29/12/2016

[ RESENHA ] Belleville

Título: Belleville
Autora: Felipe Colbert
Páginas: 301
Editora: Novas Páginas
Estrelas: 5/5 ♥
Se pudesse, Lucius aterrissaria em 1964 para ajudar Anabelle a realizar o grande sonho do seu falecido pai! De quebra, ajudaria a moça a enfrentar alguns problemas muito difíceis, entre eles resistir à violência do seu tio Lino. Claro que conhecer de perto os lindos olhos verdes que ele viu no retrato não seria nenhum sacrifício... Sem conseguir explicar o que está acontecendo, Lucius inicia uma intensa troca de correspondência com a antiga moradora da casa para onde se mudou. Uma relação que começa com desconfiança, passa pelo carinho e evolui para uma irresistível paixão – e para um pedido de socorro...

Sabe aquela felicidade por encontrar mais um talento nacional? É exatamente isso que eu senti ao ler Belleville, de Felipe Colbert.

Eu não sei por onde começar esta resenha, pois a leitura foi tão mágica e rápida que todos os sentimentos ainda estão misturados dentro de mim.

O livro me fez viajar no tempo junto com os personagens. Não, Felipe não se contentou em criar personagens absurdamente reais. Ele também inventou um enredo cheio de questões, que, aparentemente, não têm respostas definitivas.

Ao ingressar na faculdade de Matemática, Lucius, de 20 anos, decide que é melhor seguir sua vida mais independentemente. Além disso, para facilitar a sua ida ao curso, ele compra um casarão em Campos do Jordão. Por mais precário que possa ser o seu novo lar, esse é o menor dos problemas, já que a sua situação financeira não está nada boa. A verdadeira questão é que Lucius fica abismado com a construção que habita no seu quintal. Uma sequência de pedaços soltos de madeira, que mais tarde ele descobre ser parte da construção de uma montanha-russa.

"Sei que, da próxima vez que você olhar para uma montanha russa, será de forma diferente." 

E foi diferente!

Entre suas aventuras para conhecer o local, o mocinho acaba encontrando uma fotografia antiga escondida entre os pertences do antigo morador da casa. Na foto, uma bela moça, definitivamente a mais bonita que Lucius já havia visto, está ajoelhada, enterrando o que parece ser uma caixa bem próxima à construção que ele havia acabado de descobrir.

Dominado pela curiosidade, Lucius volta ao local onde provavelmente a caixa deveria estar e acaba encontrando o objeto. Para a surpresa do jovem, dentro do utensílio enterrado havia uma carta. 

Esse ponto da história merece um destaque especial. O autor caprichou tanto nas cartas que, diferentemente do habitual, o leitor passa as folhas rápido só para ler mais uma correspondência desses dois personagens. A interação entre eles é tão singela e simples de se ler... Fiquei maravilhada.


Na carta, Anabelle, que viveu naquela casa em 1964, conta que tem o desejo de realizar o sonho de seu pai, construir Belleville, uma montanha-russa, mas, por falta de condições ela não podia concluir a obra, portanto, escreveu a carta para que, se o próximo morador a encontrasse, pudesse ajudar a finalizar a obra.

Lucius fica comovido pela história da moça, mas sabe que não pode ajudar, portanto, decide escrever outra carta para que o próximo morador possa ajudar a garota. 

O dilema é que Felipe nos transporta novamente para 1964, lá nós encontramos uma garota órfã de pai e mãe que não tem mais ninguém, além da companhia de seu gato Tião, para contar com ajuda. Com apenas 17 anos e vivendo sozinha, Anabelle vê aos poucos todas as suas economias se esgotarem. Sentindo-se uma tola, Ana decide voltar e fazer alguns ajustes na carta de solicitação que ela escreveu, entretanto, ao desenterrar a caixinha e abri-la, a moça não encontra somente a sua carta, mas também a carta de Lucius.

A principio, ela acha que algum vizinho está brincando com a sua cara e deixa bem claro aos quatro cantos que não gostou nada do possível deboche, mas decide responder à carta do intruso e é ai que a história começa a se enrolar mais ainda.

Uma relação que começa com uma antipatia e desconfiança sem tamanho toma proporções lindas e gigantescas.

Aos poucos, o leitor vai conhecendo a força de Anabelle, mesmo com todas as dificuldades. É, gente, a vida da moça não é fácil e a gente sofre junto com ela. Lucius tenta ajudá-la apesar dos 50 anos que os separam, mas nem toda a ajuda do mundo foi capaz de livrar Ana de seu mais novo inquilino, Tio Lino, um homem que se diz irmão do pai da garota, mas que ela nunca ouviu falar.

Ainda sim, a relação de Ana e Lucius cresce de forma tão gradativa e pura que se sobrepõe a todo o mal que o vilão provoca na história.

"É bem provável que em algum momento essas cartas parem de atravessar as décadas que nos separam, porque milagres não são eternos. Tenho medo de que com o tempo, tudo se torne uma lembrança estranha, algo afastado de minha mente. Não sei como serão os próximos cinquenta anos que terei que enfrentar sem você. Espero que um dia voltemos a nos encontrar, seja nesta realidade ou em outra. E, se acontecer, que os deuses sejam generosos e permitam que eu a toque."

A trama só fica mais eletrizante e o mistério sobre a viagem das cartas pelo tempo só aumenta. Anabelle cresce muito com o passar das páginas e de todo o sofrimento que o seu inescrupuloso tio a submete.

Eu nunca odiei tanto um personagem como eu odiei este homem. Ele é horrível, em todos os sentidos da palavra.

Belleville é um livro lindo, que mostra uma história de amor de arrancar suspiros. Confesso que quase enlouqueci com o desfecho; As páginas iam passando e os fatos iam acontecendo e eu não sabia como reagir! Felipe conseguiu prender e surpreender o leitor de forma magnífica.

Os capítulos são curtos e, na maioria das vezes, alternados entre um personagem e outro, apesar disso, a leitura não fica cansativa de forma alguma. A diagramação do livro é linda e eu preciso admitir que essa é uma das capas mais lindas que eu tenho na estante. Ela conta muito sobre a história e dá um toque a mais de magia.

Dê uma chance para a literatura nacional começando por Belleville, vocês irão se encantar assim como eu.

"Todavia, o papel que tinha nas mãos agora era uma carta de esperança, não de desistência. E a fábula de nós três - Belleville, Lucius e eu - ainda demoraria para ter um final."

10 comentários:

  1. oie, eu gosto bastante desse autor e tenho o livro na lista de futuras leituras. Achei bem interessante a parte das cartas e a história que se desenvolve a partir delas, e também gostei de saber que o autor desenvolve tudo muito bem. Vou colocá-lo mais a frente na fila de leituras.

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Menina já faz tanto tempo que tenho esse livro aqui parado na minha estante esquecido que estou pasma como consegui ainda não lê-lo!!
    Adorei saber suas impressões e que essa leitura se torna cada vez mais eletrizante com o decorrer dos acontecimentos! Essas cartas me deixaram bem intrigada e quero saber como tudo se dá!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari,
    Menina acredita que a tempos quero ler esse livro é sempre outra leitura passa na frente? Sua resenha me fez perceber que preciso ler logo essa resenha e me encantar com essa história.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  4. Você fez eu me apaixonar pela premissa do livro, apesar de não estar muito para ler romances. Suas impressões me deixaram encantados com os personagens que foram criados pela autora, e fez com que eu ficasse curioso com o enredo.

    ResponderExcluir
  5. Mari eu tenho Para Continuar do autor e é maravilhoso!!!! Você já conferiu esse livro? Conheci a escrita do Felipe por meio dele e quero muito comprar Belleville, sua resenha só me deixou ainda mais ansiosa para conhecer essa outra história do autor.
    Amo cartas e adoro livros que envolvam de algum modo o tempo, então tenho certeza que irei amar esse! <3

    ResponderExcluir
  6. Olá Mari,
    Que capa linda, pelo nome eu nunca imaginaria que é um livro nacional, adoro quando conheço novos autores brasileiros que me fazem suspirar, já fui em Campos de Jordão e é um lugar mágico para um romance através do tempo.
    Já anotei na lista de desejados.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adoro quando encontramos um autor nacional tão bom que ficamos apaixonados! Já tinha ouvido falar de Belleville, muito bem por sinal, e quero comprar assim que possível. Além dessa capa maravilhosa, que eu fiquei totalmente apaixonada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari!!

    Ainda não li especificadamente esse livro, mas sou fã do Felipe. Ele tem uma leitura maravilhosa e extremamente rica, nos prende do começo ao fim. Esse livro esta na minha lista, estou aguardando apenas uma promoção. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Ainda não li nada do autor, apesar de sempre ter ouvido falar muito bem dela. Acho a premissa fascinante e sua resenha junto me deixou mais ansiosa <3 Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari, sua linda, tudo bem?
    Eu sou apaixonada por cartas, por isso já fiquei encantada com essa história. E o enredo lembra um pouco aquele filme A Casa do lago. Parece ser linda essa história, sua empolgação me contagiou. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ - Todos os direitos reservados - 2016 ♥ Criado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo