04/04/2016

28 [ RESENHA ] Érica

Título: Érica
Autora: Larissa Barros Leal

Editora: Novo Século
Páginas: 272
Estrelas: 4/5
Livro: Cortesia da autora
Érica tinha uma vida normal em Fortaleza até a manhã em que seus pais foram mortos em seu lugar. Após descobrir que foi incluída na lista negra da Ordem das Doze Tribos de Israel, recebe um convite para se tornar uma agente da União Europeia, que luta com todas as suas forças para impedir que judeus fundamentalistas exterminem a humanidade. Enquanto isso, em Moscou, dois jovens sobrevivem a um duplo atentado que mata quase todos os seus amigos e lidam com a revelação de um segredo que envolve uma das vítimas. No Cairo, uma ONG islâmica tenta escapar de uma armadilha arquitetada pela ODTI para submetê-la ás suas decisões. Em Washington, sede da Ordem, a filha de um funcionário da Casa Branca cai em ciladas para que seu pai colabore com os radicais. Em Pequim, um filho procura o pai, há meses desaparecido... Todas essas histórias se conectam. As tensões não são apenas entre povos e religiões, mas também entre pais e filhos, amigos, casais. E a pergunta que não quer calar: conseguirá Érica salvar o mundo da destruição cada vez mais próxima?


Érica foi escrito pela autora nacional Larissa Barros Leal e publicado pelo selo Talentos da Literatura Brasileira da editora Novo Século. 

Em 272 páginas, conhecemos diversos personagens, onde cada qual em seu país contribui para a constituição do enredo do livro. 


Érica vive em Fortaleza – CE, com apenas 15 anos, tem a pacata vida digna de alguém da idade, até que para o seu desespero, descobre que seus pais foram mortos em seu lugar, e instantaneamente, é convidada a participar da agência de espiões Europol, comandada por Arnold, um homem que treina seus agentes mirins. Érica aceita o desafio, e quer descobrir a força que existe em seu interior. 

“Numa guerra não existem vencedores. Todos perdem... Por cada pessoa, soldado ou civil, que morre numa guerra, a humanidade perde um pouco de sua essência, e os países, parte de seu maior patrimônio... o melhor caminho é paz."

Enquanto isso, em Moscou, os jovens amigos Ivan e Kátia, sobrevivem a um ataque terrorista. No Cairo, uma ONG islâmica Alá no Coração, é forçada a aliar-se a Ordem das doze tribos de Israel, enquanto na China, Chang se entrega ao cigarro buscando conforto para o sumiço e suposto suicídio do pai.

Em Washington, Natalie e seus amigos, são sequestrados para fins de obtenção de informações restritas, já que seu pai é um importante funcionário da Casa Branca. Toda essa avalanche de informações e personagens pode acabar embaralhando o leitor, mas rapidinho tudo se reestabelece. 


Alguns pontos começam a se encaixar quando descobrimos que foi a Ordem das doze tribos de Israel que encomendou a morte dos pais de Érica, para dar uma mensagem de alerta para ela não se envolver no assunto, mas é justamente, o contrário que acontece, e o desejo de justiça se impregna da protagonista, trazendo uma carga de mistério e ação ao livro. 

Apesar de Érica ser a protagonista, é percebível sua ausência no enredo de um modo geral, mas no final esplêndido e surpreendente, tudo se encaixa. O final é de deixar o leitor boquiaberto, fazendo valer a pena a rápida confusão inicial. 

A capa pode parecer fofinha e dramática, mas o livro é repleto de ação e surpresas, a diagramação está bem simples, e não foi encontrado nenhum erro durante a leitura. Valeu a pena, e fico feliz por mais um nacional tão maravilhoso!


Resenha feita por: Isaac Zedecc
28 comentários via Blogger
comentários via Facebook

28 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Eu já li esse livro e gostei bastante da narrativa da autora. Espero poder ler mais livros dela. Fico muito feliz que você tenha aproveitado essa leitura também.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Issac! Como essa editora está lançando novos talentos brasileiros... Érica está com uma capa linda e a premissa do livro me chamou muito a atenção. Gosto desse tipo de leitura, onde várias coisas acontecem em v´[arios lugares, com várias pessoas diferentes. Interessante esse fato de que a personagem principal é ausente no texto. Mesmo assim, pela sua avaliação excelente, eu teria interesse em ler. Essa coisa de investigação é algo que me instiga. Anotado aqui na minha lista de desejados.
    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Taty, sua resenha me deixou bem empolgada para ler o livro porque quero ver toda esta ação e principalmente este final de surpreender. A capa realmente é caprichosa e eu espero apreciar o livro todo!!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, a resenha não foi feita por mim, está logo no final o nome do resenhista. Isaac :)

      Excluir
    2. Olá,
      Eu que resenhei hehe!
      É surpreendente! Pode ler! *-*

      Bjs

      Excluir
  4. Oi, Isaac, tudo bem?
    Amo a oportunidade que a novo século dá aos escritores nacionais. Não conhecia a obra, fiquei curiosa, mas não sei se leria ainda, não sei se é uma leitura que eu vou curtir no momento. Fora isso, amei a capa, a arte gráfica está linda e só por isso já me dá vontade de ter na estante! rsrrs
    Abraços,
    ~Duda~ www.dudaecami.com

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Adoro conhecer novos escritores.
    Gostei de Érica. Uma história de espionagem e guerra, mas confesso que fiquei com um pé atrás. Ainda bem que você falou que o final surpreende e que vale a pena arriscar a leitura.
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi Taty, tudo bem?
    O livro tem uma premissa interessante, mas acho que tantas histórias diferentes devem causar uma certa confusão.
    Achei interessante o fato de uma autora brasileira escrever sobre espionagem que é um tema bem difícil de se abordar.
    Fiquei curiosa para conhecer essa história e para ver que surpresas ela guarda.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Fui eu quem resenhou. Ás vezes, confunde. Mas, rola muito bem!
      Bjs!

      Excluir
  7. Olá Isaac,
    Adorei sua resenha. Já vi esse livro muitas vezes por aí e sempre me interessei, pois achei a capa muito bonita.
    Gostei de conhecer um pouco da história, entretanto, a ausência de Érica no enredo me incomodou um pouco e alterou um pouco minha percepção da história.
    Ainda não sei se lerei ou não, mas anotei a dica.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Taty, eu já ouvi falar bastante do livro e sempre fiquei super animada com ele, e sua resenha agora me cativou mais ainda. Ele parece ter uma trama leve e contagiante, que irá me deixar vidrada! com certeza está na minha lista e já quero ler!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Oiii, tudo bem????
    Eu tenho vontade de ler este livro desde o seu lançamento, mas ainda não tive a oportunidade...
    A premissa é bem bacana né? E pela sua resenha, acho que ia gostar do livro :)
    Ser não estou enganada, acho até que o livro teve uma segunda edição, mas não tenho certeza :3
    Gosto de livros com personagens jovens. Apesar de velinha, me identifico mais com os mais novos hahaha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi

    Puxa!!! Não conhecia esse livro e fiquei encantada com a trama apresentada!

    Parece enredo de filme!!!

    amei a tua resenha e já adicionei a minha lista de leitura!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá Taty!

    Eu não conhecia o livro, mas a história me interessou bastaste, o fato dela só ter 15 anos e os pais terem morrido me deixou curiosa sobre com quem ela vive, como ela descobriu a morte dos pais dela e como essa proposta surgiu!? Muitas perguntas ficaram rodando na minha cabeça enquanto lia a resenha, que só poderei descobri lendo kkkk Então, mais um livro para a minha lista rsrsr

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Taty

    Caramba que premissa boa heim, fiquei muito curiosa quanto ao desenrolar da estória e amo tramas que envolve princípios religiosos parece que tudo se intensifica, acho super bacana também quando tem varias tramas e personagen interligados e essa distribuição de cada um num canto do mundo me lembrou bastante Sense8, já assistiu? É uma série fantastica.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Achei a capa linda! Adorei a trama, parece bem misteriosa e dinâmica, já que é contado através da percepção de vários personagens. Achei interessante o fato do livro ser sobre a Erica mas ela ser ausente no enredo. Fiquei curiosa pra saber como o autor fez isso e ainda foi capaz de te deixar boquiaberta!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  14. Eu achei a capa bem interessante! E a premissa do livro também até mesmo por abordar temas tão atuais como atentados terroristas. Lendo a resenha parece até se tratar de um livro real de tanto que temos visto essas histórias na TV.
    Fiquei curiosa com o livro e pretendo ler em breve.
    Bj
    Camila Bernardini

    ResponderExcluir
  15. Acho maravilhoso quando leio resenhas positivas de obras nacionais.
    O enredo é interessante e não me lembro de ter visto o tema em livros, apenas filmes, hehe. E fiquei curiosa.
    Ainda mais por saber que o final é surpreendente e tudo o que a autora pôs no livro tinha um propósito.
    É um livro que eu leria, se tivesse a oportunidade.

    Sesteto Literário

    ResponderExcluir
  16. Oii!

    Eu não sou muito fã desse estilo de livro, mas eu gostei desse enredo! A obra pareceu muito bem escrita e QUEM NÃO AMA LIVROS COM FINAIS ASSIM??? (surtei) HSUAHSUAHSUA
    Fiquei bem interessada de verdade, acho ótimo quando conseguimos nos surpreender com as obras <3
    A resenha está ótima e as fotos também. Acho que as fotos dão um ar melhor e mais fofo para a resenha, a sua estão lindas!
    Ps: E essa capa?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oie Isaac, tudo bom??

    o final da sua resenha foi o que eu pensei.. pq a capa não dá a entender o tamanho da historia que o livro contem !
    Eu realmente não esperava esse enredo, quando comecei a ler a resenha eu tensei : OIE?
    Mas me empolguei quando você disse que é muito bom, com um final surpreendente!
    Bora add na lista!

    =)

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei curiosa com a resenha! A capa me faria pensar em algo completamente diferente mas acho que iria gostar bastante dessa protagonista destemida, mesmo achando meio estranho ela não ter tato destaque na trama...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá!! :)

    Adoro o genero e a historia pareceu-me cativante!! :) Para alem disso, amo ter aquela confusao no livro ate chegar a uma explicação, neste caso, no final!! :)

    O que raio acontecera no final para teres dito isso?? :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Taty,
    Essa é uma indicação que eu certamente deixarei passar, já havia visto o livro em outras oportunidades e li outras resenhas e sinceramente, achei essa premissa tão, mais tão mirabolante que simplesmente não consegui desenvolver nenhuma vontade de ler a obra. Mesmo sempre vendo resenhas positivas, não pretendo ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Ei, tudo bem?
    Eu já vi algumas resenhas desse livro, e apesar de ter curtido tudo que você falou sobre a história e como tudo se encaixa depois, não me senti interessada em ler. A capa é bem bonita, mas realmente não reflete o que o enredo propõe. Beijos

    ResponderExcluir

Olá!
Seja bem vindo ao Coleções Literárias. Sinta-se a vontade para deixar seu comentário.
Siga o blog também, seremos imensamente gratos.
CONTATO: colecoesliterarias@gmail.com
Beijos

© Coleções Literárias ♥ 2018 - Todos os direitos reservados ♥ imagem-logo