26/07/2016

16 [ RESENHA ] Arena 13

Título: Arena 13 #1
Autor: Joseph Delaney
Páginas: 320
Editora: Bertrand Brasil
Estrelas: 3/5
Livro: Cedido pela Galera Record
Leif tem uma única ambição: tornar-se o melhor lutador da famosa Arena 13. Lá, os espectadores apostam em qual lutador vai derramar sangue primeiro. E, em ajustes de contas, apostam em qual lutador vai morrer. Mas a região é aterrorizada por Hob, um ser maligno que se deleita torturando a população e exibe o seu poder devastador desafiando combatentes da Arena 13 a lutas até a morte quando bem entende. E isso é exatamente o que Leif quer, pois ele conhece bem os crimes de Hob. E, no cerne da sua ambição, arde o desejo de vingança. Leif procura revanche contra o monstro que destruiu a sua família. Mesmo que isso lhe custe a vida.
Joseph Delaney presenteia os leitores com mais uma obra de sucesso, desta vez com uma roupagem nova. Com a introdução de criaturas igualmente aterrorizantes e personagens tão bem construídos que nos fazem suspirar.


Em Arena 13 nos deparamos com o nosso mundo no futuro, onde um grande acontecimento devastou a civilização, sobrando somente um grande nada, sem muito aproveitamento das tecnologias ou grandes construções, restou somente um cenário que se assemelha a época medieval.

Neste mundo vive Leif, um jovem que viaja para a cidade de Gindeen com o objetivo de lutar na Arena 13 e fazer vingança contra a morte dos seus pais, que foram vítimas de Hob, uma criatura que aparece de vez em quando para desafiar os lutadores.  Ninguém sabe ao certo quando Hob aparece, mas sabem que ele somente faz isso na Arena 13. Mas para conseguir vencer, Leif vai em busca de Tyron, um famoso e excelente treinador.

"O sangue começou a fazer uma poça debaixo de seu corpo, espalhando-se para fora das beiradas, e seus gritos gradualmente se tornaram mais fracos."


Leif é abrigado por Tyron, que ao começar a conviver com o treinador e sua filha Kwin, acaba se apaixonando por ela. Além disso a moça é uma excelente lutadora. Os dois começam a nutrir uma grande amizade um pelo outro, mas Tyron não gosta muito deste relacionamento e isso começa a atrapalhar no treinamento de Leif.A relação entre Leif e Kwin é meio conturbada, não sabemos se a jovem realmente gosta dele ou se quer somente complicar a vida do rapaz, que enfrenta vários perigos por causa da jovem. E isso me fez detestar a personagem que por vezes tinha atitudes desmedidas.

No decorrer da trama, Leif se mostra como um excelente lutador, talvez um dos melhores da Arena 13.  Mas ao lado dos outros lutadores, conhecemos também um pouco mais sobre Hob, a criatura que causa terror em várias pessoas. Há também a inserção de outras criaturas na obra, igualmente aterrorizantes.

"- Mas eu e você sabemos mais do que isso, né, rapaz? Ambos sabemos onde a lenda acaba e a vida do homem continua".

O destaque da obra fica com os lacs, espécies que parecem humanas e auxiliam os lutadores nas lutas. Os lacs podem ser programados e controlados e eu achei uma excelente criação do autor. Além disso logo no inicio do livro, há um manual com as regras da Arena 13 que explicam melhor o uso de tais espécies.

Os personagens desse livro são bem construídos, embora os aspectos sobrenaturais se destaquem mais na obra. Leif é um jovem inocente, mas que possui grande determinação, torci por ele o tempo todo e fiquei muito furiosa com a inércia dele perante as atitudes da Kwin. Tyron é um dos personagens que mais me chamaram a atenção, ele chega a ser uma figura enigmática, mas muito bem desenvolvida.



“ – Esta é a Arena 13- pronunciou ele. – Esta é uma luta até a morte. Que aqueles que morrerem, morram com honra. Que aqueles que sobreviverem, lembrem-se deles. Que o combate comece.”

O desfecho do livro soube ser satisfatório, embora muitas coisas ficaram em aberto. E com isso espero que o autor esclareça melhor no próximo livro. A obra foi uma lançamento da Editora Bertrand que fez um excelente trabalho com a capa e a diagramação. Recomendo o livro para os fãs de fantasia e aventuras, vocês com certeza vão se ver imersos em todo esse cenário de luta que lembra um pouco os combates do Império Romano, mas que possui como bônus criaturas muito interessantes.


16 comentários via Blogger
comentários via Facebook

16 comentários:

  1. A capa do livro esta realmente um arraso. Meu problema com series eh justamente esse... de coisas ficarem em aberto e termos de esperar ate o proximo livro para ver se o autor vai fechar isso e tal. Gosto muito da premissa de Arena 13 e espero que todos os livros sejam lançados para que eu possa começar a me aventurar nessa historia. Nao tenho nada contra series, ate gosto muito, mas ja estou com tantas em andamento e algumas que nunca irao ser terminadas, que chego a ter calafrios quando uma nova me chama atençao como essa agora...rss... Vamos ver no que vai dar

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi
    Eu realmente estou ansioso por ler esse livro. Fiquei muito interessado nele devido a indicação que uma amiga fez, e espero me satisfazer melhor da leitura do que você.
    Confesso que fiquei um pouco apreensivo com essa atitude meio recolhida do personagem, mas so lendo pra saber.
    Também amei a edição.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Desconhecia o livro e de cara já me deu vontade de ler simplesmente pela capa ser incrível.
    Lendo sua resenha tive mais vontade ainda. Parece ser um livro com bastante ação e bem emocionante. Me lembrou vagamente Jogos Vorazes rsrs
    Espero que lancem a continuação em breve.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, não conhecia o livro ou o autor, mas a capa do livro é bem bonita e a premissa do livro é bem diferente, parece ter uma pegada meio distopica, lembrando um pouco Jogos Vorazes e isso já me interessou, pois esse tipo de livro me agrada e gosto de livros com esse tipo de ação. Vou aguardar a continuação para depois ler os livros e saber como é a historia em si.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. oOie!
    Eu já tive a oportunidade de ler o livro, e senti que faltaram alguns detalhes na trama. A história boa, tem muito a desenvolver, mas esses detalhes fizeram a diferença durante a leitura, espero que ele explique melhor no próximo.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Oi linda,

    Gostei bastante da capa do livro e do nome que remete a lutas grego-romanas e essa mistura de mitologias e sobrenatural engrandece bem a obra, mas só quero lê-la quando lançar o segundo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Logo de cara, eu lembrei do Coliseu de Roma, onde aconteciam lutas para entreter a população.
    A criatura Hob despertou a minha curiosidade em querer saber como ele é, entre os outros seres que aparecem na história.
    Adorei a capa, se eu visse o livro numa livraria, ficaria tentado a comprá-lo pela capa e pela sinopse :)
    Ótima resenha.
    http://oblogcaentrenos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Nossa que capa mais linda!! Nossa fiquei bastante curiosa porque pela resenha o livro é um misto de aventura com fantasia. Sem falar que quero entender melhor o que deixou a terra devastada ao ponto de assemelhar a época medieval!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  10. Olá Viviane, tudo bem?

    Li a sinopse e aí quanto mais lia a resenha mais me lembrava de Liga da Justiça, desenho, edição anos 1990. Planeta de luta, lutadores heroicos. Inclusive eu acho se forçar um pouco mais a memória, consigo mais referências que essa sinopse levanta.

    Amei a resenha, bem interessante a história, a capa está linda - aliás é uma característica do autor, capas bem desenvolvidas. É uma história "cinematográfica", mas não é para mim. No momento quero leituras cor de rosa, com todo mundo feliz o tempo todo.

    ResponderExcluir
  11. Amo a capa desse livro, sempre que vejo, fico por alguns momentos observando. Sobre a história, acho bem interessante, principalmente Leif, que nos leva a querer saber mais sobre ele e como é os detalhes da Arena. Espero ter a oportunidade de ler algum dia.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  12. Quem leu esse livro no meu blog foi o meu colaborador. Apesar de não ser muito o meu tipo de leitura, eu até me animei pra conhecer a história.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Viviane...
    Mais uma excelente resenha.
    A capa desse livro é simplesmente gfanstástica, mas acho que mesmo sendo excelente assim, não é o tipo de livro que eu curta, até porque aventura e fantasia não são os meus gêneros preferidos.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo