01/02/2018

31 [ RESENHA ] As Perguntas

Título: As Perguntas
Autor: Antônio Xerxenesky
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 184
Estrelas: 3/5
Livro: Cortesia da Editora

Alina enxerga sombras e vultos desde criança. Doutoranda em história das religiões, especializada em tradições ocultistas e aferrada à racionalidade que tudo ilumina, ela se acostumou a considerar as aparições como simples vestígios de sonhos interrompidos.
Certo dia, um telefonema da delegacia desarruma sua rotina de tédio programado. A polícia suspeita de que uma seita vem causando uma onda de surtos psicóticos em São Paulo. A única pista disponível é um símbolo geométrico desenhado por uma das vítimas. Intrigada e ansiosa para fugir da rotina, Alina decide investigar por conta própria um mistério que a fará questionar os limites entre razão e religião, cultura e crença.
Em 'As perguntas', Antonio Xerxenesky costura o tédio da vida cotidiana com o desconforto do horror em um livro repleto de referências ao universo dos filmes, da música e do ocultismo.
 


“Houve uma época em que as noites eram para dormir, um sono profundo, sem sonhos. Eu não consigo dormir. Fico acordado a noite toda, até amanhecer. […] Neste período, os pesadelos vêm até nós. E, se estamos acordados, sentimos medo.Ingmar Bergman, A hora do lobo”

A palavra NOITE no dicionário significa: horário em que está escuro, por falta da luz solar, e em que geralmente as pessoas descansam ou dormem. Contudo, para Alina, era nesse momento em que tudo começava a ficar assustador, quando os pesadelos se iniciavam e sombras sinistras surgiam para atormentá-la.

Tudo começou na sua infância, quando ela acordava gritando, urros tão desesperados que acordavam seus pais e seu irmão. Os gritos iam diminuindo até ela compreender e localizar a linha divisória entre o mundo dos sonhos e a realidade, mas mesmo depois de acordar, ela continuava enxergando as sombras no quarto. Seu pai, no alto do seu cientificismo, explicava que o cérebro demora um pouco para entender que não está mais sonhando.

Alina não tinha muita fé em Deus e sentia que a sua religiosidade era apenas algo de hábito, que nunca fora forte e logo iria desaparecer. Mas para a sua sorte, a frequência dos acontecimentos foi diminuindo com os anos, até quase cessarem e ela esquecer-se do assunto, associando os gritos a um passado distante. As ideias de seu pai foram ganhando espaço, ela acordava, via as sombras, tomava um susto inicial, mas não se deixava vencer pelo desespero. Porém ela sentia que não estava totalmente livre delas e que se trouxesse o assunto a tona, talvez na noite seguinte, ela voltaria a receber as visitas.  

“ Fechou a porta e ficou no escuro por um tempo, gotas de água escorrendo do cabelo e pingando no chão, sentindo o cheiro um pouco rançoso de um quarto que costuma permanecer fechado durante a semana toda, e tentava discernir a silhueta da cama, do armário, sentindo-se uma invasora num local povoado de fantasmas.”


Por conta das sombras, Alina nunca fora fã de filmes de terror, mas tudo mudou nos seus vinte anos. Após assistir um filme chamado Suspiria, ela desenvolveu uma grande fixação pelo gênero e queria entender o que a interessava tanto naquelas histórias sobrenaturais de covis de bruxas e rituais macabros. E foi a partir deste momento que ela decidiu fazer faculdade especializada na história da religião e religião comparada, tornando-se uma pesquisadora que estuda a persistência das doutrinas e crenças do ocultismo no contexto urbano e contemporâneo.  Até que, por conta das pesquisas, sua obsessão fora domesticada e até mesmo as sombras, bruxas, contatos com outros planos de existência inexplicáveis, tudo ficou preso numa janela de racionalismo.

Após se mudar para São Paulo, Alina percebeu que não queria mais ser uma pesquisadora que ia atrás de assuntos que não ajudariam a pagar suas contas, com isso, ela muda drasticamente a sua área de trabalho, optando por trabalhar como editora de vídeos institucionais em uma produtora e sair à noite para baladas e afins com seus amigos.

Contudo, aos vinte e nove anos, Alina não apenas se tornara uma mulher cética, cujas sombras mesmo que ainda aparecessem no seu apartamento, eram constantemente ignoradas, mas também estava diante de uma vida tediosa e monótona, ansiando que algo incomum acontecesse.     

Enquanto estava no trabalho, Alina recebe uma ligação de uma delegada que exigia a sua presença para ajudar num caso. Um homem fora encontrado no centro de São Paulo, gritando coisas desconexas, atravessando a rua no meio dos carros e agindo de uma forma terrivelmente agressiva. Demonstrando estar completamente fora de si e incapaz de responder perguntas simples, contudo ele não possuía nenhum histórico de doença mental.

 Outros casos como esse foram apresentados em outras delegacias, pessoas de classe média que constavam no sistema como desaparecidas e que reapareciam nesse estado. Como se estivessem desconectadas com a realidade e não voltassem mais. Ninguém conseguia explicar o motivo, mas isso não era o pior, e sim, quando as vítimas desenhavam um símbolo de nove triângulos apontando para baixo que por sua vez acabavam formando um triângulo maior. Usavam qualquer material que tivessem, seja caneta e até mesmo as próprias unhas, como o homem havia feito no seu corpo, rasgando a própria pele.

“O fato de que tinha uma seita, ou culto, ou grupo, ou seja lá comovocê quiser chamar”, disse Carla, “usando esse símbolo, me fez pensarque algo muito maior estava em jogo. Não apenas uma droga nova, masum culto perigoso. E isso me deixou preocupada, muito preocupada. Nãoquero abrir o jornal uma manhã dessas e deparar com uma mensagemsobre sacrifício de crianças.”

Por conta da sua formação, Alina fora chamada para identificar o símbolo, contudo ela nunca tinha visto nada parecido e se sentiu inútil por não poder ajudar. Voltando a empresa, Alina não conseguia se concentrar, por isso, ela resolve pesquisar por conta própria até que encontra um site, falando sobre bruxaria e rituais, cujo fórum possuía o estranho símbolo que as vítimas desenhavam.  Tomando coragem, ela envia o e-mail falando sobre as suas pesquisas e no mesmo dia ela recebe uma proposta dos administradores para participar ou testemunhar um ritual bimestral, caso ela quisesse aprender algo de fato sobre os assuntos que ela estudava.

A partir deste momento, Alina entra numa situação perigosa, assustadora e ao mesmo tempo inesquecível que irá mudar a sua vida mais uma vez e a fará questionar suas crenças e principalmente a sua sanidade.

O enredo começa de uma forma bem envolvente, principalmente quando as sombras surgem e dão um ar bem sinistro e intenso à trama. E a partir do momento das investigações, eu não consegui mais largar o livro.

A mudança de narrativa foi um ponto interessante, pois ela começa em terceira pessoa e depois muda para a primeira pessoa, com a Alina contando a sua própria história. Porém eu esperava mais da história e confesso que fiquei com um ponto de interrogação gigante na cabeça ao terminar, cheguei até a pensar que estava faltando páginas haha. Pois o autor optou por colocar o final em aberto para que o leitor pudesse refletir sobre os temas. Eu queria contar mais para vocês, mas seria spoiler haha. Apesar disso, foi uma boa leitura e a obra me faz refletir bastante sobre as questões de religião em relação à humanidade.

Indico aos leitores que querem sair da sua zona de conforto e embarcar num suspense com direito a terror psicológico haha. E aí, gostaram da resenha? Deixem nos comentários o que vocês acharam do livro!

    


31 comentários via Blogger
comentários via Facebook

31 comentários:

  1. Amei a sinopse, espero gostar do livro e dar mais chances á obras nacionais. Espero gostar, já está na minha lista. ótima resenha ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah que bomm! Fico feliz que tenha gostado da história, com certeza. Obrigada, bjss!

      Excluir
  2. Gosto de toda essa trama envolvendo Alina e confesso que era muito tentada a ler esse livro, mas depois de ler inúmeras resenhas em que todos dizem ficar com esse ponto de interrogação na cabeça eu desanimei. Comigo não rola final em aberto, o máximo que ele pode fazer é deixar a dúvida se Capitu traiu ou não Bentinho rsrs, mas pelo que entendi fica muitas coisas sem explicação, então eu passo a dica.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem Jennifer?
    Eu já li algumas resenhas sobre o livro "As Perguntas", algumas positivas e outras negativas. Gosto muito de terror psicológico e esse livro está na minha listinha tem algum tempo. Gostei das suas impressões!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas pela sua resenha, fiquei muito curiosa. Gosto desse tipo de narrativa e de estórias que parecem que te prendem desde o primeiro momento, porém, nao curto muito leituras com finais abertos e coisas sem explicações :(
    Dica esta anotada.

    Beijos,
    Thalita Sousa

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem ?
    Adorei sua resenha, fiquei bem curiosa e vou adicionar na lista de leituras.
    Obrigada pela dica!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Jennifer que dica maravilhosa de filme, adoro tudo que tenha relação ao ocultismo de cara, esse com toda certeza me deixou bem curiosa e animada para ler, por mais que a sua avaliação não tenha sido o máximo de estrelinhas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Esse lance de finais abertos, costumam ser em livros fortes, que nos fazem refletir, costumam me conquistar. Apesar de o livro não ter atingido as suas expectativas, você conseguiu me deixar super curiosa. XD

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Confesso que ao longo da sua resenha eu fui me interessando cada vez mais pela história e ficando curiosa quanto aos fatos, especialmente sobre essas questões da personagem... Porém saber que o final ficou em aberto e te deixou com interrogações me desanimou um pouco, mesmo ainda curiosa. Não sei se buscaria pra ler agora, mas adorei a sua resenha e fiquei curiosa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    O tema me interessa bastante, ainda mais misturado ao mistério/investigação.
    Ainda não havia visto nada sobre esse livro, mas já vou procurar. haha

    E cara, uma coisa que consegue me deixar impressionada e olhando para os lados, é essa coisa de "sombras".
    Vou ter que ler de dia. haha

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito do gênero, ainda não conhecia o livro, mas a premissa me deixou bastante curiosa. Espero que se eu vier a ler que a obra possa me agradar, pois fiquei com a impressão que a leitura é muito boa.

    ResponderExcluir
  11. Olá, pela capa, eu não dava nada pelo livro, tenho esta mania de julgar, mas os mistérios e o suspense que rondam, conquistaram meu coração, adoro um terror psicológico
    Tua resenha ficou muito boa.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Esse deve ser um livro bem enigmático e que tira a gente da zona de conforto mesmo pelo desenrolar dos mistérios. Como fã desse gênero me agrada bastante a história a ponto de querer conhecer mais a fundo.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Confesso que gosto de livros com essa temática e esse despertou meu interesse, parabéns pela resenha e indicação.

    obs: Uma pena a capa não ser bonita.

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Tudo?
    Então, achei a temática interessante com essa questão dos sonhos e do que acontece e também curti o esquema dela começar a pesquisar esquemas sobre bruxas, porém me desanimei com o fator que você comentou de o autor deixar meio que aberta várias questões, isso não me agrada muito. Tentei ler o Caixa de Pássaros, não sei se você já leu mas é mais ou menos assim "sem respostas" no final e me decepcionei muito, então acredito que deixarei a dica passar, mas gostei da resenha.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    https://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei da resenha e achei bem peculiar a história de Alina, nunca tinha visto esse livro antes, mas chamou minha atenção de forma positiva, outra coisa foi o fato de você ser o máximo possível de imparcialidade, você deu três estrelas a obra e não ficou mastigando nisso tentando colonizar o leitor de seu blog a não lê, pelo contrário, focou na história, isso pra mim torna um blog bom.

    ResponderExcluir
  16. A maioria das resenhas que vi sobre esse livro reclamavam da mesma coisa, o final, parece que a intenção do autor não foi muito bem vista, né? Muita gente não gostou muito da ideia. Gostei de saber que há terror psicológico na trama, me deixou muito mais interessada.

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas fiquei bastante curiosa pois, tem gêneros que amo. Não vejo a hora de conferir essa obra. Amei a sua resenha.

    Beijinhos,
    http://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Sou aquele tipo de pessoa que julga o livro pela capa e antes de ler a sua resenha, preciso confessar que se eu passaria reto caso encontrasse em uma livraria. Gostei da premissa e fiquei curiosa pela trama, mesmo parecendo q o final (realmente) deixou a desejar um pouquinho

    ResponderExcluir
  19. Adorei sua resenha, o livro parece ser ótimo. Vou colocar na lista de desejados.
    Espero gostar! <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Jennifer, confesso que não costumo gostar muito de finais abertos, mesmo que a ideia do autor seja me fazer refletir sobre algo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  21. Oi, parece um livro bacana e está na minha lista de desejados, mas admito que fiquei com um pé atrás pois não gosto muito de finais abertos e de livros que nos deixam com esse enorme ponto de interrogação. Mas, ainda assim gostei muito de saber que é um livro envolvente no começo, isso faz toda a diferença.

    ResponderExcluir
  22. Há alguns dias li uma resenha extremamente negativa sobre este livro e me desanimei completamente da leitura. Fico feliz que você tenha ressaltado pontos positivos na narrativa e quem sabe eu dê uma chance ao livro, apesar de não ser muito fã de finais "abertos".

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Já li esse livro e gostei bastante dele, apesar de ter algumas ressalvas, principalmente, com relação ao final. A personalidade de Alina me tocou, pois me vi muito nela, sabe? Acho que muitos de nós estamos na mesma situação. Gostei muito da sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Ola, não conhecia o livro e confesso que fiquei curiosa pois sua resenha me despertou essa curiosidade mais não acho que eu esteja preparada para ler esse tipo de livro não então vou deixar essa dica passar

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    A premissa do livro é ótima, e saber que ele é tão envolvente só soma mais pontos positivos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Eu gosto muito desse tipo de temática, adorei o elemento da profissão da alina, relacionada ao oculto/religião no contemporâneo. Vou tentar ler!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Terror não é muito meu forte, no entanto como esse é mais psicológico e gosto de coisas relacionadas a isso, será uma leitura interessante de se fazer, espero ter a oportunidade de lê-lo em breve, acho que irei gostar muito.

    Beijos,
    http://oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem? Confesso que os gêneros em que o livro se encaixa não é muito meu estilo porém acredito que seja uma ótima leitura para quem gosta. Sua resenha está bem bacana e ressalta bastante coisa. Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá, que livro curioso, não conhecia e já fiquei interessada. Já anotei a dica, obrigada!

    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Socorro!! Eu sou medrosa demais, mas, quando vejo um livro assim, penso logo: quero leeeeer. Não sou fã de finais em aberto, me dá uma agonia gigante não saber o que aconteceu.
    Amei a resenha szsz
    Acho que você gosta desses suspenses, então te indico "Não foi suicídio!", é nacional também e é ótimoooooo.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo