07/02/2017

10 [ RESENHA ] A Viagem de Rousseau

Título: A Viagem de Rousseau
Autora: Caulos
Páginas: 36
Editora: Editora Rocco
Estrelas: 3/5 
Livro: Cortesia da Rocco
À vontade entre lápis e pincéis, o pintor, ilustrador e cartunista Caulos apresenta o último livro da coleção Pintando o Sete, em que mergulha na vida e obra de sete grandes gênios da pintura para levar, com seu próprio traço e suas próprias palavras, um pouco de história da arte para os pequenos. Depois de Matisse, Magritte, Mondrian, Seurat, Giotto e Van Gogh, Caulos conta agora a trajetória do francês Henri Rousseau, que foi funcionário da alfândega em Paris e só depois de se aposentar pôde se dedicar exclusivamente à pintura. Sem nunca ter saído da capital francesa, Rousseau criou retratos e cenários reais e imaginários, sempre com um olhar inventivo sobre o mundo a sua volta. É justamente a essência dessa obra cheia de surpresas e nuances que Caulos extrai para seus leitores, com sensibilidade e perspicácia, através do diálogo entre texto e ilustrações.


Vocês devem ter reparado que estou trazendo mais livros infantis para o blog, e isso é por causa do meu baby Enzo. Quero muito incentivar a leitura desde cedo, ler para ele é um bom começo. Então preparem-se pois sempre vou estar indicando livros mais infantis aqui.

Nesse livro mega curtinho vamos conhecer Henri Julien Félix Rousseau, um homem que trabalhava na alfândega de Paris fiscalizando tudo o que entrava e saia dos portões do país.

Nas horas vagas Henri pintava, esse era sua paixão, embora muitos não acreditassem em seu potencial, Rousseau estava prestes a ficar muito conhecido na história da arte e ficaria conhecido como Douanier Rousseau e futuramente também inventaria o famoso retrato paisagem.

O livro é muito curtinho 36 páginas e pouco texto de fato, por isso não tem como escrever uma longa resenha como estão acostumados a ver por aqui. O livro não me agradou tanto, me senti confusa em alguns momentos, então imagino que para uma criança não vá chamar tanto a atenção, embora seja um livro interessante para conhecer mais sobre o mundo da arte. 


Meu baby ficou vidrado nas ilustrações enquanto eu lia para ele, então o ilustrador está de parabéns assim como o trabalho da editora, nenhum erro de revisão. Paginas com textura lisa e brilhosa, pouca concentração de texto o que deixa a leitura rápida, enfim... um ótimo trabalho da editora.


10 comentários via Blogger
comentários via Facebook

10 comentários:

  1. O livro tem ilustrações bem gracinhas mesmo. Ao contrário de você eu não tenho nem filho, nem criança por perto, então dificilmente leria, mas tenho certeza que várias mães irão adorar a dica.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  2. Oiii!

    Taty, quando eu tiver um filho vou querer ser assim também! Acho que lindo poder ler para os pequenos e a forma como eles ficam quietinhos curtindo <3
    Gostei muuuuito das ilustrações e traga mais desses livros!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nunca imaginei que Rousseau trabalhava na alfândega! Mas sei lá, não entendi como um livro com tão pouco texto conseguiu te deixar confusa, então por mais que as ilustrações sejam lindas não leria nem pensaria em dar de presente.

    ResponderExcluir
  4. As ilustrações estão lindas. Para essa fase, ela é a parte mais importante do livro, pois chamar a atenção.
    Às vezes gosto ler livros assim, bem leve e chamativo.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  5. Olá, que linda iniciativa de ler para seu baby (aliás, belo nome). É importante incentivar desde pequeno para que pegue gosto pelos livros. Pena que não te agradou tanto, mas se as ilustrações fizeram sucesso, então houve este ponto positivo. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Olá, como vai?
    Até eu fiquei encantado pelas ilustrações, e que criança não conseguiria ficar?
    Pena que o texto é pouco e ainda confuso, poderiam ter aprofundado um pouco.

    ResponderExcluir
  7. Legal esse livro A Viagem de Rousseau.
    Para criança com certeza chama mto a atenção nos desenhos.
    Nao é meu tipo de leitura, mas gostei do que apresentou sobre ele.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não conhecia ainda esse livro porque não sou muito ligada a livros infantis, mas adorei poder conferir a sua opinião. Achei um livro muito fofo para você poder ler para o seu baby.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Taty ^^
    Que livro maravilhoso!!!
    Bom, lendo a sua resenha vi que você se sentiu confusa. Vejo que isso se deu por você ter uma mente acostumada a leituras, mas você deve levar em consideração que é um livro infantil onde o foco é nas ilustrações e se tem pouco texto é para estimular primeiro o contato visual. Acho que o livro deveria ter uma observação nesse detalhe para não confundir os pais que o leem com uma mentalidade adulta e não infantil.
    Achei as ilustrações lindas demais! Deu até vontade de adquirir mesmo eu não tendo filho ainda. rs
    Bjs

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo