?

    Adorei a capa do livro! A Editora Chiado tem lançado bons livros e vejo sempre muito destaque dela nos blogs. Eu não conhecia a autora e nem o livro. Achei a premissa muito bacana! E olha que não sou muito de ler esse gênero, viu?! Acho que foi a resenha, rsrs. Eu DETESTO pegar spoiler lendo sinopse... Aconteceu isso comigo em O Sangue do Cordeio, foi um spoiler mínimo e eu já fiquei chateada... Imagina descobrir o final! rsrs Tenho certeza que meu namorado faria o mesmo comigo rsrs

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  36. Não conhecia o livro e fiquei super curiosa com ele. Adoro quando consigo me identificar com os personagens, a leitura fica ainda mais gostosa e interativa. Acho que iria me incomodar mesmo com os clichês presente no começo, sou meio chata pra essas coisas, mas como você disse que depois fica melhor eu já quero ler :)
    Adorei a resenha.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. @Juliana Garcez
    Oiii Ju
    Aiii que fofa.
    Homens né? Sempre nos irritando com suas implicâncias kkkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  38. @Gabrielly Marques
    Oiii, que bom que você gostou.
    Espero que leia e goste kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Eu não sei se leria! Fujo de livros cheios de romance como quem foge da cruz. Mas amei sua resenha porque ela foi muito sincera. E a capa é linda! O número de páginas, aliás, é um atrativo e tanto.
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Oi,
    É tão bom quando um livro nos faz refleti sobre determinadas coisas da vida, mesmo sendo um pouco clichê alguns livros são mais ricos em outros assuntos, esse me fisgou logo pelo título que talvez leria somente por ele.
    Parabéns pela resenha, dica anotada.
    Beijos



    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  41. @Celly Nascimento
    Celly vc corre de livros de romance eu eu corro atras deles kkkkk.
    Obrigada.
    bjs

    ResponderExcluir
  42. @Mari Araujo
    Realmente eu também fiquei atraída pelo titulo e fechei parceria com a autora. Acho que o titulo se encaixa perfeito na história.
    bjs

    ResponderExcluir
  43. Olá flor, apesar de ter um personagem masculino muito meloso e bem fora do real, eu leria o livro só por causa da Beth, já que você disse que ela é bem realista, não é nada aquelas personagens perfeitas, isso me deixou ainda com mais vontade de ler esse chick-lit.

    Bom, pela sua resenha, você gostou bastante da história, espero ler e gostar tanto quanto você, estou curiosa para saber se ela arrumará a vida dela e se os dois ficarão juntos mesmo, se se completarão.

    Cara, e ainda bem que não li a sinopse, não tenho esse hábito justamente por ter medo de pegar um spoiler ou mais que um,kkkkk.Nem coloco essas ditas cujas nas minhas resenhas.E seu marido é mal em?kkkkk


    bjs flor


    www.adorkable.com.br

    ResponderExcluir
  44. Oi, flor!
    Adorei sua resenha. Acho que uma autora se propor a trazer à tona uma protagonista insegura, que tem preocupações reais e imperfeições, é muito bacana! Infelizmente, tudo é muito fantasioso no que diz respeito aos personagens literários. Eu mesma me identifiquei um pouco com essa protagonista (rs). Apesar do rapaz ser romântico e meloso demais, me interessei em conhecer a história de ambos como casal. Anotei a dica de leitura!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo