13/09/2018

13 [ RESENHA ] Estado Terminal

Título: Estado Terminal
Autor: Dylan Ricardo
Editora: All Print Editora
Estrelas: 4/5
Livro: Cedido pelo autor

Era uma vez um dedicado leitor que queria ser escritor, pois achava que tinha o que dizer, mas não só isso, ele precisava expor, era muito mais que apenas um exercício de arrogância inconsciente. Era vital. O monstro que lhe habitava as entranhas estava a cada dia mais barulhento e preenchia cadernos com medos, desejos, lembranças e revoltas. Ele queria registrar tudo o que havia vivido, precisava deixar compiladas suas experiências, como uma marca do que passou durante a existência. Uma prova de que havia vivido.
Ele queria arrancar seus escritos das gavetas e atirá-los ao mundo. Queria tocar em sua obra publicada, pegar nas folhas, sentir o peso das frases, o cheiro do livro e o aguilhão de cada letra. Não lhe bastava mais escrever para si, ele desejava mostrar a todos o que acontecia pelos fumegantes e devastados campos inóspitos do seu cérebro. Queria cuspir, vomitar, arremessar tudo o que lhe carcomia as vísceras. E copulando com a dor, partejou poemas. Cem poemas que compõem esta pequena obra, fruto de noites em claro, de ácidas lágrimas vermelhas, de espelhos quebrados, paredes esmurradas, pulmões nicotinados, garrafas esvaziadas e torturantes lembranças. Caros leitores, bem-vindos ao meu cérebro.
 


Eu sempre gostei de ler poesias, apesar de nunca ter escrito nada do gênero e de não ter dom pra isso haha.
Mas eu acho fascinante o modo que eles têm de transpassar os seus pensamentos para o papel de uma forma tão intensa, profunda e emocionante.
E nessa obra, o autor Dylan Ricardo faz isso com uma verdadeira maestria. Escritor e poeta, Dylan é autor das obras “Um Conto sem Final” e “Cem sonetos e Agonizando”, já próximo de serem publicados e “Do Inferno”, já lançado.

A sinopse deste livro já havia sido o suficiente para despertar a minha curiosidade de conferir todos os pensamentos mais loucos e obscuros do autor, sem deixar de mencionar a urgência que ele teve de expor a nós, leitores. Contudo, a sinopse não havia me preparado para a profundidade da obra haha.



“Esfacelado

Oco de entranhas, porém abarrotado,
sou como o peixe morto, recheado,
que dissecado foi, para nada ter no interior.
Com a intenção de que possua espaço suficiente, para que nele, inserida covardemente,
seja toda uma lancinante e miserável dor.

E se você, por convenção, perguntar como estou

e esperar uma resposta oposta ao que me infestou,
não vou replicar teu Tudo Bem com outro, também.
Prefiro retrucar sem sorrir e com a verdade,
pois em mim instalou-se tanta iniquidade
que mentir para ser aceito deveras não me convém.

Se a tristeza que hospedo pode causar teu afastamento,
é porque minha natureza não aceita a máscara do fingimento
só para o deleite de uma mentira que a todos procura anestesiar.
É que às vezes a dor passa tanto do limite que me faz entender,
força-me a aceitar os que de mim fogem por medo de sofrer,

pois sabem estes que, como eu, estão a um passo de desabar.”  

O livro possui o total de cem poesias góticas, onde o autor de refere a assuntos voltados ao relacionamento humano, às lembranças e a transitoriedade da vida.
Dylan escreve sobre lembranças torturantes, ao qual emprega o tecer dramático. Fazendo uso até mesmo do horror e de dramas psicológicos.

Temas como morte, religião, os próprios poetas em seus momentos de inspiração, a falta de esperança, os dias monótonos, o amor intenso, belo e puro, mas que também pode se tornar amargo, e muitos outros. Temas interessantes e com uma linguagem complexa e envolvente.


“Velório II

Orna o cimo da plúmbea sepultura
uma esquecida rosa raquítica,
que enferma em cama granítica
pouco a pouco se desfigura.

Outrora de beleza esplendorosa,
de poesia inspiradora fonte, exibe agora a dor em sua fronte.
Regada pela morte impiedosa.

Para as flores, no jardim que a circunda,
aquela rosa infeliz e moribunda

espelhava a fatalidade do transitório.

E tornando-se mais desabrochadas,
vivas, vermelhas e perfumadas,
mesmo plantadas, ali fizeram o seu velório.”

Recebi esse livro autografado pelo autor, com uma intrigante dedicatória haha, pois ele dizia que essa obra possuía um pouco dos seus pesadelos. Eu particularmente amei esse livro, pois foi a minha primeira experiência na leitura de poesias góticas. Foi uma leitura muito interessante, profunda, impactante e reflexiva, onde o autor não apenas expõe os seus sentimentos mais conflitantes e tempestuosos, mas também faz críticas sociais de uma maneira bem envolvente.

Não irei falar muito sobre as poesias, pois vocês precisam ler e ver por si mesmos e ficarem tão impactados quanto eu haha. Não encontrei nenhum erro de ortografia, as páginas são brancas e a capa combinou bastante com o ar gótico da obra. Indico a todos os amantes de poesia e também aqueles que gostariam de se aventurar nesse gênero literário. Vale a pena conferir!


13 comentários via Blogger
comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Primeiramente o título do livro me chamou bastante a atenção, e depois de ler um pouco sobre o que se trata a temática do livro percebi que tinha muito haver com o momento que estou vivenciando, principalmente por estar cursando psicologia e me deparar muito com essa temática de melancolia, depressão, luto, sentimentos e emoções. Apesar da linguagem dos poemas ser bastante culta, ainda sim a essência da obras nos toca. Esta obra com certeza será incluida na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  2. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda, mas fiquei bem curioso com a tua opinião! Que bom que gostaste tanto!

    Não sou muito de ler poesias, mas nunca experimentei "Poesias góticas". Ótimo que existe grande diversidade de temas!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Olha, eu não sou uma ávida leitora de poesias, acredito que poucas delas conseguem prender a minha atenção, isso me incomoda um pouco, principalmente, quando leio uma poesia super recomendadas e, não acho ela tão incrível assim..rs!

    Eu nunca tive contato com poesias góticas mas, gostei muito de ler a sua opinião e saber que esse livro fala sobre os relacionamento humanos e principalmente, os pesadelos que o autor teve! Estou realmente, interessada em ler o livro e a capa parece tão misteriosa quanto a obra em si.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  4. Eu também ficaria intrigada com essa dedicatória, definitivamente hahaa sou apaixonada por poesias justamente por conta disso que falou, elas conseguem transparecer sentimentos tão dificeis de serem exprimidos, é algo muito real. Quando uma "bate" a gente chega a ficar sem fôlego, né? Não conhecia o autor mas certamente é uma obra que eu leria.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não tenho o hábito de ler poesias, mas existem algumas que são tão lindas que dá vontade de ler um livro cheio delas. Não conhecia o autor. Gostei dos assuntos que ele trata nas poesias e gostaria de conhecer. A capa não é tão chamativa, mas irei anotar a sugestão.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi Jenny!
    Confesso que poesia não é um dos meus gêneros preferidos, mas admiro muito quem escreve e quem gosta! Todo mundo diz quem a maioria dos leitores deseja ser escritor né? Eu nunca quis escrever nada, não tenho esse dom, mas conheço gente que já escreveu e publicou!

    Beijos,
    Ana | Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Jenny, sua linda, tudo bem?
    Esse tema gótico ficaria ótimo para o mês de outubro, por se mais sombrio, risos.. O autor tocou em um ponto em uma das poesias que você citou, sobre como responder quando nos perguntam se estamos bem. Aprendi que na maioria das vezes, as pessoas não querem realmente saber, é apenas uma pergunta educada, um mero cumprimento. Para essas pessoas, não devemos nos expôr. Legal quando os textos falam sobre sentimentos comuns, situações que todos passam no dia-a-dia, sempre nos faz pensar.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Jenny tudo bem?
    Admito que não conhecia esse livro, mas acredito que deve ser pelo fato de não ler muito do gênero (o que preciso mudar). No entanto, consegui me identificar com uma das poesias que vc compartilhou e isso despertou meu interesse para conhecer as demais.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  9. Oiii Jenny

    Na minha adolescência eu era fascinada por poesias, e poesias góticas então smepre me pareceram mais interessantes por causa da melancolia que carregam, a intensidade dos sentimentos nas poucas palavras. Não conhecia esse livro e confesso quando li na resenha que era de poesias pensei: ah não, pra mim não de momento, mas quando notei que eram poesias góticas ai voltou a aguçar minha curiosidade. Vou anotar a dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jenny!
    Eu amo poesias e adoro quando visito um blog e vejo indicação de um livro de poesias. Eu ainda não conhecia a obra e já gostei bastante da sua indicação. Parece ser um livro que eu gostaria e acho que são poesias que me agradaram muito.

    ResponderExcluir
  11. Olá, vou confessar que não sou fã de poesia, eu não as compreendo na maioria das vezes o que o autor quer transmitir. Eu vou passar essa dica por enquanto

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Confesso não ser uma grande fã de poesias, mas os temas que elas abordam é bem interessante. Não me lembro de ler antes algum poema gótico e por isso fiquei bem interessada. Com certeza fica anotada para sair da minha zona de conforto <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto de poesai, mas não tinha visto este livro ainda. Gostei do tema abordado, quem sabe mais para frente leia.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo